Quem trabalha 12 horas tem direito a quantos dias de folga?

Perguntado por: Kyara Gonçalves Ramos  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (72 avaliações)

Na jornada 12×36, como o próprio nome já diz, o colaborador realiza um expediente de 12 horas, e possui direito a descanso nas 36 horas subsequentes ao seu período trabalhado.

Quem trabalha 12 tem direito a folga?

6 – Quem trabalha 12×36 tem direito a folga no domingo? Não necessariamente, pois na escala de trabalho 12×36, o domingo é considerado um dia de trabalho normal e o colaborador tem somente um domingo de folga no mês.

Quem trabalha 12 horas por dia tem direito a quantos dias de folga?

É valida, em caráter excepcional, a jornada de doze horas de trabalho por trinta e seis de descanso, prevista em lei ou ajustada exclusivamente mediante acordo coletivo de trabalho ou convenção coletiva de trabalho, assegurada a remuneração em dobro dos feriados trabalhados.

Quem trabalha 12h por dia?

Verifique seu contrato de trabalho, nele deve estar estipulado seu horário e escala, quem trabalha 12 horas por dia, geralmente trabalha na escala 12x36, ou seja trabalha 12 e folga 36, na convenção coletiva deve estar estipulado a quantidade máxima de horas extras verifique com o sindicato da sua categoria, caso não ...

Como funciona a jornada de 12 horas?

O sistema de trabalho 12×36 constitui-se de 12 horas de trabalho e 36 horas de descanso até o início de uma nova jornada. E assim como quem trabalha em regime de 8 horas, nessa jornada o trabalhador também possui o direito a uma pausa para almoço, com duração de pelo menos 1 hora.

Como funciona o direito à folga? O empregado é obrigado a trabalhar domingo ou feriado?

40 questões relacionadas encontradas

Quem trabalha 12X36 tem direito a folga feriado?

O trabalhador submetido ao regime de 12x36 horas tem direito à remuneração em dobro nos feriados trabalhados.

Quem trabalha em escala 12X36 tem direito a repouso remunerado?

ESCALA 12X36 HORAS. DESCANSO SEMANAL REMUNERADO. No regime de trabalho de 12 horas por 36 horas de descanso, os DSR estão compreendidos nas 36 horas subsequentes às 12 trabalhadas, de modo que não há que se falar em pagamento em dobro pela sua supressão.

Quais os benefícios de quem trabalha 12X36?

Os trabalhadores que atuam sob o regime 12×36 têm os mesmos direitos trabalhistas tradicionais da CLT, como férias remuneradas, décimo terceiro salário, vale-transporte, FGTS, etc.

Qual a carga horária semanal de quem trabalha 12X36?

Escala 12×36: como funciona essa carga horária

De modo geral, o sistema consiste em 12 horas de trabalho e 36 horas de descanso até o início da próxima escala. Essa jornada deve totalizar uma carga horária semanal de 44 horas.

Quem trabalha 12X36 tem direito a Vale-transporte?

Esclarecemos que não há diferença para cálculo do vale-transporte ao empregado contratado com jornada de trabalho 12x36.

Quem trabalha de segunda a sexta tem direito ao DSR?

O DSR, descanso semanal remunerado, é um direito de todos os colaboradores que trabalham com carteira assinada, garantido pela Constituição Federal (artigo 7º, inciso XV).

Quem trabalha 12X36 tem direito a feriado 2021?

Feriado para quem trabalha no regime 12×36

Assim, caso o feriado seja em um dia da sua folga de 36 horas, ele continuará o descanso normalmente. Porém, caso a data do feriado seja em seu dia de trabalho, a doméstica não tem o direito à folga e nem à remuneração em dobro.

Quem trabalha por escala tem direito a receber feriado?

Assim, é possível afirmar que os feriados não estão incluídos em tais regimes de compensação e, portanto, se o dia de trabalho da escala recair em feriado o empregador deverá pagá-lo em dobro, salvo se conceder folga compensatória além daquela prevista na escala.

Quais são os feriados que não pode trabalhar 2021?

21 de abril: Tiradentes (feriado nacional); 1º de maio: Dia Mundial do Trabalho (feriado nacional); 7 de setembro: Independência do Brasil (feriado nacional); 12 de outubro: Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional);

Quando a escala de trabalho cai no feriado?

Antes da Reforma Trabalhista, se a escala de trabalho coincidia com o feriado, o colaborador recebia o valor em dobro. Após a Reforma, se a escala do colaborador cair no feriado, o valor recebido será normal, sem adicional, pois será compensado com a folga no dia seguinte.

Como funciona escala de feriado?

Escala de trabalho 6×1 x feriados

Isto acontece, pois na escala 5×2, por exemplo, em que o funcionário trabalha de segunda a sexta-feira e dispõe dos finais de semana de folga, pode acontecer de algum feriado cair em um sábado ou domingo e não muda nada na escala dele. O mesmo vale para a escala 6×1.

Quem trabalha por escala 4X2 recebe feriado?

Escala de trabalho 4X2 não afasta remuneração dobrada de feriados trabalhados. O serviço prestado em feriados, ainda que pelo sistema denominado 4X2 (quatro dias trabalhados por dois de descanso), deve ser remunerado em dobro, conforme o disposto no artigo 9º da Lei nº 605 /49 e Súmula 146 do TST.

Quem trabalha 12X36 tem direito a hora extra no domingo?

Respostas (11) Mesmo adotada a escala 12X 36 os dias de feriado e doingo trabaalhdos devem ser pagos 100% a hora trabalhada. Na escala de trabalho 12x36, o domingo é considerado normal e um domingo de folga no mês, o feriado considera 100% extra.

O que diz a CLT sobre escala 12X36?

LEI. ESCALA DE 12 POR 36. VALIDADE. É valida, em caráter excepcional, a jornada de doze horas de trabalho por trinta e seis de descanso, prevista em lei ou ajustada exclusivamente mediante acordo coletivo de trabalho ou convenção coletiva de trabalho, assegurada a remuneração em dobro dos feriados trabalhados.

Como saber o DSR do mês?

O cálculo do DSR, conforme a legislação, deve considerar a seguinte fórmula: DSR = (valor total das horas extras realizadas no mês / dias úteis no mês) x domingos e feriados do mês.

Quando a empresa não paga DSR?

A empresa que não cumpre o DSR fica suscetível ao pagamento de multa. Há, ainda, a necessidade de pagar o dobro do Descanso Semanal Remunerado para o trabalhador.

Em quais casos os colaboradores perdem o direito ao DSR?

O que a legislação fala sobre descontar o DSR

ausência do empregado justificada por um documento; suspensão das atividades por opção do empregador; falta fundamentada na Lei de Acidentes de Trabalho; e. ausência por até três dias decorrente de casamento ou atestado médico de doença por até 15 dias.

Quando o funcionário não usa o vale-transporte?

Se existirem vales não utilizados em um determinado mês, a empresa não está obrigada a depositar o valor integral do vale no mês seguinte. Nesse caso, a melhor solução é fazer a compensação, depositando o valor proporcional à utilização mensal do empregado, descontando o valor que não foi utilizado.

Como calcular o vale-transporte proporcional aos dias trabalhados?

Para encontrar a proporcionalidade, basta encontrar a razão do número de vales utilizados no mês (VT efetivamente utilizado) pelo número total de vales que seria utilizado se o empregado trabalhasse o mês todo. Proporção de vale-transporte no mês da admissão: 20 divididos por 44 = 45,45%.

Como é feito o desconto vale-transporte?

A concessão do Vale-Transporte autoriza o empregador a descontar, mensalmente, do beneficiário que exercer o respectivo direito, o valor da parcela equivalente a 6% (seis por cento) do seu salário básico ou vencimento.

Artigo anterior
Qual a diferença entre açúcar de confeiteiro e açúcar gelado?
Artigo seguinte
Qual foi o primeiro banco a ser criado?