Quem teve trombose pode tomar a vacina?

Perguntado por: Helena Lima  |  Última atualização: 1. Mai 2025
Pontuação: 4.8/5 (65 avaliações)

Recomendações específicas: Uma história prévia de tromboembolismo venoso (TEV) ou uma predisposição para TEV não são uma contraindicação à vacinação com qualquer tipo de vacina.

Quem teve trombose pode tomar vacina bivalente?

Vale ressaltar que, segundo orientações do PNI, pessoas com antecedente de trombose sem trombocitopenia (com plaquetas normais), ou mesmo com fatores de risco para trombose, não têm contraindicação para receber qualquer uma das vacinas disponibilizadas no Brasil.

Qual a vacina que tem risco de trombose?

A 2ª Câmara Cível do TJDFT confirmou decisão liminar que concedeu vacinação com o imunizante da Pfizer a mulher com diagnóstico de deficiência hereditária e outros fatores de coagulação, com alto risco para trombose.

Para quem já teve trombose?

Quem já teve trombose uma vez tem um risco um pouco maior de ter um novo episódio no mesmo ou em outro local. Depende de cada caso. A presença de sequelas da trombose depende do quão extensa ela foi, do tipo e duração do tratamento, se o paciente encontra-se sedentário, dentre outros fatores.

O que leva uma pessoa a ter trombose?

Alguns fatores como predisposição genética, idade mais avançada, colesterol elevado, cirurgias e hospitalizações prolongadas, obesidade, uso de anticoncepcionais, consumo de álcool, fumo, falta de movimentação, aumentam o risco de desenvolver trombose.

Quem teve trombose pode tomar a vacina de COVID Oxford / Astrazeneca?

19 questões relacionadas encontradas

O que uma pessoa com trombose deve evitar?

– Parar de fumar. Os componentes do cigarro provocam lesões nas veias e artérias; – Se consumir bebidas alcoólicas, que seja com parcimônia e moderação; – Movimentar-se.

Quem teve trombose a perna volta ao normal?

Trombose tem cura. Na maior parte dos casos, os pacientes voltam à vida normal após seis meses de tratamento com restituição de suas condições clinicas habituais.

Qual o tipo de trombose mais grave?

Tipos de trombose

Trombose arterial - ocorre quando o coágulo de sangue bloqueia uma artéria. Acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e infartos podem ser consequências de tromboses arteriais. Esta trombose costuma ser mais grave do que a venosa.

Como saber se a trombose está voltando?

Ultrassom. O ultrassom é o método padrão para diagnosticar a presença de trombose venosa profunda. O técnico de ultrassom pode ser capaz de determinar se existe um coágulo, onde está localizado na perna ou no braço e qual é o tamanho dele. Também pode é possível saber se o coágulo de sangue é novo ou crônico.

Quais as sequelas de uma trombose venosa profunda?

A principal complicação da trombose venosa profunda é a embolia pulmonar, enquanto a sequela mais importante, a longo prazo, é a insuficiência venosa. Cerca de 5 a 15% das pessoas com trombose venosa profunda não tratada podem morrer de embolia pulmonar (2).

Pode ter trombose mais de uma vez?

Isso é possível? Sim, isso não só é possível como acontece em um em cada dois dos casos de trombose em veia da perna. Então se isso está acontecendo com você ou se você tem ou teve trombose, essa informação é sim pra você.

Qual é o remédio para trombose?

Xarelto® (rivaroxabana) é indicado para o tratamento de trombose nas veias profundas e prevenção de trombose nas veias profundas e embolia pulmonar recorrentes, em adultos.

Quem tem trombose pode ir ao dentista?

Em alguns casos, em que o risco de trombose ou embolia é muito alto, conversamos com o dentista responsável e determinamos a suspensão ou manutenção da medicação mesmo em casos de extração dentária. O melhor a fazer é conversar com seu médico.

Quem está tomando anticoagulante pode ter trombose?

Quanto mais anticoagulado está o paciente, maior esse índice, e consequentemente maior o risco de sangramento. Quanto menor o INR, menos anticogulado está o sangue, e maior a probabilidade de ser formar um coágulo e uma trombose.

Quais os riscos de tomar anticoagulante?

Anticoagulantes: Os anticoagulantes, como a varfarina, são usados para prevenir a formação de coágulos sanguíneos. No entanto, se tomados em doses inadequadas, podem aumentar o risco de sangramento perigoso.

Quanto tempo tomar Xarelto para trombose?

- Duração do tratamento

O tratamento pode ser estendido por até 12 meses, quando clinicamente necessário. O benefício-risco da terapia continuada após 3 meses deve ser avaliado individualmente, levando em consideração o risco de trombose recorrente versus o risco potencial de sangramento.

Qual o primeiro sinal de trombose?

Dores nas pernas persistentes podem ser um alerta vermelho para a trombose. Em caso de câimbras, dores que pioram ao contrair a musculatura, descoloração da pele ou coloração azulada ou esbranquiçada, procure ajuda médica.

Quem já tirou a veia safena tem risco de trombose?

Pode acontecer sim, porque a trombose venosa (TVP) acontece nas veias profundas, a veia safena é uma veia considerada superficial, e além disso a TVP é uma doença com VÁRIOS fatores de predisposição. Varizes é UM deles apenas, assim a cirurgia e o tratamento das veias alteradas reduz o risco relativo a isso.

Onde é a dor da trombose?

Na trombose venosa profunda o paciente normalmente sente uma dor forte no membro, de início súbito, e que pode ou não ser acompanhada de inchaço. Muitas vezes o paciente acredita tratar-se de uma dor muscular e não procura auxílio médico.

Quais são os três tipos de trombose?

Tipos de Trombose
  • Trombose Venosa Superficial. Uma veia superficial é uma veia próxima da superfície do corpo. ...
  • Trombose Venosa Profunda (TVP) ...
  • Trombose Venosa Renal (TVR)

Quanto tempo leva para se recuperar de uma trombose?

O principal tratamento da trombose é feito com anticoagulantes que, apesar do nome, não visam dissolver o coágulo que está obstruindo a veia: isso será feito pelo próprio organismo. O tempo do tratamento é longo cerca de 3 a 6 meses, inicialmente, a depender da veia que foi acometida.

O que é trombose tem cura?

A trombose é uma condição médica séria e potencialmente perigosa que envolve a formação de coágulos sanguíneos nas veias ou artérias, causando obstrução ao fluxo sanguíneo. Embora seja uma preocupação para muitas pessoas, é fundamental compreender que, na maioria dos casos, a trombose tem cura.

Como fica a perna depois de uma trombose?

Varia conforme a gravidade da trombose. Normalmente a perna fica mais hiperemiada(vermelha) por causa da dificuldade do retorno vemos que piora com a gravidade ao ficar em pé. Os sintomas vão diminuir com a recanalizacao do caso, mesmo sem o trombo dissolver totalmente.

Quem tem trombose na perna tem que fazer repouso?

Durante o período de tratamento o paciente pode se movimentar ou é necessário repouso absoluto? Diferente do que muitos pensam, o paciente com trombose não deverá ficar apenas deitado com as pernas elevadas.

Quem tem trombose pode se aposentar por invalidez?

Quem tem trombose pode se aposentar por incapacidade? O que é preciso provar? Sim, pessoas com trombose que apresentam incapacidade permanente para o trabalho podem requerer a aposentadoria por invalidez. É necessário comprovar a existência de sequelas e limitações que impeçam a pessoa de exercer atividades laborais.

Artigo anterior
Como deixar o cachorro Pitbull manso?
Artigo seguinte
Como apagar E-mail do celular tudo de uma vez?