Quem teve redução de salário pode ser demitido?
Perguntado por: Fernando Diogo Carvalho | Última atualização: 28. August 2024Pontuação: 4.1/5 (51 avaliações)
Os trabalhadores com contrato de trabalho suspenso ou redução de salário e jornada têm direito a um período de estabilidade. As empresas que escolherem recorrer ao novo Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda e demitirem os funcionários durante esse período terão que arcar com indenizações.
O que diz a CLT sobre redução salarial?
As regulamentações trabalhistas sobre redução salarial não estão previstas na CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), elas foram criadas por meio de medida provisória para atender as necessidades de um novo cenário econômico.
Em que situação o salário pode ser reduzido?
A redução salarial está diretamente relacionada com a redução da carga horária de trabalho. Isso significa que o colaborador só pode ter o seu salário reduzido na mesma medida em que as horas de dedicação também são. Isso porque o valor da hora/atividade não pode ser alterado na modalidade.
Sou obrigado a aceitar redução de salário?
Tais alterações feitas pelo empregador sem o consentimento do empregado, portanto unilaterais, são ilícitas. Toda e qualquer alteração do contrato de trabalho deve ser feita por mútuo consentimento, sob pena de nulidade da cláusula infringente desta garantia.
É direito do trabalhador a irredutibilidade do salário?
É o que prevê a Constituição Federal no Artigo 7, inciso VI que diz: "São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que vissem à melhoria de sua condição social: (…) VI – irredutibilidade de salários, salvo o disposto em convenções ou acordo coletivo de trabalho…".
QUEM TEVE O CONTRATO DE TRABALHO SUSPENSO PODE SER DEMITIDO? E QUEM TEVE O SALÁRIO REDUZIDO?
Pode rebaixar a função na carteira de trabalho?
Rebaixamento de função
A primeira proibição é que a mudança não pode ser de rebaixamento, seja de cargo ou de salário. Esse tipo de troca pode gerar prejuízos de diversos tipos para o colaborador, o que não é permitido pelo artigo 468 da CLT.
Qual é a exceção do princípio da irredutibilidade salarial?
A única exceção à regra da irredutibilidade do salário é a hipótese de negociação coletiva, com vistas à preservação da empresa e, consequentemente, dos empregos.
Quais os motivos que pode ser demitido por justa causa?
Exemplos de justa causa
Algumas dessas ações incluem: O mau comportamento no trabalho, como bullying ou atitudes discriminatórias. Ato desonesto ou praticado com má-fé, como furto, fraude ou aproveitamento impróprio de informações da empresa. Desídia, como a reiterada ausência sem justificativa ou a baixa produtividade.
Pode ser registrada com salário menor que o anterior?
Nesse sentido, em julgados recentes, os tribunais apresentam o entendimento de que não existe vedação legal para a recontratação de empregado por salário menor, desde que respeitado o período de 90 dias (Portaria 384/92 do MTE), tendo em vista que se trata de um novo contrato de trabalho.
Quando o funcionário é promovido pode voltar ao cargo anterior?
Quando o funcionário é promovido pode voltar ao cargo anterior? A reversão disciplinada no § 1º do art. 468 da CLT determina que o empregado que ocupa cargo de confiança poderá ser revertido ao cargo anterior, com a retirada da gratificação de função, sem que essa reversão acarrete nulidade.
Pode diminuir a carga horária de um funcionário?
De acordo com a MP, empresas que adotem o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda (BEm), podem fazer redução do salário, redução de carga horária e suspender o contrato de trabalho de seus colaboradores por até 120 dias, entre outros benefícios.
Como funciona a redução da carga horária de trabalho?
De acordo com a iniciativa, a jornada de trabalho não poderá ser superior a 40 horas semanais, diminuindo gradativa e anualmente em uma hora por ano até o limite de 36 horas. Até a implantação da emenda, caso seja promulgada, a jornada de trabalho normal não poderá ser superior a 44 horas semanais.
Quais as doenças que dão direito redução de carga horária para trabalhador?
- Doenças Infectocontagiosas: Em casos de doenças que possam representar risco de contágio para os demais servidores.
- Câncer e Outras Doenças Graves: como doença cardíaca, doença renal crônica e doenças autoimunes.
Está correta pois a redução de salário é permitida se comprovado que o empregador está em situação económica difícil?
está correta, pois a redução de salário é permitida, se comprovado que o empregador está em situação econômica difícil. está correta, pois a redução de salário é permitida após o empregado completar um ano de serviço.
O que é pedido de rescisão indireta?
A rescisão indireta se assemelha à demissão por justa causa, mas, no lugar do empregado, é o empregador quem comete a falta grave que impede a continuidade da relação de emprego. Trata-se de uma forma especial de encerrar o contrato de trabalho, que geralmente se efetiva por meio de um processo judicial.
O que diz a lei sobre redução de carga horária?
O Projeto de Lei 124/23 garante redução de jornada de no mínimo duas horas para trabalhadores que possuam vínculo de cuidado indispensável com pessoas com deficiência, sem prejuízo do salário e sem compensação de horário.
Quanto tempo a empresa tem para corrigir pagamento errado?
Se você acabou de perceber que seu pagamento não veio no valor usual, é preciso informar o departamento de Recursos Humanos da empresa – ou, caso não haja RH, seu superior direto (gerente, coordenador, diretoria). Cabe à empresa corrigir o erro, dentro de um mês (até o 5º dia útil do mês seguinte).
Quanto tempo a empresa tem para igualar o salário?
No Brasil, após a Reforma Trabalhista de 2017 e conforme o artigo 461 do Decreto Lei nº 5.452, têm direito à equiparação salarial os funcionários que exercem a mesma função com perfeição técnica e produtividade, e não têm uma diferença de mais de 2 anos de tempo de serviço.
Sou registrado com um valor e recebi outro?
Essa prática é uma fraude, um crime, uma irregularidade, e claro, é burrice, uma forma de tentar “economizar”. É muito comum no setor de vendas em geral, onde, nesses casos, o empregador declara o pagamento do salário base, mas não das comissões devidas pelas vendas.
Quais são os meses que a empresa não pode demitir?
O empregador deverá observar de quantos dias será o prazo do aviso, visando evitar que seu término ocorra entre os dias 30 de janeiro de 2022 (incluindo esse dia) a 28 de fevereiro de 2022. Art. 9° Lei 7.238/84 – Tabela com data limite para dispensa de empregados cuja data-base é em 1º de março.
O que a empresa não pode fazer com o funcionário?
Na prática o ato de expor o empregado a situações humilhantes (como xingamentos em frente dos outros empregados), exigir metas inatingíveis, negar folgas e emendas de feriado quando outros empregados são dispensados, agir com rigor excessivo ou colocar "apelidos" constrangedores são alguns exemplos que podem configurar ...
Como saber se a empresa vai te mandar embora?
- Dificuldade econômica do setor da empresa.
- Estão reclamando do seu serviço.
- Você recebe menos trabalho.
- As pessoas estão diferentes.
- Reuniões? Não mais.
O que diz a CLT sobre redução de salário?
As regulamentações trabalhistas sobre redução salarial não estão previstas na CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), elas foram criadas por meio de medida provisória para atender as necessidades de um novo cenário econômico.
O que significa redução de salário?
A redução salarial está diretamente relacionada com a redução da carga horária de trabalho. Isso significa que o colaborador só pode ter o seu salário reduzido na mesma medida em que as horas de dedicação também são. Isso porque o valor da hora/atividade não pode ser alterado na modalidade.
O que é isonomia salarial?
A isonomia salarial é um princípio legal que define que pessoas que exerçam a mesma função, na mesma empresa e em semelhança de responsabilidades e valor, devem ter salários iguais.
Porque cloreto de magnésio da sono?
Qual a diferença da Minizinha para Minizinha chip 2?