Quem teve hepatite não pode doar sangue?

Perguntado por: Rita Carlota Morais de Torres  |  Última atualização: 25. Februar 2022
Pontuação: 4.2/5 (16 avaliações)

Não podem doar sangue pessoas que tiveram hepatite após os 11 anos de idade, tenham evidência clínica ou laboratorial de doenças sexualmente transmissíveis, como hepatite B e C, aids (vírus HIV), doenças ligadas ao vírus HTLV I e II.

Porque quem já teve hepatite B não pode doar sangue?

Por que alguém que já teve hepatite não pode doar sangue? Porque não é possível saber se restou algum vírus. No caso das hepatites B e C, mais graves, mesmo depois que o paciente deixa de apresentar qualquer sinal da doença, é possível que alguns poucos vírus mais resistentes sobrevivam.

Quem já teve hepatite do tipo A pode doar sangue?

Como a hepatite A não deixa seqüelas nem partículas virais remanescentes após a cura, não há contra-indicação em doar sangue após esse tipo de hepatite.

Quem se curou da hepatite B pode doar sangue?

Na legislação vigente, qualquer indivíduo que tenha tido contato com as hepatites B e/ou C, curado ou não, não poderá mais doar sangue.

Quem pode doar sangue e quem não pode?

Quais são os requisitos para doação de sangue? Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis.

QUEM TEVE HEPATITE PODE DOAR SANGUE?

24 questões relacionadas encontradas

Quais são as regras para doação de sangue?

O candidato deve apresentar documento original com foto, expedido pelo órgão oficial. Exemplos: Carteira de Identidade (RG ou RNE), passaporte, Carteira de Trabalho, Carteira de Identidade de Profissional, Carteira Nacional de Habilitação com foto e Certificado de Reservista.

Quais as doenças que a pessoa não pode doar sangue?

Doenças que impedem a doação: Doenças hematológicas, cardíacas, renais, pulmonares, hepáticas, autoimunes, diabetes, hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose, câncer, sangramentos anormais, convulsões, ou portadores de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue como Doença de Chagas, Hepatite, AIDS, Sífilis.

Quem já teve hepatite pode ser doador de órgãos?

Sim. Quem teve hepatite e está curado pode ser um doador de órgãos. Existem pessoas aguardando pelo transplante que também tiveram a doença e poderão ser receptores.

Quem tem anti HBs pode doar sangue?

Porque quem deu hbc reagente n pode doar sangue? Bom dia! O anti-HBc reagente (positivo) marca que aquela pessoa tem ou já teve hepatite B. Mesmo quem tem o anti-HBs junto, que é o anticorpo de proteção, não fica 100% livre do vírus da hepatite B, que fica escondido dentro da célula do fígado.

Quem teve hepatite A na infância pode doar sangue?

Drauzio – Quem teve hepatite A pode doar sangue? Gilberto Turcato – Diferentemente das outras hepatites, quem teve hepatite A pode doar sangue sem problema nenhum.

Quem colocou piercing pode doar sangue?

Sim. Quem colocou o piercing há mais de um ano pode doar sangue, desde que não seja em locais como área genital ou cavidade oral. Veja também: O que é preciso para doar sangue?

Quem teve nefrite pode doar sangue?

Contraindicações temporárias: Infecção Urinária baixa (bexiga, uretra): Nefrite aguda (infecção do rim) com comprometimento renal temporário: Lesões infectadas de pele (como celulite) ou doenças de pele infecciosas (como escabiose):

Por que pessoas que têm comportamentos de risco não podem doar sangue?

Tanto o HIV quanto a hepatite B são doenças sexualmente transmissíveis. Por isso, todo hemocentro exclui candidatos a doação que tenham comportamento de risco: múltiplos parceiros sexuais em período recente e o uso de drogas injetáveis.

Porque quem já teve malária não pode doar sangue?

Para malária, a inaptidão de candidato à doação de sangue deve ocorrer usando- se, como critério de referência, a Incidência Parasitária Anual (IPA) do Município. candidato que teve infecção por " candidato que teve infecção por "Plasmodium Plasmodium Plasmodium malariae" (Febre Quartã).

Quem teve hepatite B pode transmitir a doença?

Se a pessoa está imunizada para hepatite B, seja naturalmente, porque teve a doença e ficou curada, ou seja de forma induzida, através da vacinação, está protegida contra a doença e protanto não pode transmiti-la, já que não irá adquiri-la.

Quem já teve hepatite pode pegar de novo?

A maioria dos pacientes se recupera dentro de 4-8 semanas. Tipo de hepatite A nunca se torna crônica. Quando uma pessoa se recupera de hepatite A está imune contra a hepatite A para o resto de sua vida e nunca terá a doença novamente.

Quem usa algum tipo de droga pode doar sangue?

História atual ou pregressa de uso de drogas injetáveis ilícitas (ilegais) é contraindicação definitiva para a doação de sangue, pois é relacionado à aquisição de doenças infecciosas e transmissíveis pelo sangue.

Quem está com o colesterol alto pode doar sangue?

Ter colesterol alto não o desqualifica para doar sangue. Por outro lado, é importante que no aspecto geral você esteja saudável.

Quem tem infecção urinária pode doar sangue?

Sim. Quem está com infecção urinária pode doar sangue. Caso a infecção urinária seja decorrente de uma pielonefrite (infecção nos rins), a pessoa deve aguardar 1 mês para doar sangue. Caso a infecção urinária seja restrita à bexiga (cistite), a pessoa pode doar sangue normalmente.

Quem não pode ser um doador de órgãos?

Não podem ser doadores as pessoas com doenças infecciosas incuráveis e câncer generalizado, ou ainda as pessoas com doenças, que pela sua evolução tenham comprometido o estado dos órgãos. Também estão excluídos do direito de doar as pessoas sem identidade, ou menores de 21 anos sem a autorização dos responsáveis.

Quais pacientes podem ser doadores de órgãos?

Pode ser qualquer pessoa que concorde com a doação, desde que não prejudique a sua própria saúde. O doador vivo pode doar um dos rins, parte do fígado, parte da medula óssea ou parte do pulmão. Pela lei, parentes até o quarto grau e cônjuges podem ser doadores. Não parentes, só com autorização judicial.

Pode doar coração em vida?

É possível doar em vida? Sim, é possível. O doador vivo pode doar um dos rins, parte do fígado, medula óssea e, mais raramente, parte do intestino, parte do pulmão ou parte do pâncreas. Potencialmente, qualquer pessoa saudável maior de 18 anos pode ser uma doadora de órgãos.

Quem não pode doar sangue tatuagem?

Há quem acredite que pessoas tatuadas não podem ser doadoras. Não é verdade: ter uma tattoo não é um impeditivo. Entretanto, a restrição pode ser de 6 a 12 meses após estampar a pele, dependendo das condições de avaliação da segurança da realização da tatuagem.

O que não pode fazer depois de doar sangue?

» não fumar por 02 horas; » evitar esforço físico exagerado por 12 horas, especialmente com o braço utilizado para doação; » beber bastante líquido; » se for dirigir veículo automotor ou ser transportado em motocicleta, parar imediatamente o veículo em caso de mal-estar.

Quais são as perguntas que são feitas para doar sangue?

  • 1 - Quem pode doar? ...
  • 2 - Quanto tempo demora? ...
  • 3 - O procedimento oferece algum perigo? ...
  • 4 - Quanto sangue é retirado? ...
  • 5 - Mas meu corpo não vai sentir falta desse sangue? ...
  • 6 - Onde eu posso doar?
  • 7 - Existem algumas doenças que impedem a doação de sangue? ...
  • 8 - E o que eu preciso levar no dia da doação?

Artigo anterior
Qual o tipo de exame para saber o tipo de sangue?
Artigo seguinte
Quem tem direito a se aposentar por idade?