Quem tem usufruto pode vender imóvel?

Perguntado por: Diego Oliveira Barros  |  Última atualização: 4. Mai 2024
Pontuação: 4.4/5 (44 avaliações)

Posso vender um imóvel gravado com cláusula de usufruto? A resposta é sim. Havendo a concordância entre o usufrutuário e o nu-proprietário a venda pode ser realizada e todos devem figurar tanto no contrato de compra e venda quanto na escritura pública.

Quem tem o usufruto pode vender?

Depois que o usufruto é instituído ou reservado, por força do artigo 1393 do Código Civil, o mesmo não poderá ser vendido. Cabe, no entanto, ressaltar que seu exercício, ou seja, os frutos advindos do mesmo, poderá ser cedido de maneira gratuita ou onerosa.

Como fazer transferência de imóvel com usufruto?

Em resumo, para realizar a doação de imóvel com usufruto vitalício, é necessário buscar um Tabelião de Notas ou um Cartório de Notas. Somente lá, você conseguirá a escritura pública de instituição de usufruto e concluir a doação.

Quando o imóvel não pode ser vendido?

Você já sabe que dívidas fiscais do próprio imóvel, como o IPTU, podem impedir a sua venda. Mas dívidas do vendedor também podem. Se o vendedor estiver inscrito na dívida ativa do município, do estado ou da União, a venda do imóvel poderá ser considerada uma fraude à execução fiscal, o que pode anular a venda.

Como tirar o usufruto de um imóvel?

Sendo o usufruto vitalício e falecido o usufrutuário, basta apresentar um requerimento e a certidão de óbito original (ou cópia autenticada) no Cartório de Registro de Imóveis para que o usufruto seja cancelado na matrícula do imóvel.

POSSO VENDER UM IMÓVEL COM USUFRUTO?

38 questões relacionadas encontradas

Quanto custa para tirar o usufruto de um imóvel?

Os principais custos são com a escritura, pagamento de certidões e Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis. Quando o negócio tratar-se de compra e venda, a taxa é de aproximadamente 4-5% do valor do imóvel, contudo se for doação com reserva de usufruto o percentual fica em torno de 2%.

Quanto custa para tirar o usufruto?

§1o Na renúncia ou instituição do usufruto a base de cálculo dos emolumentos deve ser equivalente a 1/3 do valor do imóvel.

O que acontece quando um dos irmãos não quer vender o imóvel?

Caso não haja nenhuma manifestação no prazo concedido, será necessário ingressar uma ação judicial, que é a extinção de condomínio. Este é um meio legal que possibilita a venda forçada de imóveis indivisíveis, quando a propriedade deles é exercida por duas ou mais pessoas.

O que pode impedir a transferência de um imóvel?

Como eu disse, existem vários fatores que podem impedir o registro de um imóvel, como por exemplo: problemas nas certidões, dívidas do imóvel, processos judiciais em nome dos proprietários, problemas com as documentações ou contratos.

Como impedir a venda de um imóvel?

Uma das medidas legais que podem impedir a venda de um imóvel é a averbação de ações judiciais na matrícula do imóvel. Quando há um litígio judicial em andamento que envolve a propriedade do imóvel, é possível solicitar ao juiz responsável pela ação que determine a averbação dessa informação na matrícula.

O que o usufrutuário pode fazer com o imóvel?

O usufrutuário pode usufruir em pessoa, ou mediante arrendamento, o prédio, mas não mudar-lhe a destinação econômica, sem expressa autorização do proprietário. O usufrutuário não é obrigado a pagar as deteriorações resultantes do exercício regular do usufruto.

Quem tem usufruto é proprietário?

Contudo, caso o proprietário venha a óbito, o usufrutuário passa a ser totalmente e oficialmente proprietário do imovel; assim ele receberá o valor do aluguel e poderá vender a propriedade. Caso o usufrutuário venha a óbito, o usufruto deverá ser cancelado, voltando a posse do imóvel ao nu proprietário.

É possível cancelar o usufruto?

Dito isto, é possível a revogação ou cancelamento do usufruto? O usufruto PODE SER revogado ou cancelado. A revogação poderá ser feita pelo usufrutuário ainda em vida, e será cancelada automaticamente com a morte do usufrutuário – que pode ser mais de um.

Precisa fazer inventário de usufruto?

Sim, em geral, quando uma pessoa falece e possui um usufruto sobre determinados bens, é necessário realizar o inventário para formalizar a transferência desses bens aos herdeiros ou legatários.

Quem pode pedir o cancelamento do usufruto?

Dentre as princi- pais hipóteses, destacamos a renúncia ou a morte do usufrutuário. Enquanto for vivo, o usufrutuário pode renunciar ao seu direito ao usufruto. Porém, essa renún- cia somente poderá ser formalizada por meio de escritura pública de renúncia de usufruto lavrada por Tabelião de Notas.

Como funciona usufruto para os filhos?

Quando os pais doam um imóvel ao filho com reserva de usufruto, eles deixam de ser proprietários do imóvel, e o filho se torna nu proprietário, assim, a reserva de usufruto dá o direito aos pais de usufruírem do imóvel, seja para morar ou até mesmo auferir renda com aluguel por exemplo.

Pode transferir imóvel sem escritura?

No entanto, a transferência legal de propriedade de um imóvel requer a formalização por meio de uma escritura pública, que deve ser registrada em um cartório de registro de imóveis. Sem o registro da escritura, o comprador não será reconhecido como o proprietário legal do imóvel.

De quem é a responsabilidade de transferir o imóvel?

Ao comprador incumbem as providências para a transferência do imóvel no Cartório de Registro de Imóveis.

O que acontece se não fizer o registro de uma escritura?

Ou seja, enquanto não houver registro da compra e venda no Cartório de Registro de Imóveis, o vendedor continuará como proprietário. E sendo proprietário, poderá continuar usufruindo do bem, podendo vender a terceiros, dar como garantia, ou até mesmo ser bloqueado por alguma ação judicial.

Precisa da assinatura de todos os herdeiros?

Sim, todos os herdeiros precisam assinar o inventário. Essa etapa é fundamental para assegurar a legalidade e a transparência na transferência dos bens do falecido.

Quando um dos herdeiros mora no imóvel o que fazer?

Então, o que fazer em relação ao herdeiro que permaneceu no imóvel e não quer sair? O primeiro passo é tentar de forma amigável e, também, encaminhar uma notificação para que o imóvel seja devolvido/desocupado, e se não der certo, é possível entrar com ação de reintegração de posse contra quem estiver no imóvel.

Quando um dos herdeiros não tem onde morar?

Quando o herdeiro do imóvel não tem onde morar, o imóvel de herança torna-se fundamental para sua subsistência. Nesse caso, a legislação prevê que o herdeiro pode requerer o direito de habitação no imóvel, mesmo que ele seja destinado a outros herdeiros.

O que acontece se o proprietário do usufruto morre?

O usufrutuário detém apenas a posse, o uso, a administração e a percepção dos frutos do bem, nos termos do art. 1.394 do CC . Outrossim, de acordo com a norma do art. 1.410 do CC , a morte do usufrutuário extingue o usufruto, com a consolidação da propriedade na pessoa do nu proprietário.

O que acontece quando um dos usufrutuários morre?

O término do usufruto também pode ser instituído com uma condição resolutiva (um fato ou evento). E ocorrendo o falecimento do usufrutuário, o usufruto se extingue e o nu-proprietário passa a ter a propriedade plena do bem. Por isso, ocorrendo a morte do usufrutuário nada caberá a seus herdeiros.

Como vender imóvel doado com usufruto?

Para vender um imóvel doado com cláusula de usufruto é necessário que seja extinto o usufruto ou que o usufrutuário participe do negócio, fazendo uma escritura pública de cessão de direitos, que poderá ser gratuita ou onerosa.

Artigo anterior
O que significa 8 semanas de gravidez?
Artigo seguinte
O que é a perda auditiva leve?