Quem tem trombose corre risco na gravidez?

Perguntado por: Rafael Miranda  |  Última atualização: 18. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (56 avaliações)

Na gestação, em casos extremos, pode levar ao comprometimento da placenta, com altos riscos para o bebê, ou à embolia pulmonar, um quadro respiratório grave, quando o coágulo se desprende e acaba parando em uma artéria, impedindo o fluxo de sangue para o pulmão.

Como saber se corro risco de trombose na gravidez?

7 sintomas de trombose na gravidez e como tratar
  1. 1.Dor repentina em uma das pernas que piora ao longo do tempo. ...
  2. 2.Inchaço em uma das pernas, que vai aumentando. ...
  3. 3.Vermelhidão intensa na perna afetada. ...
  4. 4.Sensação de calor ao tocar na perna inchada. ...
  5. 5.Dor ao tocar na perna. ...
  6. 6.Pele da perna mais dura que o normal.

Quem tem trombose pode fazer parto normal?

A trombofilia não impede o parto normal! Na verdade, a indicação seria evitar a cesárea visto que a doença aumenta a chance de trombose (quando um coágulo entope o vaso sanguíneo) e passar por uma cirurgia é mais um fator de risco.

Qual o tratamento para trombose na gravidez?

Como o tratamento da trombose na gravidez? O tratamento da trombose é feito com medicações chamadas anticoagulantes, que visão bloquear as reações químicas que são responsáveis pela coagulação do sangue. Essas medicações são à base de heparina, e hoje só existem em forma de injeção.

Quem tem trombose pode fazer cesárea?

A gravidez deverá ser interrompida com 39 semanas no caso de uma trombofilia. A resolução da gravidez não precisa ser por cesárea. A indução do trabalho de parto é possível. Converse com o seu médico.

Aula 4 Trombose e Gravidez Fatores de Risco

26 questões relacionadas encontradas

Qual o parto mais indicado para quem tem trombofilia?

“Depois do parto, os fatores de coagulação aumentam para evitar hemorragias e sangramentos maiores”, destaca Ana Kondo. Então na trombofilia, assim como na maioria das situações, o parto normal é a melhor escolha, exceto quando há alguma contraindicação ou o parto precisa ser antecipado.

Qual a cura para trombose?

A trombose tem cura, e o seu tratamento é orientado pelo clínico geral ou cirurgião vascular após identificação dos sintomas e confirmação do diagnóstico, e pode ser feito com remédios anticoagulantes, nos casos mais leves, ou com trombolíticos e/ou cirurgia, nos casos mais graves.

O que pode acontecer se a grávida ter trombose?

O Que Causa Trombose Gestacional

A trombose gestacional pode ser resultado de alterações na circulação sanguínea, principalmente nos membros inferiores causada pelo crescimento do útero. A condição pode ocorrer durante qualquer período da gravidez, incluindo os três primeiros meses e o puerpério (período pós parto).

Qual anticoagulante gestante pode tomar?

Propriedades dos anticoagulantes na gravidez

A heparina não fracionada (HNF) e a heparina de baixo peso molecular (HBPM) não atravessam a barreira placentária e, por isso, são, conceitualmente, os anticoagulantes preferenciais durante a gravidez.

O que causa trombose na gestação?

Trombose na gestação pode resultar de alterações na circulação sanguínea normal nos membros inferiores, causada pela obstrução do refluxo venoso por crescimento do útero.

Quem teve trombose pode ter filhos?

Sim, quem já teve trombose pode engravidar. No entanto, alguns cuidados são necessários para diminuir o risco de complicações.

O que pode causar trombose nas pernas?

É causada por um coágulo de sangue que se desenvolve em uma veia. Pode ser o resultado de doenças ou lesões nas veias das pernas, imobilidade por qualquer motivo, fratura, certos medicamentos, obesidade, doenças hereditárias ou predisposição hereditária.

Quem tem trombose pode comer de tudo?

O ideal é evitar alimentos ricos em vitamina K, pois ela altera o sistema de coagulação, portanto, vegetais verdes escuros e miúdos devem ser consumidos com cautela. Os industrializados, sal e embutidos também devem ser evitados, pois são ricos em sódio e comprometem a saúde da circulação sanguínea.

Qual exame detecta trombose na gravidez?

Assim, para avaliar o risco de tromboembolismo na gravidez, pode ser indicada a realização do exame do Fator V de Leiden, pesquisa de mutação da protrombina, teste da reatividade da proteína C e exame de antitrombina, sendo recomendado que esses exames sejam feitos pelas mulheres antes da gravidez e que não fazem uso ...

Como saber se a gravidez não está indo bem?

10 sinais de alerta que você não deve ignorar na gravidez
  1. Dor de cabeça forte ou visão turva. ...
  2. Febre. ...
  3. Tontura ou desmaio. ...
  4. Inchaço exagerado no rosto ou nas mãos. ...
  5. Náusea severa e excesso de vômito. ...
  6. Dificuldade para respirar, dores no peito e/ou batimentos acelerados.
  7. Moleza e cansaço extremo. ...
  8. Dor abdominal aguda.

Como saber se estou com trombose?

Sinais e sintomas de trombose
  1. Inchaço na região em que se formou o coágulo;
  2. Vermelhidão e calor no local afetado;
  3. Dor ou sensação de peso;
  4. Rigidez da musculatura.

Quando tomar anticoagulante na gravidez?

Independente de quando ocorreu a trombose, o tratamento com anticoagulante deve ser mantido durante toda a gravidez e até 2 meses após do parto. Isso significa que, se você teve trombose no primeiro mês da gestação, o seu tratamento terá duração de no mínimo 11 meses.

Quando usar anticoagulante na gravidez?

O uso de anticoagulantes orais é atualmente desaconselhado durante a gestação, pelo potencial teratogênico e maior risco de sangramento por intoxicação cumarínica. Podem, quando indicado, ser introduzidos no puerpério, pois são compatíveis com o aleitamento.

Quem tá grávida pode tomar Xarelto?

Se você está grávida ou amamentando, não use Xarelto® (rivaroxabana). Caso exista uma possibilidade de você ficar grávida, use um método contraceptivo eficaz enquanto estiver usando Xarelto® (rivaroxabana). Se você engravidar enquanto estiver usando Xarelto® (rivaroxabana), fale imediatamente com seu médico.

O que fazer para não ter trombose na gravidez?

Como o grupo de baixo risco previne trombose?
  1. uso de meia compressiva.
  2. evitar longos períodos de repouso.
  3. fazer drenagem linfática para diminuir o inchaço das pernas.
  4. fazer caminhadas e exercícios físicos que estimulem a circulação.

Quanto tempo leva para curar uma trombose?

O tempo do tratamento é longo cerca de 3 a 6 meses, inicialmente, a depender da veia que foi acometida.

Quanto tempo vive uma pessoa com trombose?

Trombose tem cura. Na maior parte dos casos, os pacientes voltam à vida normal após seis meses de tratamento com restituição de suas condições clinicas habituais.

O que não pode fazer quando se tem trombose?

“Manter-se no peso ideal, evitar o consumo exagerado de bebidas alcoólicas, não fumar, ter uma alimentação balanceada, praticar atividades físicas regularmente e evitar os fatores de risco conhecidos são os pilares da prevenção de qualquer doença e com a trombose não é diferente”.

Quem usa Clexane durante a gravidez pode ter parto normal?

Se for apenas pelo clexane, você poderá ter parto normal. Mas diversas variáveis estão envolvidas e precisam ser discutidas com o seu médico. O seu caso precisa ser revisto detalhadamente. Converse com o seu médico.

Quanto tempo antes do parto devo parar com o Clexane?

A enoxaparina (Clexane) tem uma ação rápida no organismo, podendo durar de 12 a 24h. Quando se tem um parto programado, o ideal é que a suspensão seja 24h antes do procedimento, porém 12h também é um período aceitável.

Artigo anterior
Quais são os três gêneros literários?
Artigo seguinte
Como desativar tela de bloqueio Samsung?