Quem tem retardo mental leve pode se aposentar?

Perguntado por: Gaspar Garcia Ramos  |  Última atualização: 21. März 2025
Pontuação: 4.1/5 (52 avaliações)

Sim, o CID-10 F70 (retardo mental leve) pode dar direito ao BPC-LOAS ou aposentadoria, desde que o portador da condição atenda aos requisitos estabelecidos pelo INSS.

Quem tem retardo mental tem direito ao benefício?

Quem tem retardo mental moderado tem direito a algum benefício? Sim, pessoas com retardo mental moderado podem ter direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC-LOAS), que é um benefício assistencial concedido pelo INSS a pessoas com deficiência e de baixa renda.

Quem tem retardo mental leve pode aposentar?

As pessoas com deficiência intelectual e múltipla podem receber os benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)? A resposta é sim.

Qual o CID mental que dá direito a aposentadoria?

Os CIDs relacionados à psiquiatria incluem o F32 para episódios depressivos, F41 para transtornos ansiosos e o F43 para reações ao estresse. Mas, o CID de ansiedade que aposenta, pode variar conforme a gravidade e a avaliação médica. O mais comum para transtornos ansiosos é o F41.

Qual categoria define retardo mental leve?

O retardo mental leve, ou deficiência intelectual leve, é caracterizado por dificuldades discretas no aprendizado, comunicação e tarefas diárias, sendo identificado por meio de teste que avaliam a inteligência quando o quociente de inteligência (QI) é entre 50 e 70.

Retardo Mental

33 questões relacionadas encontradas

Como se comporta uma pessoa com retardo mental leve?

As pessoas que apresentam deficiência mental leve, de acordo com a OMS, são caracterizadas como indivíduos que podem adquirir aptidões práticas e de leitura e aritmética, com uma educação especial, e que podem ser orientados para uma integração especial (Organização Mundial de Saúde, 1995).

Como conseguir um laudo psiquiátrico para se aposentar?

O laudo poderá ser emitido pelo psicólogo que faz acompanhamento e seu psiquiatra. Ambos são importantes . Pra fins de comprovação junto ao INSS um laudo médico - psiquiatra - é primordial, e um laudo psicológico também deve ser apresentado. Mas é muito importante iniciar um tratamento adequado.

Quais são as 15 doenças que dão direito a aposentadoria por invalidez?

A lei 8.112/90 relaciona como incapacitantes as seguintes doenças: tuberculose ativa, alienação mental, esclerose múltipla, neoplasia maligna, cegueira posterior ao ingresso no serviço público, hanseníase, cardiopatia grave, doença de Parkinson, paralisia irreversível e incapacitante, espondiloartrose anquilosante ( ...

Qual o CID mais grave na psiquiatria?

O CID mais grave para depressão é o CID 10 – F33. 3 que se refere a um transtorno depressivo recorrente, isto é, em que já ocorreu pelo menos 3 episódios depressivos e o atual cenário é de um episódio grave com sintomas psicóticos (delírios e/ou alucinações).

Qual a diferença entre retardo mental leve e moderado?

A partir do QI, a deficiência intelectual é classificada em leve (QI entre 50 a 69), moderada (QI entre 35 e 49), grave (QI entre 20 e 34) e profunda (QI inferior a 20), segundo a Organização Mundial da Saúde 2; 4; 6; 7.

Quem faz tratamento psiquiátrico pode se aposentar?

A resposta é sim. O transtorno mental, também conhecido como doença psiquiátrica, é caracterizado pela anormalidade e comprometimento da capacidade cognitiva, psíquica ou mental das pessoas. Doenças psiquiátricas podem dar direito à aposentadoria por invalidez.

Como comprovar deficiência mental?

O diagnóstico de deficiência mental é feito com base em avaliações clínicas, psicológicas e neuropsicológicas, além da análise do desenvolvimento e funcionamento intelectual do indivíduo. Não há um exame único para comprovar a deficiência mental, sendo necessária uma avaliação multidisciplinar.

Quem tem Deficiência Intelectual leve tem direito ao BPC?

A legislação atual estabelece, no entanto, que o benefício só é concedido à pessoa com deficiência se for verificado "impedimento de longo prazo" de natureza física, mental, intelectual ou sensorial. Essa definição dificulta a concessão do auxílio a quem tenha distúrbios ou transtornos mentais.

Quais as doenças mentais incapacitantes?

Como foi dito, a depressão lidera a lista de doenças mentais mais incapacitantes, logo atrás vêm síndrome de burnout, síndrome de pânico, esquizofrenia, transtorno de ansiedade generalizada, transtorno afetivo bipolar e dependência química.

Quais são as doenças crônicas que dão direito a aposentadoria?

Quais as doenças crônicas que dão direito a aposentadoria?
  • Doenças cardiovasculares, como insuficiência cardíaca e cardiopatia isquêmica;
  • Doenças respiratórias, como doença pulmonar obstrutiva crônica e fibrose pulmonar;
  • Doenças renais, como insuficiência renal crônica;

Quais são as doenças que o INSS encosta?

Veja abaixo quais são as doenças:
  • Tuberculose ativa.
  • Hanseníase.
  • Alienação mental.
  • Esclerose múltipla.
  • Hepatopatia grave.
  • Neoplasia maligna.
  • Cegueira.
  • Paralisia irreversível e incapacitante.

Quais doenças têm direito ao Loas 2024?

Quais doenças dão direito ao LOAS/BPC?
  • Alienação mental;
  • Artrite reumatoide;
  • Cardiopatia grave;
  • Cegueira;
  • Contaminação por radiação com base em conclusão da medicina especializada;
  • Doença de Chagas;
  • Doença de Crohn;
  • Doença de Huntington;

O que falar numa perícia psiquiátrica?

As queixas mais comuns na perícia psiquiátrica são: esquecimento, alucinações, medo, insônia, tristeza, agonia. Definição de sinal. Os sinais são detectáveis por outra pessoa e algumas vezes pelo próprio paciente. Por exemplo, febre é ao mesmo tempo sintoma e sinal.

Quanto tempo vale um laudo psiquiátrico para o INSS?

Laudo médico pericial que atesta deficiências físicas, mentais e/ou intelectuais de caráter irreversível terão validade por tempo indeterminado, como determina a lei estadual nº 9425.

O que falar para o perito do INSS?

Sempre fale apenas a verdade ao perito e nunca exagere seus sintomas, pois o perito perceberá isso com facilidade. Quando perguntado pelo perito, fale de forma clara todos os sintomas que você sente, inclusive os efeitos colaterais dos remédios que você toma.

Quais Cid são considerados deficiência mental?

CID F79 é o código para Retardo mental não especificado, conforme a Classificação Internacional de Doenças.

O que é transtorno F70?

F70 - Retardo mental leve - Conclínica.

Qual a diferença entre retardo mental e deficiência intelectual?

O retardo mental, denominado mais recentemente como deficiência intelectual (DI), é um transtorno neurológico comum na infância e adolescência. Os déficits encontrados envolvem a cognição e o comportamento adaptativo, com início antes dos 18 anos.

Qual exame detecta retardo mental?

O teste de QI é uma estimativa da habilidade cognitiva de uma pessoa, expressada por um valor, padronizado a partir da relação com a idade da pessoa avaliada. O teste deverá ser realizado por um profissional habilitado e capacitado, como psicólogos e, geralmente, com formação em neuropsicologia.

Artigo anterior
Como Skinner compreende a personalidade?
Artigo seguinte
Quais são os 5 tipos de linguagem?