Quem tem problema no menisco pode fazer academia?
Perguntado por: Tatiana Moura | Última atualização: 6. Februar 2025Pontuação: 4.4/5 (30 avaliações)
Depende do tipo de lesão que você tem e qual exercício fará!!!! No geral, exercícios de fortalecimento muscular são indicados no tratamento das lesões meniscais. Dependendo do tipo de lesão deve-se evitar exercícios com grande flexão do joelho. Devemos evitar também exercícios de impacto ou rotacionais!
Qual o melhor exercício para quem tem problema de menisco?
- Dobrar e esticar a perna, enquanto está deitado de barriga para cima: 3 séries de 60 vezes;
- Sustentar o peso do próprio corpo, apoiando suavemente o peso do corpo na perna afetada, com auxílio de muletas ou usando as costas de uma cedeira;
Quem tem o menisco rompido pode fazer musculação?
Se o menisco medial estiver rompido, o exercício que causa dor e sintomas como travamento, estalido e instabilidade deve ser interrompido. Além disso, é aconselhável aplicar gelo nos primeiros dias, manter a perna elevada. Dessa forma, pode-se evitar o acúmulo de líquido sinovial.
Quem tem lesão no menisco pode pegar peso?
A principio, o ideal é não carregar peso.
O que evitar na lesão de menisco?
No caso das lesões de origem degenerativas, evitar agachamentos completos no dia a dia e durante atividades físicas, principalmente após os 50 anos de idade, pois é nessa idade que o menisco passa a apresentar focos de degeneração.
EXERCÍCIOS PROIBIDOS PARA QUEM TEM LESÃO NO MENISCO
O que prejudica o menisco?
A estrutura corporal está preparada para os impactos de caminhada normais do cotidiano. Porém, os exercícios físicos em demasia, impactos fortes como corrida, jogos atléticos como vôlei, entre outras atividades físicas como por exemplo o condicionamento físico excessivo das academias podem trazer lesão do menisco.
Onde dói quando rompe o menisco?
A dor tende a ser na linha da articulação, entre o fêmur e a tíbia: do lado interno (medial) ou do lado externo (lateral), dependendo de qual menisco está lesionado. O inchaço pode ou não ocorrer, e é mais comum nas fases agudas de lesões meniscais, ou quando há desgaste ou sobrecarga adicional do joelho.
É possível viver com o menisco rompido?
Diminuição da função e mobilidade
Isso pode dificultar a realização de atividades simples, como caminhar, subir escadas ou praticar esportes. É fundamental entender que viver com um menisco rompido não tratado pode ter sérias consequências para sua saúde e bem-estar a longo prazo.
Quanto tempo demora para curar o menisco?
O tempo de recuperação varia entre 2 e 3 semanas quando a cirurgia é no menisco medial e pode durar até 2 meses quando a lesão foi no menisco lateral. Durante o período de recuperação é fundamental seguir as orientações médicas e fisioterapêuticas, além de realizar exercícios indicados.
É possível viver sem o menisco?
Mesmo que você tenha uma retirada do menisco, pode prevenir uma série de complicações. O primeiro ponto é a manutenção do peso e principalmente, estar ativo fisicamente. Esportes com mais impacto, como corrida ou futebol, devem ser analisados por seu ortopedista.
Como fortalecer o menisco na academia?
Um bom exercício é fazer agachamentos, aumentando o grau de flexão do joelho, o objetivo pode ser tentar agachar ao máximo, até ser possível sentar nos calcanhares. Ao fim de cada sessão pode ser útil colocar um bolsa de gelo durante 15 minutos no joelho para desinchar a região ou evitar que inche.
Como fortalecer o menisco?
- Em decúbito ventral, dobrar e esticar o joelho: 2 séries de 12 repetições;
- Em decúbito dorsal, deslizar o calcanhar pela cama e dobrar e esticar o joelho: 2 séries de 12 repetições;
Como recuperar lesão no menisco sem cirurgia?
- Repouso relativo e proteção de atividades físicas.
- Medicações por sistêmicas para controle de sintomas e inflamação.
- Medidas não farmacológicas de controle de dor (gelo, entre outras)
Quais aparelhos na academia para fortalecer o joelho?
- Cadeira extensora. Quanto mais lento for o movimento no aparelho, maior será o trabalho sobre a musculatura dos joelhos. ...
- Cadeira flexora. Ela ajuda a diminuir a sobrecarga nos joelhos por exigir força do músculo posterior da coxa. ...
- Aparelho adutor. ...
- Aparelho abdutor. ...
- Panturrilha. ...
- Leia também:
Qual o melhor remédio para menisco?
Remédios para menisco inflamado
Os anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), como o ibuprofeno e o naproxeno, são comumente prescritos para tratar a dor e a inflamação. Alguns medicamentos tópicos, como cremes e pomadas, também podem ser úteis para aliviar a dor.
Quem tem menisco pode correr?
Sendo o menisco amortecedor do joelho, correr com um menisco lesionado não é recomendado, porque os choques repetidos podem lesioná-lo ainda mais.
Como saber se a lesão no menisco é grave?
Os sinais mais comuns de ruptura do menisco são a dor ou dificuldade de torcer, ou movimentar lateralmente. Outros sintomas que podem surgir com a ruptura do menisco são a diminuição da amplitude de movimento, fraqueza e dor durante a prática de alguma atividade.
Onde é a dor no menisco?
Os primeiros sintomas de um menisco rompido são dor localizada e inchaço no joelho. A dor geralmente está na parte interna ou externa do joelho, e não ao redor da patela. Se existe um momento específico que gerou a lesão do menisco, o inchaço geralmente não aparece até o dia seguinte à lesão.
Quais os sintomas do menisco inflamado?
O principal sintoma de uma ruptura do menisco é a dor na articulação do joelho. Você também pode sentir uma sensação de travamento no joelho, e muitas vezes ele está inflamado, com vermelhidão, inchaço e calor local. Também pode haver uma sensação de fraqueza na perna e uma sensação de que o joelho se dobra ou “cede”.
Como saber se tenho que operar o menisco?
A cirurgia é indicada quando a lesão causar dor, desconforto, bloquear o movimento do joelho, o que acaba afetando a qualidade de vida do paciente. É claro que serão levados em conta outros fatores, como a idade do paciente, outra lesão associada, como ruptura de ligamento cruzado e avaliar a condição do joelho.
Quando não operar o menisco?
Tipos de lesões: longitudinais verticais, horizontais, degenerativas, degenerativas com obliqua inferior, radiais, em alça de balde, complexas. Lesões degenerativas, lesões periféricas estáveis, são tratadas sem cirurgia. Já as lesões sintomáticas instáveis, muitas vezes é necessária a cirurgia.
Como curar lesão no menisco?
O tratamento para recuperação do menisco pode ser feito através de cirurgia ortopédica seguida de fisioterapia. No início do tratamento fisioterapêutico o indivíduo deverá fazer repouso, evitando mexer a perna, colocando gelo para diminuir a dor. Após alguns dias poderá andar com o auxílio de muletas e uma joelheira.
Qual a melhor joelheira para lesão no menisco?
Se você é um atleta comprometido, uma pessoa ativa que não quer a dor limitando as atividades que você ama ou um trabalhador em recuperação de uma lesão, a joelheira GenuTrain é ideal para você.
Quem tem lesão no menisco pode usar joelheira?
Chamada também de órtese de reabilitação ou funcional, essa é a opção indicada quando uma lesão já está instalada no joelho do paciente. Entre os exemplos estão rupturas de tendão ou ligamentos, lesões no menisco e até fraturas.
Quais exercícios não fazer com dor no joelho?
Então a recomendação, principalmente para pessoas que já sofreram com dor no joelho, com sobrepeso, é que a prática de exercícios de alto impacto seja evitada até que o corpo esteja preparado. Nesse caso, então, prefira atividades de baixo impacto como caminhada, natação, ciclismo e pilates.
Quanto tempo dura a bateria de um carro eletrico?
O que significa faixa branca continua?