Quem tem problema no joelho pode fazer leg press?

Perguntado por: Gabriela Catarina Abreu de Reis  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (36 avaliações)

O joelho é uma das regiões que mais inspira cuidados. Segundo Edson, aparelhos como a cadeira extensora, o leg press e o smith, usado para agachamento, podem colocar sobrecarga nos tendões e forçar a patela, o que, a longo prazo, ocasiona dor e processos inflamatórios.

Quem não pode fazer leg press?

“Pessoas com problemas de hipertensão, por exemplo, devem evitar esses equipamentos, pois o esforço para fazer a tração com as pernas exige muito do coração e pode gerar alguns riscos. Além disso, aquelas que sentem dores nos joelhos, quadril e lombar, devem ser analisadas com cuidado”, diz.

Qual a melhor atividade física para quem tem problemas no joelho?

Hidroginástica: a atividade é uma das mais indicadas por médicos para pessoas que sofrem de problemas nos joelhos e nas articulações. Realizados debaixo da água, os movimentos são de baixo impacto, mas alta performance, já que ajuda a emagrecer, define músculos, alonga, melhora a postura, sem impacto direto ao corpo.

Quem tem desgaste na cartilagem do joelho pode correr?

A boa notícia é que sim, você poderá voltar a correr. Contudo, alguns cuidados serão necessários para que isso aconteça e a dor anterior no joelho não volte a te incomodar. A progressão no início dos treinos deverá ser gradual e os exercícios para fortalecimento devem ser continuados, mesmo na ausência de dor.

Quais exercícios prejudicam o joelho?

Os exercícios de agachamento são os mais temidos dos joelhos. Eles podem forçar o ligamento, os meniscos e os tendões, gerando inflamação e até degeneração das partes afetadas.

LEG PRESS - Os 4 principais ERROS na execução - Fisioprev

39 questões relacionadas encontradas

Quem tem problemas no joelho pode fazer musculação?

Então, a primeira coisa antes de saber se pode fazer exercício pra fortalecimento é conhecer o diagnóstico. Para tanto, é necessário se consultar com o ortopedista especialista em joelho. Feito isso, aí sim você pode malhar.

O que usar para proteger o joelho na musculação?

Para proteger os joelhos, é importante realizar um aquecimento com esteira, bicicleta ergométrica ou movimentos de membros superiores antes de praticar qualquer exercício ou modalidade esportiva, como futebol, tênis ou vôlei.

Quem tem desgaste pode correr?

"O problema da corrida é o estresse cumulativo. Qualquer um terá dor ao correr além daquilo que está fisicamente preparado, mas esse limite é menor para os que têm artrose. Em vez de correr todos os dias da semana, recomendo alternar com outras atividades de menor impacto, como ciclismo e natação", explicou.

Como tratar desgaste na cartilagem do joelho?

Como já dito em diversos artigos, o tratamento do desgaste envolve recursos como a fisioterapia, a infiltração articular com ácido hialurônico (viscossuplementação) e tratamento cirúrgico em técnicas como a mosaicoplastia, micro-fraturas, transplante de cartilagem e membrana de colágeno.

Como alguém pode correr com problemas de joelho?

Como diminuir a sobrecarga no joelho durante a corrida? 5 dicas
  1. 1 – Aumente a cadência. ...
  2. 2 – Corra no antepé (parte da frente dos pés sendo o primeiro contato com o solo) ...
  3. 3 – Aumente a flexão anterior do tronco. ...
  4. 4 – Pise com menos barulho do chão. ...
  5. 5 – Fortalecimento específico dos músculos do quadril.

Qual a melhor atividade física para quem tem artrose no joelho?

Os exercícios de musculação são ótimos para o tratamento da artrose no joelho, pois ajudam a fortalecer os músculos da perna, aumentam a densidade óssea e diminuem a dor.

Qual melhor cardio para quem tem problema no joelho?

Natação. É um dos exercícios mais recomendados para quem sofreu lesões, tem problemas no joelho, ou sobrepeso. Esse tipo de exercício coloca ainda menos tensão na parte inferior do corpo. Isso porque a sustentação do corpo, oferecida pela água, permite que ossos e ligamentos descansem.

Pode fazer exercícios com dor no joelho?

Isso é um mito. Dependendo da causa da dor, com orientação e técnica adequada, o exercício não só pode ser realizado por quem tem problemas nos joelhos, como também é uma das melhores opção para fortalecer a musculatura dos membros inferiores, o que vai até ajudar a reduzir o incômodo.

Quem tem problema na coluna pode fazer leg press?

Este exercício exige muito da musculatura lombar, e se houver alguma tensão muscular na região, ela tende a aumentar. Coloca a coluna em uma relação de pressão vertical, devido a gravidade, ele pode pressionar ainda mais a protrusão discal. Por isso, este é um exercício proibido para quem tem hérnia de disco.

Quem tem artrose no joelho pode fazer leg press?

Evite os exercícios com agachamento, agachamento e pesos. Mesa flexora-extensora e Leg-Press deve ter orientação de um profissional ( educador físico ou fisioterapeuta ) e dependerá do grau de artrose e de sua localização dentro da articulação.

Porque não esticar o joelho no leg press?

Sabe-se que algumas máquinas de cadeia cinética fechada, nas quais trabalham-se o joelho, tornozelo e quadril ao mesmo tempo, como o leg-press, por exemplo, quando praticado em uma em angulaçao acima de 60° gera um vetor de reacão articular muito grande. Isso gera uma hiperpressão na cartilagem, podendo ocorrer lesão.

É possível recuperar a cartilagem do joelho?

Sim. A cartilagem praticamente não possui poder de cicatrização ou de regeneração. O que ocorre em alguns casos é a formação de um tecido cicatricial fibrocartilaginoso, sem as mesmas características da cartilagem normal, mas que pode fazer a mesma função por um período de tempo ainda indeterminado.

Qual remédio é bom para cartilagem do joelho?

VISCOSSUPLEMENTAÇÃO. Trata-se da injeção de ácido hialurônico, um medicamento que diminui a inflamação do joelho, estimula o metabolismo da cartilagem, previne a artrose, melhora a dor e pode postergar a necessidade de realizar uma prótese de joelho (artroplastia total de joelho).

Quem tem desgaste no quadril pode correr?

Pode andar, correr, nadar. O repouso é contraindicado até mesmo no tratamento da artrose — acrescenta.

Quem tem artrite e artrose pode correr?

“Em vez descansar e evitar as atividades físicas como tratamento para artrite, essas pessoas devem ser incentivadas, tranquilizadas e encorajadas a praticar esportes.” Ele acrescentou que, no começo, o exercício pode causar momentos de dor.

Como proteger os joelhos sem desistir dos treinos?

Como preservar seus joelhos sem desistir de treinar
  1. Alimente a cartilagem. ...
  2. Seja breve e constante. ...
  3. Cuidado com o efeito do atleta de fim de semana. ...
  4. Fique longe do pronto-socorro. ...
  5. Otimize seus padrões de movimento. ...
  6. Não procure a salvação em um frasco.

Como proteger a cartilagem do joelho?

Manter os músculos forte e flexíveis é a melhor maneira de aliviar a dor e prevenir lesões futuras. Para isso, faça exercícios de fortalecimento e de alongamento da musculatura da parte da frente da coxa (quadríceps) e da parte de trás (ísquio-tibiais), como agachamento, extensão e flexão do joelho.

O que fazer para preservar o joelho?

Seguem algumas dicas preventivas baseadas em estudos atuais:
  1. - Pratique esportes. ...
  2. - Peça orientações a um traumatologista do esporte. ...
  3. - Peça orientações a um treinador. ...
  4. - Fortaleça o joelho. ...
  5. - Fortaleça o quadril. ...
  6. - Não exagere no treino. ...
  7. - Mantenha o peso controlado. ...
  8. - Cuidado com o calçado.

Como fortalecer os joelhos na academia?

10 exercícios para fortalecer a musculatura do joelho
  1. Agachamento livre com barras. ...
  2. Afundo alternado. ...
  3. Stiff com sandbag. ...
  4. Agachamento isométrico. ...
  5. Agachamento com pliometria. ...
  6. Cadeira extensora. ...
  7. Cadeira flexora. ...
  8. Agachamento unilateral na jump box.

Artigo anterior
Onde fica Nazaré e Galileia?
Artigo seguinte
É ruim usar o mesmo shampoo por muito tempo?