Quem tem problema na vesícula sente enjoo?

Perguntado por: Beatriz Luísa Assunção Lourenço  |  Última atualização: 1. Juni 2025
Pontuação: 4.3/5 (61 avaliações)

Vômito, enjoo, sensação de má digestão e estufamento podem ser sintomas de cálculos na vesícula biliar, que geralmente são acompanhados de cólica intensa ou moderada, na parte superior direita do abdome.

Como é o enjoo da vesícula?

Enjoo e tontura

É nesse momento que a digestão do que foi ingerido deve acontecer naturalmente. Se houver algum problema com a vesícula, isso não vai acontecer e o corpo ficará debilitado. Portanto, fique atento se sentir tonturas, enjoos, fraqueza e má digestão logo após ter feito a sua principal refeição do dia.

Quais os sintomas que a vesícula não está bem?

9 sintomas de problemas na vesícula biliar
  • Dor abdominal – que irradia do quadrante superior do abdômen para as costas.
  • Urina escura – tom marrom ou amarelo muito forte.
  • Indigestão – gases, arrotos, barriga inchada.
  • Náuseas e vômitos.
  • Falta de apetite.
  • Diarreia ou fezes endurecidas e alterações na coloração.

Como saber quando a vesícula está inflamada?

Colecistite aguda: inflamação súbita da vesícula biliar que causa sintomas como dor abdominal forte, náuseas, vómitos, febre. Este tipo de doença é potencialmente grave devido ao elevado risco de complicações que podem surgir. Os casos de colecistite aguda requerem tratamento imediato de urgência.

Quem tem problema de vesícula sente tontura?

Tais sintomas podem indicar que algo está causando dificuldade na digestão dos alimentos, principalmente das gorduras. Quando há cálculos biliares, o que ocorre é um acúmulo de bile que pode causar os sintomas, bem como a sensação de pressão no estômago. Além desses problemas, pode haver ainda febre e tontura.

Pedra na vesícula - Quais são os principais sintomas?

38 questões relacionadas encontradas

Quem tem pedra na vesícula sente cansaço?

Há ainda sintomas mais evoluídos da doença, como náuseas, fadiga, vômitos e mal-estar constante. O mau hálito excessivo também pode ser um sintoma de problemas na vesícula, mesmo que seja ainda uma disfunção.

Qual exame detecta inflamação na vesícula?

O exame mais comum para avaliar a condição da Vesícula Biliar é a Ultrassonografia de Vias Biliares. Entretanto, há também a possibilidade de fazer a Ressonância Magnética. Estes exames podem identificar Colecistite, que é a inflamação da Vesícula e/ou a Colelitíase, que é a presença de Pedras na Vesícula.

Quais os alimentos que atacam a vesícula?

Embutidos, como presunto, salsichas ou mortadela; Oleaginosas, como nozes, castanhas, amêndoas ou amendoim; Peixes gordos, como atum, salmão e sardinha; Alimentos industrializados, como chocolate, biscoitos, massa folhada, caldo de carne ou molhos prontos.

Qual o perigo da vesícula inflamada?

Se essa obstrução da vesícula continuar por um tempo maior, pode ocorre a infecção, que é um quadro mais grave, com piora da dor e aparecimento de febre. É importante sabermos que o processo inflamatório crônico, causado pelos cálculos biliares, é um agravante, já que pode até levar ao câncer de vesícula.

Quando a cirurgia de vesícula é urgente?

Há casos também que a cirurgia é realizada com urgência, quando o paciente está apresentando crises recorrentes com dores intensas. Isso pode ser um sinal de que a vesícula está inflamada ou até apresentar uma infecção. Por isso, a cirurgia é realizada o mais breve possível para prevenir complicações.

Porque pedra na vesícula da enjoo?

Essas reações acontecem porque as pedras na vesícula provocam desequilíbrios no processo de digestão, causando os desconfortos abdominais e a sensação de indigestão. Além disso, a obstrução do ducto biliar, que impede a liberação da bile, pode ocasionar os eventos de náuseas e vômitos.

O que o limão faz na vesícula?

Limão e laranja, entre outras frutas cítricas, são riquíssimas em vitamina C, que ajuda a manter o equilíbrio entre o colesterol e os ácidos biliares na vesícula, evitando a formação de pedras.

Quando a vesícula está doente?

A colecistite consiste em uma inflamação da vesícula biliar, geralmente decorrente da obstrução do duto cístico provocada por um cálculo. Normalmente, as pessoas sentem dor abdominal, febre e náuseas. A ultrassonografia geralmente pode detectar sinais de inflamação na vesícula biliar.

Como aliviar o enjoo da vesícula?

A medida principal a ser tomada afim de evitar os enjoos é uma alimentação correta para quem possui colelitíase (pedra na vesícula). Uma dieta pobre em gorduras e açucares irá certamente diminuir seus sintomas de enjoo e até mesmo dores (caso sinta dor).

Como começa uma crise de vesícula?

Sintomas: Alguns casos de pedra na vesícula podem não ter sintomas, mas outros provocam dor intensa do lado direito superior do abdômen que se irradia para a parte de cima da caixa torácica ou para as costelas. A dor normalmente aparece meia hora após uma refeição, atinge um pico de intensidade e diminui depois.

Como saber se estou com gastrite ou pedra na vesícula?

Enjoos e vômitos

Outro sintoma comum em casos de pedra na vesícula é o surgimento de enjoo constante e vômitos, porém esses também são sinais que podem aparecer com outros problemas gastrointestinais, principalmente gastrite, doença de Crohn, apendicite e qualquer problema no fígado.

O que faz a vesícula estourar?

A resposta, claro, é o aumento de pressão. Aumento este, que pode levar até mesmo ao ponto de explosão. Guardadas as devidas proporções, é mais ou menos isso o que ocorre quando cálculos (pedras) obstruem a vesícula biliar, impedindo que a biles siga para iniciar o processo digestivo.

O que ajuda a desinflamar a vesícula?

Um tratamento caseiro que pode ser usado para pedra na vesícula é o chá de bardana e boldo, que ajuda a reduzir a inflamação da vesícula e eliminar as pedras. Porém, a pessoa deve avisar ao médico sobre o tratamento caseiro, e este só deve ser feito quando não há sintomas presentes, como a dor abdominal.

Quando a pedra na vesícula é preocupante?

A pedra na vesícula pode ocasionar sintomas intensos e graves, sendo os mais comuns: Dor intensa na barriga, geralmente do lado direito ou na boca do estomago. Esta dor geralmente dura de 30 minutos a 2 horas, mas quando for mais prolongada pode indicar complicações. Neste caso, procure o seu médico com urgência.

O que não devo comer quando a vesícula está atacada?

Peixes gordos, como atum, salmão e sardinha; Outros: chocolate, biscoitos, massa folhada, caldo de carne, molhos prontos e maionese; Bebidas alcoólicas; Quem tem pedra na vesícula deve consultar um nutricionista para individualizar a dieta e um gastroenterologista para orientar o melhor tratamento a ser seguido.

Como desinflamar a vesícula naturalmente?

Um tratamento caseiro que pode ser usado para pedra na vesícula é o chá de bardana e boldo, que ajuda reduzir a inflamação da vesícula e eliminar as pedras. Porém, o indivíduo deve avisar ao médico sobre o tratamento caseiro, e este só deve ser feito quando não há sintomas presentes, como a dor abdominal.

Qual o pior alimento para pedra na vesícula?

“Essas dores estão associadas aos alimentos gordurosos. Geralmente a pessoa almoça uma salada temperada com sal e limão, uma comida mais leve e não sente nada, mas quando ingere carnes fritas, azeite ou uma pizza, por exemplo, sente cólicas, náuseas ou um desconforto abdominal.

Qual o nome do médico que cuida da vesícula?

Suspeitas da pedra na vesícula Identificando os sintomas supracitados, deve-se procurar um gastroenterologista para fazer os exames. Deste modo é possível ter um diagnóstico e detectar o seu problema. O ultrassom, geralmente é o mais comum para detectar a pedra na vesícula.

Onde é a dor de quem tem pedra na vesícula?

A dor na vesícula possui algumas características específicas que indicam que o sintoma pode estar associado a esse órgão e não a outro lugar. A dor é aguda, ou seja, intensa e do lado direito superior do abdômen. Ela costuma irradiar para a parte de cima do tórax ou para as costelas2.

Onde fica a dor de vesícula?

Sintomas de pedra na vesícula

Dor no andar superior do abdômen (em cima do umbigo) que muitas vezes vem acompanhada com má digestão e sensação de estufamento; Náusea: em alguns casos quando se ingere alimentos ricos em gordura e frituras; Vômito; Febre.

Artigo anterior
O que acontece quando o Sensor MAP está com defeito?
Artigo seguinte
O que fazer para criança expectorar catarro?