Quem tem epilepsia têm direito a algum benefício?

Perguntado por: Marco João Carneiro Miranda Pinheiro  |  Última atualização: 6. September 2024
Pontuação: 4.6/5 (13 avaliações)

Quem possui epilepsia, seja pelo código G40 (CID 10) ou 8A6Z (CID 11), pode ter direito a benefícios como aposentadoria por deficiência, outros auxílios previdenciários devido à incapacidade ou ao Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Qual o valor da aposentadoria por epilepsia?

“Art. 20. O benefício de prestação continuada é a garantia de um salário mínimo à pessoa portadora de deficiência, ao portador de epilepsia e ao idoso com sessenta e cinco anos ou mais que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção e nem de tê-la provida por sua família.”

Quem tem epilepsia tem algum benefício do governo?

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (7), projeto que inclui a epilepsia e o lúpus entre as doenças cujos portadores são dispensados de cumprir o prazo de carência para usufruir dos benefícios de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez (PL 7797/10).

Quem tem epilepsia é considerado especial?

Assim, um paciente, independentemente de seu diagnósitco específico, só será classificado como pessoa com deficiência quando seu quadro clínico assim o justificar. Tal regra vige para qualquer doença, incluindo a epilepsia.

Quem tem epilepsia têm direito ao Loas?

Sim, a epilepsia pode ser considerada uma deficiência, dependendo do grau e da frequência das crises convulsivas. Quem tem epilepsia pode solicitar o BPC-LOAS? Sim, desde que a epilepsia cause limitações e o solicitante se enquadre nos requisitos de baixa renda estabelecidos pelo programa.

Conheça os benefícios previdenciários para quem sofre de epilepsia!

23 questões relacionadas encontradas

Como é o laudo de quem tem epilepsia?

Como laudar o eletroencefalograma para epilepsia? O laudo do EEG é de responsabilidade do neurofisiologista clínico, também chamado de eletroencefalografista. Esse é o médico apto a interpretar o traçado do exame, identificando as ondas e ritmos anormais que sinalizam epilepsia.

Como conseguir auxílio-doença por epilepsia?

O portador de Epilepsia que estiver afastado do trabalho por mais de 15 (quinze) dias, poderá requerer diretamente ao INSS o benefício de auxílio-doença, conforme os artigos 59 ao 64 da Lei nº 8.123/1991.

Quem tem epilepsia têm direito a algum benefício criança?

Criança com epilepsia deverá receber benefício previdenciário para subsistência.

Quem tem epilepsia não pode fazer o quê?

Quem sabe que é epiléptico pode prevenir as crises fazendo uso correto do medicamento. Não ingerir bebidas alcoólicas, evitar o jejum prolongado e a privação de sono são fatores importantes para impedir casos futuros de crise epiléptica.

Quem tem epilepsia pode ficar sozinho?

O portador de epilepsia bem controlada pode fazer tudo que qualquer um faz: estudar, trabalhar, praticar esportes, namorar, constituir família... Apenas deve evitar o que favorece crises, como privação de sono, luzes estroboscópicas – utilizadas em danceterias – e uso de álcool, mesmo durante o tratamento.

Qual o valor de um auxílio-doença?

Valor do benefício

O Auxílio-Doença consiste em uma renda mensal de 91% do salário-de-benefício, que por sua vez é igual a média aritmética simples dos maiores salários-de-contribuição correspondente a 80% oitenta por cento do período contributivo (período base de cálculo – PBC).

Quais são os direitos de uma pessoa que toma remédio controlado?

Quem toma remédio controlado tem direito à aposentadoria por depressão? Não é o remédio controlado que lhe garante o benefício, e nem a doença. É a incapacidade para o trabalho. Se o remédio lhe deixar incapaz para trabalhar: sim.

Como passar na perícia do INSS por epilepsia?

A perícia médica previdenciária em caso de epilepsia não possui critérios para a comprovação da doença. Além disso, como a epilepsia se apresenta em níveis, os casos mais leves podem fazer com que os benefícios sejam negados.

Como comprovar epilepsia?

O diagnóstico da Epilepsia é feito pelo neurologista, com base nos sintomas que a pessoa apresentou durante uma crise convulsiva, no histórico clínico e através do exame físico em que o médico faz testes de comportamento, habilidades motoras e função mental.

Qual é a causa da epilepsia?

A epilepsia pode ter diversas causas, que vão desde o resultado de complicações no momento do parto até outras doenças neurológicas mais complicadas, como tumores no cérebro. No geral, a epilepsia pode ser uma condição médica por si só, ou um sinal de alerta informando que algo não vai bem no cérebro.

Qual é o grau da epilepsia?

Simples: Quando não há perda de consciência. Esse tipo de crise pode provocar alterações no cheiro, sabor ou som, movimentos involuntários em determinadas partes do corpo e sintomas sensoriais, como tontura e formigamento; Complexas: Quando há alguma mudança ou perda de consciência.

Como se chama uma pessoa que tem epilepsia?

As crises epilépticas podem se manifestar de diferentes maneiras: A crise convulsiva é a forma mais conhecida pelas pessoas e é identificada como “ataque epiléptico”.

O que a epilepsia pode causar no cérebro?

A epilepsia é mais um sintoma do que a causa da disfunção cerebral e sua característica mais comum é a convulsão. As crises epilépticas podem causar alterações no cérebro, bem como alterações cognitivas e neuropsicológicas. As funções cognitivas mais afetadas pela epilepsia incluem memória, aprendizagem e linguagem.

O que uma pessoa com epilepsia não pode comer?

Alimentos com muito carboidrato e pouca proteína, como macarrão, aveia, amido de milho, arroz, pão, bolos, biscoitos, leite de vaca, bebidas alcoólicas e processados, normalmente, são excluídos da dieta, já que também são pobres em gorduras.

Quais são os tipos de epilepsia que existe?

Tipos de crises e como ocorrem

Entre elas, há dois tipos: a crise focal consciente, reconhecida como um simples ataque parcial (perceptiva); e crise focal com consciência comprometida, em que a pessoa tem percepção afetada e pode ficar confusa (crise desperceptiva).

Quem tem epilepsia pode tirar carteira de motorista?

Sim, é possível que a pessoa com epilepsia possa dirigir, mas é necessário cumprir algumas normas determinadas pelo DETRAN: – Devem estar pelo menos um ano sem apresentar crises epilépticas; – Ter o parecer favorável de seu médico (acompanhamento mínimo de 1 ano); – Seguir corretamente o tratamento.

Quais são as doenças que dão direito ao Loas?

Quais doenças dão direito ao BPC LOAS? Em geral, não existe uma lista específica de doenças que automaticamente concedem o direito ao BPC LOAS. A legislação não enumera condições específicas; ela estabelece critérios, como ter 65 anos ou mais ou ser uma pessoa com deficiência, pertencendo a uma família de baixa renda.

Quem tem epilepsia pode ter esquizofrenia?

Não, os sintomas são totalmente diferentes. A epilepsia causa crises convulsivas, e quando gera algum transtorno mental ele raramente está está associado à sintomatologia psicótica.

Quais são as doenças que têm direito ao benefício?

Dentre as diversas doenças e condições que podem dar direito ao auxílio-doença, destacam-se aquelas que afetam a capacidade laborativa de maneira temporária, tais como doenças infectocontagiosas, lesões ortopédicas, transtornos mentais, entre outras.

Artigo anterior
Quanto ganha uma maquiadora de sucesso?
Artigo seguinte
Para que serve o sabonete de Arnica?