Quem tem direito ao adicional de insalubridade e periculosidade?

Perguntado por: Salomé Rebeca Barbosa Fernandes Monteiro  |  Última atualização: 25. Februar 2022
Pontuação: 4.8/5 (61 avaliações)

QUAIS TRABALHADORES TEM DIREITO A RECEBER O ADICIONAL DE PERICULOSIDADE E INSALUBRIDADE? O Adicional de periculosidade é devido quando houver envolvimento do empregado com atividades perigosas tais como; contato permanente com explosivos, inflamáveis e energia elétrica em condições de risco elevado (art. 193 da CLT).

Quem tem direito ao adicional de insalubridade?

Quais profissionais têm direito à insalubridade? Basicamente, qualquer trabalhador cujas funções o exponham aos riscos previstos na NR 15 tem direito a receber o adicional.

Como saber se tenho direito a insalubridade ou periculosidade?

Se as atividades forem consideradas perigosas (inflamáveis, explosivos e eletricidade), tem direito à periculosidade. Se as atividades a expõe a agentes insalubres, tem direito ao adicional de insalubridade.

Pode receber adicional de insalubridade e periculosidade ao mesmo tempo?

Assim não são possível acumular adicional de insalubridade e periculosidade dentro da mesma função e jornada de trabalho, conforme o art. ... Nos termos da Sumula 364 do TST, “faz jus ao adicional de periculosidade o empregado exposto permanentemente ou que, de forma intermitente, sujeita- se a condições de risco.

Qual a diferença entre adicional de insalubridade e periculosidade?

Nas funções insalubres o tempo de exposição é considerado, já que os riscos podem acontecer de médio a longo prazo enquanto a periculosidade não considera o tempo de exposição, afinal o risco é imediato.

Quem tem direito ao adicional por insalubridade e periculosidade.

24 questões relacionadas encontradas

O que é insalubridade e periculosidade Cite exemplos?

A periculosidade é definida como aquilo que causa risco direto à vida do funcionário. Enquanto a insalubridade oferece danos graduais, causando prejuízos biológicos à saúde e à imunidade. Outro ponto é que cada uma dessas exposições gera um cálculo diferente de adicional ao salário.

Como é pago a insalubridade e periculosidade?

A periculosidade é definida nos artigos 193 a 196 da CLT e na NR nº 16 do MTE. O adicional é correspondente a 30% sobre o salário-base. Note-se bem a diferença: enquanto o adicional de insalubridade (10 a 40%) é pago sobre o salário mínimo, o adicional de periculosidade (30%) é pago sobre o salário-base do empregado.

É possível conforme as leis brasileiras a cumulação do pagamento dos adicionais de periculosidade e insalubridade?

Nos termos das convenções 148 e 155 da OIT há possibilidade de cumulação dos adicionais de periculosidade e insalubridade, todavia o parágrafo 2º do artigo 193 da CLT dispõe que o empregado deve optar por aquele adicional mais benéfico.

Pode se acumular adicional noturno e adicional de periculosidade?

OS ADICIONAIS DE PERICULOSIDADE E INSALUBRIDADE PODEM SER CUMULADOS COM O ADICIONAL NOTURNO? Sim. Se o empregado presta serviços no período noturno e em atividades insalubres ou perigosas, terá direito a acumular os dois adicionais.

Como saber se uma atividade é insalubre ou não?

Para definir se há exposição de insalubridade, o profissional competente (Engenheiro de Segurança do Trabalho da empresa) deve elaborar um laudo após a realização de análise técnica nos postos de trabalho para apurar se há efetivo contato com agentes insalubres, o grau de exposição desse contato e eventuais meios para ...

Como saber se a função tem insalubridade?

Logo, se ficou definido que o trabalhador tem direito ao grau de 20% (vinte por cento) da insalubridade, pegaremos o salário mínimo da época e multiplicaremos por 0,20.

Como saber se a função tem periculosidade?

O Adicional de periculosidade é devido quando houver envolvimento do empregado com atividades perigosas tais como; contato permanente com explosivos, inflamáveis e energia elétrica em condições de risco elevado (art. 193 da CLT).

Quem tem direito a insalubridade 2020?

O adicional de insalubridade é um direito que é concedido a trabalhadores que exercem ofícios ou atividade que os expõe a agentes nocivos. Existem 3 graus de insalubridade previstos em lei, onde pode ser concedido um percentual de 10%, 20% ou 40% de adicional do salário mínimo da região, conforme classificação do grau.

Quem tem direito a 20% de insalubridade?

Tem direito ao adicional de insalubridade todo trabalhador que exerce sua atividade em ambiente nocivo a saúde desde que tal exposição esteja prevista na NR 15 e que ultrapasse o limite de tolerância descrito na própria norma.

Quem mexe com lixo tem direito a insalubridade?

Coletor de lixo e gari têm direito a receber o adicional de insalubridade? ... Assim, entende-se que é cabível o pagamento de adicional de insalubridade, em grau máximo, ou seja, adicional de 40% do salário mínimo aos coletores de lixo e gari diante da exposição a agentes prejudiciais à saúde por meio de lixo urbano.

Em quais verbas reflete a insalubridade?

O adicional de insalubridade reflete no adicional de hora extra (OJ 47 da SDI-I), adicional noturno, gratificação natalina, férias e aviso-prévio indenizado, conforme jurisprudência, súmula 139 do TST e § 5º do artigo 142 da CLT.

Como calcular adicional noturno e adicional de periculosidade?

Adicional de periculosidade incide sobre o adicional noturno? Como já dito, a base de cálculo do adicional de periculosidade é o salário do empregado sem quaisquer acréscimos. Portanto, o adicional noturno (20%) não é computado no cálculo do acréscimo de periculosidade.

Como provar adicional de periculosidade?

O LTCAT e o PPP são os principais documentos que podem comprovar periculosidade. Isso porque eles informam, através de uma perícia técnica, as condições do ambiente de trabalho, bem como da atividade que o profissional exerce. Assim sendo, ambos os documentos são reconhecidos pelo INSS e pela Justiça.

É lícita a cumulação do adicional de insalubridade e periculosidade para os que recebem um salário mínimo?

Como se pode notar, apesar da Carta Magna dispor que os adicionais serão fixados na forma da lei, sendo esta a CLT, a Constituição não veda em nenhum momento a cumulação dos adicionais de insalubridade e periculosidade, sendo os adicionais direitos ao trabalhador.

É possível ganhar os dois adicionais em um mesmo trabalho justifique?

O TST (Tribunal Superior do Trabalho) vetou a possibilidade de acumulação dos adicionais por insalubridade e periculosidade. Como a legislação já previa, o trabalhador deverá escolher pelo mais benéfico para ele.

O que ocorre quanto ao recebimento do adicional se um mesmo trabalhador estiver exposto a mais de um caso de insalubridade?

193, § 2º, da CLT: "O empregado poderá optar pelo adicional de insalubridade que porventura lhe seja devido". O dispositivo legal indica que os dois adicionais são incompatíveis, podendo o empregado optar por aquele que lhe for mais favorável.

Como é feito o cálculo da insalubridade?

Para atividades insalubres em grau mínimo, o adicional é de 10% do salário mínimo. Para insalubridade em grau médio, o adicional é de 20%, e para o grau máximo, é de 40% do salário mínimo da região. A classificação do grau de insalubridade de cada atividade é definida pela Norma Regulamentadora 15.

Como deve ser paga a insalubridade?

Na insalubridade, a porcentagem pode variar entre 10% (insalubridade de nível mínimo), 20% (insalubridade de nível médio) e 40% (insalubridade de nível máximo), conforme artigo 192 da CLT, a base de cálculo é o salário-mínimo vigente, e não o salário-base do empregado como é o caso da periculosidade.

Como é feito o pagamento da insalubridade?

O artigo 192 da CLT determina que cálculo do adicional de insalubridade é feito com base no salário-mínimo de cada região — ou seja, ele não é relacionado ao salário do trabalhador. Porém, o adicional pode ser calculado sobre o piso da categoria em casos determinados por convenção coletiva.

O que é insalubridade exemplo?

De forma resumida, podemos caracterizar as atividades insalubres como funções nas quais os colaboradores estão expostos constantemente a agentes nocivos à saúde, seja por meio de produtos químicos, ruídos, radiação ou calor extremo, por exemplo.

Artigo anterior
O que é sacado e sacador?
Artigo seguinte
Qual o valor mínimo do IRRF?