Quem tem direito a gratificação de função?

Perguntado por: Martim Nelson de Fonseca  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (28 avaliações)

Se caracteriza nos casos em que o pagamento é feito quando o funcionário está há um determinado tempo exercendo a mesma função dentro da empresa. Este “tempo” que dá direito à gratificação será definido pelo empregador.

Quem deve receber gratificação de função?

A gratificação de função é uma espécie de adicional, de natureza salarial, paga por liberalidade pelo empregador em razão da maior responsabilidade atribuída ao empregado no desempenho de suas funções.

O que diz a CLT sobre gratificação?

Com a Reforma Trabalhista a incorporação dos prêmios, gratificações e bonificações por habitualidade foi extinguida, fazendo com que o benefício não seja parte irredutível do salário por ser oferecido algumas vezes. Os prêmios então passam a ser considerados de forma separada, evitando que integrem o salário.

Quando a gratificação incorpora ao salário?

A 4ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST), em decisão proferida no processo TST-RR-20698-18.2019.5.04.0004, definiu que a gratificação de função, mesmo se paga por mais de 10 anos, não incorpora ao salário do empregado.

O que é uma função gratificada?

As funções gratificadas são retribuições atribuídas ao exercício de função de direção, chefia, assessoramento, secretariado, entre outros, instituído com vencimento fixo, a depender da FG, e acrescido no vencimento do servidor.

Incorporação da gratificação de função (S. 372, I, TST) pós reforma

36 questões relacionadas encontradas

O que é gratificação no serviço público?

A gratificação é uma vantagem pecuniária atribuída precariamente ao servidor que está prestando serviços comuns da função em condições anormais de segurança, salubridade ou onerosidade, ou concedida como ajuda aos servidores que reunam as condições pessoais que a lei especifica.

Como conseguir função gratificada?

REQUISITOS BÁSICOS
  1. Ser ocupante de cargo público, em caráter efetivo, do quadro próprio da Instituição e da mesma carreira.
  2. Possuir experiência administrativa concernente à área das atribuições da função.
  3. Existência da função no quadro de chefias da Instituição.

Pode retirar gratificação de funcionário?

Irredutibilidade de gratificações

A CLT proíbe a redução do salário e qualquer mudança contratual que prejudique o trabalhador. Gratificações salariais que tem caráter permanente não podem ser retiradas do salário.

O que incorpora o salário?

457 da CLT, estabelecendo que integram o salário a importância fixa estipulada, as gratificações legais e as comissões pagas pelo empregador.

O que significa incorporar ao salário?

§1o - Integram o salário não só a importância fixa estipulada, como também as comissões, percentagens, gratificações ajustadas, diárias para viagens e abonos pagos pelo empregador.

Quais as incidências sobre gratificação?

Além disso, as gratificações/bonificações integram o salário do empregado (férias, 13º salário, entre outros), sujeitando-se à incidência dos encargos sociais, como: INSS e FGTS.

Quais os tipos de gratificação?

Veja 7 tipos de bonificação para os funcionários da sua empresa!
  1. Premiação por melhor desempenho. ...
  2. Bonificação por hora extra. ...
  3. Gratificação pelo alcance de metas. ...
  4. Bônus pela evolução na empresa. ...
  5. Sorteio de viagem entre os melhores do ano. ...
  6. Recompensas por indicação. ...
  7. Gratificação com cursos para desenvolvimento profissional.

Quais as gratificações legais da remuneração?

As verbas consideradas como remuneração e que fazem base para cálculo de 13º salário, férias, rescisões entre outras, são:
  • Horas Extras;
  • Adicional Noturno;
  • Adicional de Periculosidade;
  • Adicional de Insalubridade;
  • DSR;
  • Comissões;
  • Gratificação.
  • Quebra-caixa;

Quanto é a gratificação de função?

Em contrapartida, o salário, compreendendo a gratificação de função, deve ser igual ou superior ao salário básico acrescido de 40% do seu valor. Se o percentual for menor, aplicam-se as normas gerais sobre duração do trabalho.

Que é gratificação de função e pode ser retirada?

Gratificação salarial de função de confiança: O que diz a lei e quais as possibilidades? Aquele valor adicional pago ao ocupante de cargo de função é considerado como parcela salarial. Seu pagamento decorre das atividades de maior grau de complexidade realizadas. O pagamento dela segundo a CLT pode ser retirado.

Qual o valor do adicional por acúmulo de função?

No geral, a Lei 6.615/78 é usada como base para o cálculo do acúmulo de função. Nesses casos, usa-se um acréscimo que varia entre 10% e 40% do salário.

O que não incorpora ao salário?

O seu § 2º atualmente dispõe que: “As importâncias, ainda que habituais, pagas a título de ajuda de custo, auxílio-alimentação, vedado seu pagamento em dinheiro, diárias para viagem, prêmios e abonos não integram a remuneração do empregado, não se incorporam ao contrato de trabalho e não constituem base de incidência ...

Quais benefícios integram o salário?

transporte destinado ao deslocamento para o trabalho e retorno, em percurso servido ou não por transporte público; assistência médica, hospitalar e odontológica, prestada diretamente ou mediante seguro-saúde; seguros de vida e de acidentes pessoais; previdência privada.

O que entra no salário base?

Salário base ou bruto

O salário base é aquele que foi combinado entre funcionário e empresa por meio de um contrato de trabalho. Também chamado de salário bruto, é fixo e não inclui benefícios, variáveis e descontos de impostos (como INSS e IRRF, por exemplo).

Pode reduzir gratificação?

IMPOSSIBILIDADE. Nos termos da Súmula 372, II, do TST: "Mantido o empregado no exercício da função comissionada, não pode o empregador reduzir o valor da gratificação".

Pode tirar cargo de confiança?

O empregador pode tirar o empregado do cargo de confiança e, consequentemente este passar a ganhar menos? Sim. O fato de o empregador remover o empregado do cargo de confiança não é considerada alteração do contrato de trabalho, pois faz parte dos poderes do empregador escolher os empregados para gerenciar a empresa.

É correto o empregador retirar o empregado de uma função de confiança sem direito a gratificação e outras garantias Mesmo que ele esteja na função por 15 anos?

De acordo com a Súmula 372 do TST, se o empregador, sem justo motivo, reverter o empregado a seu cargo efetivo após mais de dez anos de exercício na função, não poderá retirar-lhe a gratificação, tendo em vista o princípio da estabilidade financeira.

Quem tem função gratificada pode receber hora extra?

"O pagamento de horas-extras a servidores ocupantes de cargos em comissão e a servidores que desempenham função gratificada é considerado incompatível com a natureza das funções que demandam, eventualmente, jornada de trabalho além do horário normal de expediente."

Quais os cargos de confiança?

O que é um cargo de confiança? O que caracteriza um cargo de confiança é a responsabilidade do profissional que irá assumi-lo, pois ele é escolhido pelo empregador para exercer função gestora dentro da empresa. Normalmente, são gerentes, diretores ou chefes de departamento.

Quais são os cargos de confiança de uma empresa?

Cargo de confiança é uma função desempenhada por um profissional que recebe o poder de gestão sobre alguma determinada operação. Exemplos comuns são os gerentes, coordenadores e diretores, ou seja, posições importantes para o funcionamento de uma empresa ou startup.

Artigo anterior
Quantas páginas por dia é bom ler?
Artigo seguinte
Como se faz um plano de marketing?