Quem tem a posse indireta pode Usucapir?

Perguntado por: Renata Andreia Branco Fonseca  |  Última atualização: 5. Oktober 2024
Pontuação: 4.9/5 (3 avaliações)

Qualquer espécie de posse, desde que com ânimo de ser dono, é apta a ensejar a legitimidade para pleitear a usucapião de bem imóvel, inclusive a indireta, exercida pelo locador.

Qual posse não gera usucapião?

- Para a aquisição da propriedade por usucapião é indispensável a presença de posse mansa, pacífica, prolongada e com caráter de dono. Não há posse com animus dominus daquele que detém a coisa, embora por longo tempo e de boa-fé, se exercida de forma transitória, gratuita, precária, por concessão de outrem.

O que pode impedir o processo de usucapião?

O processo de usucapião pode ser impedido quando o verdadeiro proprietário retoma o controle do imóvel ou quando o possuidor perde a posse, pode impedir a usucapião. Além disso, a falta de "animus domini", ou seja, a intenção de possuir o imóvel como se fosse o verdadeiro proprietário, também pode ser um impedimento.

É possível usucapir por posse injusta?

Devemos verificar também que a posse injusta também pode gerar usucapião. Com a cessação da violência e clandestinidade, a mera detenção passa a ser posse, e a partir deste momento será ad usucapionem.

Como funciona a posse indireta?

A posse indireta é aquela exercida por quem detém todos os outros direitos, a não ser o de uso (já que esse é exercido em nome do possuidor direto). Trata-se, assim, do verdadeiro proprietário do bem, aquele que possui a ampla gama de poderes relacionados à propriedade e que sobre eles, tem poder de decisão.

Quem tem a posse indireta pode fazer Usucapiao ?

43 questões relacionadas encontradas

Como se comprova a posse indireta?

Já a posse indireta, por outro lado, ocorre quando alguém possui a posse do imóvel por meio de outra, como em um contrato de locação, por exemplo. Nesse caso, o proprietário legal possui a posse indireta por meio do locatário, que possui a posse direta.

Quem tem a posse indireta?

Já a posse indireta é quando o possuidor não está fisicamente com o bem, mas tem o papel de dono.

É possível usucapião de posse?

Alguns tipos de "posse" não levarão nunca à Usucapião. O exame do caráter da posse é primordial no manejo das regularizações através da Usucapião, seja ela pela via JUDICIAL, seja ela pela via EXTRAJUDICIAL.

Quem já tem imóvel pode usucapir?

A lei proíbe a usucapião por quem já tenha outro imóvel, mas o colegiado entendeu que não era este o caso, pois ser dono da metade de um apartamento não significa ter moradia própria.

Qual situação será permitido usucapir a herança ou não?

O herdeiro que tem a intenção de realizar a usucapião, deve provar que durante todo o tempo que esteve no imóvel, a posse foi totalmente exclusiva. Isso quer dizer que apenas ele deve ter residido e utilizado o imóvel, sem que a posse tenha sido dividida entre outros herdeiros.

O que descaracteriza usucapião?

Havendo a qualquer tempo contestação da posse pelo proprietário legítimo, fica descaracterizada a usucapião. Posse contínua e duradoura: Cada modalidade de usucapião estabelece um prazo mínimo de posse para aquisição do direito à propriedade por usucapião.

Quem tem legitimidade para contestar usucapião?

O proprietário do imóvel pode se defender dessa ação apresentando contestação, na qual deverá demonstrar que não estão presentes os requisitos legais para a Usucapião pretendida pelo autor da ação.

Quantos anos demora para resolver uma ação de usucapião?

Para você ter uma ideia, o judicial demora, em média, 5 anos. Mas pode ultrapassar os 15 anos. Já no cartório, o tempo médio é de 120 dias. Por isso, o processo tem um custo menor por ser mais rápido, ter menos documentações gerais e não levar tempo para discussões.

O que tira a posse mansa e pacífica?

ii. a posse seja mansa e pacífica, ou seja, exercida sem oposição. Assim, se o proprietário do bem tomou alguma providência na área judicial, fica descaracterizada a posse ad usucapionem.

O que é preciso para comprovar usucapião?

Residir no imóvel é uma das formas mais evidentes de demonstrar a posse. A comprovação de residência pode ser feita por meio de contas de luz, água, telefone, ou qualquer outro documento oficial em nome do possuidor, que ateste o uso do imóvel para fins de habitação.

Quais são os 4 requisitos básicos para todas e quaisquer espécies de usucapião?

Quais são os requisitos principais da usucapião?
  • Posse com intenção de dono.
  • Posse mansa e pacífica.
  • Posse contínua e duradoura.
  • Posse de boa-fé e com justo título.

Quem não paga IPTU tem direito a usucapião?

Não pagar IPTU não impede a usucapião. O que importa é a posse do imóvel por um tempo determinado, sem violência ou oposição. Mas é bom pagar o IPTU para evitar problemas com o fisco e comprovar a posse. Portanto, mesmo quem não paga IPTU tem sim direito a usucapião.

Quais são as 5 modalidades de usucapião?

Quais são as 5 modalidades de usucapião? Existem diferentes tipos, como usucapião extraordinária, ordinária, familiar, rural, urbano, entre outras, cada uma com seus requisitos específicos.

O que necessário para provar o tempo de posse?

O registro do imóvel em cartório é uma documentação oficial que pode ajudar a comprovar a posse, incluindo informações sobre a aquisição da propriedade e eventuais transferências ao longo do tempo. Fotos datadas do imóvel ao longo dos anos também podem ser utilizadas como evidência.

Quem tem contrato de compra e venda pode fazer usucapião?

Segundo o relator, a jurisprudência também pacificou que "o contrato de promessa de compra e venda constitui justo título apto a ensejar a aquisição da propriedade por usucapião".

Qual o tipo de usucapião mais rápido?

A usucapião extrajudicial é a forma mais rápida de converter a posse de um imóvel em propriedade pelo uso, desde que não exista indício de disputa da área. Apesar de ser um procedimento menos burocrático, alguns requisitos precisam ser preenchidos, para que o possuidor consiga a propriedade do bem.

O que é posse indireta exemplos?

Um bom exemplo é um contrato de locação, o locador (aquele que dá o imóvel a quem paga o preço) tem a posse indireta, e o locatário (aquele que fica na coisa e paga o aluguel) tem a posse direta.

Quem tem a posse é dono?

Ou seja, a posse é a exteriorização da propriedade, é uma conduta de dono, sendo diferenciada da detenção quando a lei assim o estabelecer. Isso significa que aquele que é proprietário é também possuidor, mas nem todo possuidor é também proprietário.

Qual a diferença entre detentor é possuidor indireto?

Considera-se possuidor todo aquele que tem de fato o exercício, pleno ou não, de algum dos poderes inerentes à propriedade. A detenção é aquela situação em que alguém conserva a posse em nome de outro e em cumprimento às suas ordens e instruções.

O que é posse indireta do imóvel?

Exerce a posse indireta o proprietário da coisa, o qual, apesar de possuir o domínio do bem, concede ao possuidor direto o direito de possuí-la temporariamente. É o caso do locador, proprietário do imóvel que, ao alugá-lo, transfere a posse direta da coisa ao locatário.

Artigo anterior
O que significa 47 xx +21?
Artigo seguinte
Como contar os pontos no truco?