Quem sofre de hipotireoidismo pode doar sangue?

Perguntado por: Cláudio Correia Faria  |  Última atualização: 1. Mai 2025
Pontuação: 5/5 (12 avaliações)

Quem tem hipotireoidismo pode doar sangue? O hipotireoidismo compensado com medicação não é contraindicação para a doação, exceto se for de causa imune (por exemplo, secundário à tireoidite de Hashimoto). Neste caso, é causa de inaptidão definitiva por ser uma doença autoimune.

Porque quem tem hipotireoidismo não pode doar sangue?

Os hormônios tireoidianos têm influência na eritropoiese, que é o processo de produção de glóbulos vermelhos na medula óssea. Desta maneira, alterações nos níveis dos hormônios tireoidianos podem afetar a produção de glóbulos vermelhos, levando a condições como anemia.

Quem faz uso de Puran t4 pode doar sangue?

Olá, o uso de puran não contraindica a doação de sague, desde que você esteja bem controlada do hipotireoidismo. Pode sim.

Quem tem hipotireoidismo pode doar órgãos?

Alguns exemplos de impedimentos definitivos (não pode doar):

Hipertireoidismo e Tireoidite de Hashimoto (Hipotireoidismo autoimune);

Quais são as pessoas que não podem doar sangue?

Doenças que impedem a doação: doenças hematológicas, cardíacas, renais, pulmonares, hepáticas, autoimunes, diabetes, hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose, câncer, sangramentos anormais, convulsões, ou portadores de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue como Doença de Chagas, Hepatite, AIDS, Sífilis.

Quem usa hormônios pode doar sangue?

22 questões relacionadas encontradas

Quem tem hipotireoidismo de Hashimoto pode doar sangue?

O hipotireoidismo compensado com medicação não é contraindicação para a doação, exceto se for de causa imune (por exemplo, secundário à tireoidite de Hashimoto). Neste caso, é causa de inaptidão definitiva por ser uma doença autoimune.

Como saber se estou apto a doar sangue?

O que é preciso para doar?
  1. Estar em boas condições de saúde;
  2. Apresentar documento oficial de identidade com foto;
  3. Ter idade entre 16 e 69 anos, sendo que os candidatos a doadores com menos de 18 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou por responsável legal;
  4. Pesar no mínimo 50 Kg com desconto de vestimentas;

Quem tem hipotireoidismo não pode fazer?

Moderar o consumo de soja e produtos a base de soja, pois estudos tem verificado associação entre consumo excessivo desses alimentos e hipotireoidismo; As brássicas, brócolis, couve-flor, couve-de- bruxelas, couve-manteiga, nabo, rabanete, repolho, além de alho e cebola são fontes de glicosinolatos.

O que uma pessoa com hipotireoidismo não pode comer?

Deve-se evitar alimentos ricos em sal, gorduras saturadas e carboidratos simples e limitar o consumo de soja e seus derivados, uma vez que estes interferem na atividade hormonal da tireoide. Recomenda-se remover completamente da dieta o álcool, o tabaco e a cafeína.

Quem tira a tireoide fica com hipotireoidismo?

Quais são os riscos e consequências da tireoidectomia? Uma das consequências da retirada total da glândula tireoide é o hipotireoidismo, desencadeado pela parada de produção dos hormônios da mesma.

Pode doar sangue tomando remédio para tireoide?

Quem tem hipo ou hipertireoidismo pode doar sangue? Quem tem hipotireoidismo pode doar sangue, mas é sempre importante consultar um médico. Já para quem tem hipertireoidismo, a doação é proibida, mesmo que a doença esteja sendo tratada.

Quem tem tireoide não pode doar sangue?

Fez ou faz uso de algumas drogas ilícitas nos últimos 12 meses. Tatuagem ou piercing são inaptos por 6 meses (piercing em região oral ou genital são 6 meses após a retirada). Quem tem hipertireoídismo ou tireóide de Hashimoto. Quem fez endoscopia há menos de seis meses.

Quem tem hipotireoidismo sente muito calor?

Embora não seja tão comum, o hipotireoidismo pode causar fogachos sim.

Porque quem tem hipotireoidismo não pode comer couve?

Vegetais como couve, brócolis, couve-de-bruxelas e couve-flor consumidas de forma crua em excesso podem resultar em uma redução da captação de iodo pela glândula tireoide. A consequência disso é um déficit na síntese hormonal, levando, inclusive, a outras disfunções na glândula.

Porque a pessoa que tem hipotireoidismo engorda?

O que engorda é a comida. O hipotireoidismo pode ajudar a aumentar o peso porque o paciente gasta menos energia. Mas, se balancear a ingestão de alimentos, a tendência é não ganhar peso ou a alteração ser irrelevante. Por isso, os médicos afirmam que não se deve associar o hipotireoidismo a obesidade.

Como uma pessoa com hipotireoidismo pode emagrecer?

A faixa etária, a genética e outros distúrbios que não o hipotireoidismo, podem acarretar em dificuldade de perda de peso. Porém, se o hipotireoidismo estiver descompensado, este pode representar um fator a mais a dificultar o emagrecimento.

Como é a crise de hipotireoidismo?

A face fica edemaciada, a voz rouca e a dicção lenta, as pálpebras caem e os olhos e face ficam inchados. Normalmente, apenas um exame de sangue é necessário para confirmar o diagnóstico. A maioria das pessoas com hipotireoidismo precisa ingerir hormônio tireoidiano pelo resto da vida.

Qual a melhor fruta para hipotireoidismo?

Maçãs, peras, ameixas e frutas cítricas são abundantes em pectinas, que ajudam a desintoxicar o mercúrio – um dos principais metais que estão ligados a problemas de tireoide. Sementes de abóbora, sementes de girassol e nozes são ricas fontes de zinco.

Qual é o melhor alimento para quem tem hipotireoidismo?

são: ostras, carnes vermelhas, carnes de aves, feijão, nozes e grãos integrais, cereais, leite e derivados também são boas fontes, visto que podem ser fortificados com zinco. abóbora, pois possui tirosina - aminoácido importante na síntese dos hormônios tireoidianos.

Quais os piores sintomas do hipotireoidismo?

Depressão, desaceleração dos batimentos cardíacos, intestino preso, menstruação irregular, falhas de memória, cansaço excessivo, dores musculares, pele seca, queda de cabelo, ganho de peso e aumento de colesterol no sangue estão entre os sintomas do hipotieroidismo.

Quando o hipotireoidismo é preocupante?

O resultado deste exame deve ser analisado com base nos seguintes valores de referência: <4,5 μUI/mL: níveis normais de TSH no sangue, com baixa probabilidade de hipotireoidismo. de 4,5 a 10 μUI/mL: alteração no nível de TSH no sangue, podendo indicar um caso de hipotireodismo.

Quando o hipotireoidismo é grave?

Quando o hipotireoidismo não é tratado, o risco é o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como insuficiência cardíaca, aumento do colesterol —o que poderia obstruir as artérias, impedir o fluxo normal da circulação e levar ao infarto.

Quais exames são feitos na hora de doar sangue?

São realizados exames sorológicos (HIV, HTLV, Hepatite B e C, sífilis e Chagas) em todas as doações de sangue, porém existe um período denominado janela imunológica (ou sorológica) em que uma pessoa pode estar infectada e não ser detectado pelos exames.

Quais testes são feitos na doação de sangue?

Pesquisa de Hemoglobina S; Sorológicos: Sífilis, doença de Chagas, hepatite B, hepatite C, HIV, HTLV I/II.

Quais são as perguntas que são feitas para doar sangue?

É feita uma triagem mais detalhada, em que o candidato à doação é questionado sobre o seu estado de saúde, alimentação, histórico de doenças, uso de medicação, viagens, entre outras perguntas.

Artigo anterior
Como conservar banana?
Artigo seguinte
Qual é o maior rio de água doce do mundo?