Quem sofre de epilepsia pode se aposentar?

Perguntado por: Helena Lara de Moura  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (54 avaliações)

O portador de epilepsia pode fazer jus à aposentadoria da autarquia previdenciária. O benefício a ser concedido dependerá da análise do caso em concreto, podendo ser até aposentadoria da pessoa com deficiência.

Quem tem epilepsia têm direito a algum benefício?

A epilepsia dá direito a benefício do INSS? Nos casos em que a epilepsia causar incapacidade para o trabalho, é possível sim receber um benefício do INSS, como auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez.

Como se aposentar por epilepsia?

O paciente portador da epilepsia deverá passar por uma perícia médica realizada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Durante a perícia é possível o paciente estar acompanhado de um médico particular de sua confiança, sendo de responsabilidade do paciente custear a presença do profissional.

Quem tem epilepsia é deficiente?

Assim, um paciente, independentemente de seu diagnósitco específico, só será classificado como pessoa com deficiência quando seu quadro clínico assim o justificar. Tal regra vige para qualquer doença, incluindo a epilepsia.

Qual valor da aposentadoria por epilepsia?

A necessidade desse auxílio também é verificada por perícia, e, excepcionalmente, esse adicional poderá extrapolar o teto previdenciário para o pagamento do benefício (R$ 6.433,57 em 2021).

APOSENTADORIA para quem sofre de Epilepsia

16 questões relacionadas encontradas

Qual o valor de um auxílio-doença?

O benefício corresponde a 91% do salário-de-benefício, que é a média de 100% dos salários recebidos pelo trabalhador ao longo da carreira. Em outras palavras, se o trabalhador contribuiu por dois anos, todo o valor recebido no período é somado e então divido por 24 (total de meses de contribuição).

Qual é o CID da epilepsia?

CID10 - G40 - Epilepsia.

Quem tem epilepsia têm comorbidade?

Não. As pessoas com epilepsia não são consideradas como imunodeficientes. Poderão, no entanto, ter doenças associadas à epilepsia que alteram o sistema imune ou fazer tratamentos que provoquem algum grau de imunossupressão (por exemplo corticoides ou ACTH).

Quem tem epilepsia pode trabalhar?

Epilepsia e atividades laborais

Os pacientes com epilepsia compensada podem e devem realizar as atividades normalmente, com o benefício adicional da manutenção da autoestima de tais indivíduos.

Que tipo de doença e epilepsia?

A epilepsia é uma condição neurológica bastante comum, acometendo aproximadamente uma em cada 100 pessoas. A doença é caracterizada pela ocorrência de crises epilépticas, que se repetem a intervalos variáveis.

Qual o tempo de vida de uma pessoa com epilepsia?

O paciente com epilepsia não pode ter uma vida normal

A epilepsia é uma condição que pode ter cura. E, mesmo quando a cura não é possível, as crises epilépticas podem ser bem controladas com o tratamento adequado. Nesses casos, é possível ter uma vida normal, podendo trabalhar, estudar, dirigir, praticar esportes etc.

Qual o tipo de epilepsia mais grave?

Além disso, quando a pessoa apresenta convulsões epilépticas generalizadas que causam perda abrupta da consciência, enrijecimento do corpo, tremores generalizados, perda do controle da bexiga ou mordida na língua, são chamadas de epilepsia tônico-clônica e é considerada o tipo mais grave de epilepsia.

Quais são as sequelas da epilepsia?

Segundo o Dr. Galvão, uma crise epilética raramente deixa sequelas, mas pacientes com crises persistentes (estado de mal epilético) podem sofrer lesões cerebrais definitivas se não forem controlados. A maior parte das crises epiléticas têm o seu início na infância e na adolescência.

O que uma pessoa com epilepsia não pode fazer?

Não ingerir bebidas alcoólicas, evitar o jejum prolongado e a privação de sono são fatores importantes para impedir casos futuros de crise epiléptica.

Quanto custa uma cirurgia de epilepsia?

A cirurgia, no entanto, custa R$ 180 mil e o convênio só cobriu metade dos custos.

Como a epilepsia pode matar?

Estudos sugerem que a morte súbita ocorra nesses casos, porque durante as crises, as regiões do cérebro que controlam a respiração e os batimentos do coração possam ser "desligadas", ou parem de funcionar de forma adequada.

Quem toma remédio para Convulsao pode dirigir?

Assim as pessoas com epilepsia poderão conduzir veículos automotores desde que cumpram as normas determinadas pelo DETRAN na resolução no 425 de 27 de novembro de 2012 que dispões sobre aptidão física, mental e psicológica daqueles que pleiteiam a Carteira Nacional de Habilitação, CNH.

Quem tem epilepsia pode ser pai?

Algumas pessoas não herdam a epilepsia, mas herdam uma forma leve de convulsão. Algumas crianças nascem com alterações em genes específicos que causam o desenvolvimento da epilepsia. À exceção das crianças com esclerose tuberosa, menos de 15 em cada 100 crianças nascidas de pais com epilepsia herdarão a doença.

O que é epilepsia crônica?

A epilepsia é uma doença crônica com crises recorrentes de forma imprevisível. As crises epilépticas são o resultado de uma disfunção temporária do cérebro causada por descargas elétricas hipersincrônicas anormais dos neurônios corticais.

Qual é a causa da epilepsia?

A epilepsia é uma condição médica em que por um determinado período de tempo, há um mau funcionamento do cérebro, causado pela emissão de sinais, descargas ou impulsos elétricos incorretos emitidos pelos neurônios, que são as células que fazem parte do cérebro.

O que é CID G40 4?

CID 10 G40. 4 Outras epilepsias e síndromes epilépticas generalizadas – Doenças CID-10.

O que significa F70?

CID10 - F70 - Retardo Mental Leve.

Qual o valor do auxílio doença 2021?

Qual é o valor do auxílio doença? Pela nova regra da Reforma da Previdência, o valor do auxílio doença corresponde a 91% do salário de benefício, que, por sua vez, consiste na média aritmética simples de todos os salários de contribuição.

Qual valor do auxílio doença 2020?

7 – Qual o valor do auxílio-doença? De acordo com art. 61 da Lei 8.213/91, a renda mensal do auxílio-doença corresponde a 91% do salário de benefício.

Artigo anterior
Qual o tempo para corrida de 5km?
Artigo seguinte
Para que serve a tonfa?