Quem secreta Beta hCG?

Perguntado por: Victória Madalena Borges  |  Última atualização: 3. Februar 2022
Pontuação: 4.7/5 (23 avaliações)

A Gonadotrofina Coriônica humana (hCG) é um hormônio produzido pela placenta que impede a destruição do corpo lúteo e estimula a produção de esteroides.

Quem secreta o hCG?

HCG (Human Chorionic Gonadotropin) refere-se ao hormônio gonadotrofina coriônica humana. Este hormônio é amplamente utilizado como um teste de gravidez. Ele é produzido por um grupo de células chamado trofoblasto que dá origem à placenta.

O que libera hCG?

O beta-hCG é uma subunidade, exclusiva para a gestação, presente na formação do hCG. Sua liberação no organismo ocorre quando o embrião se conecta à parede uterina e, por isso, o exame consegue detectar os níveis do hormônio na urina ou no sangue e indicar a gravidez.

Quando se inicia a produção de hCG?

O embrião começa a produzir hCG cerca de seis a sete dias após a fertilização e aumenta a taxa rapidamente, principalmente depois de implantado no útero. ... Um resultado positivo significa que há hCG na urina.

Que tecido é responsável pela produção da gonadotrofina coriônica humana?

O hCG é produzido pela placenta na gestação normal, pela doença trofoblástica gestacional (DTG), em mulheres que estão ou estiveram grávidas, nas neoplasias de origem germinativa, por tumores não-trofoblásticos e também em tecidos normais, incluindo testículo e hipófise humana.

Diferença do beta HCG qualitativo para o beta HCG quantitativo

34 questões relacionadas encontradas

Onde é produzida a gonadotrofina coriônica?

Interpretação: A gonadotrofina coriônica é um hormônio glicoprotéico produzido pelas células do sinciciotrofoblasto da placenta.

O que é hCG e qual sua função?

Hormônio hCG e sua função na gravidez

O hCG é um hormônio que carrega a responsabilidade não só dos sintomas iniciais da gestação, como também é considerado um dos hormônios mais importantes dessa fase. Isso porque ele é incumbido de impedir a destruição do corpo lúteo nas primeiras semanas de gestação.

Quando o Beta HCG é produzido?

Normalmente, após as 9-10 semanas de gravidez, os níveis de hCG diminuem.

Quantas semanas o beta da Positivo?

A coleta do exame é recomendada após 10 dias de fecundação, que é quando é possível ter maior assertividade nos resultados. Se o resultado for positivo, entre a 11ª e 14ª semana ou a 20ª e 24ª semana da gravidez é recomendado o ultrassom morfológico para acompanhamento dos detalhes da gestação.

É possível produzir hCG e não está grávida?

Sim, é possível o Beta-hCG estar positivo e a mulher não estar grávida. Isso é chamado de teste falso positivo e ocorre em casos de tumores germinativos (ovarianos ou testiculares - isto é, o Beta-hCG pode ser positivo inclusive em homens, que obviamente não estarão grávidos).

O que faz aumentar o hCG?

Existem algumas doenças que fazem com que os níveis de HCG no corpo de uma mulher subam mesmo sem ela estar grávida. São doenças como tumores que produzem hormônios, o que pode acontecer até mesmo com homens em alguns casos. Algumas das doenças mais comuns são a neoplasia trofoblástica gestacional e a mola hidatiforme.

O que pode aumentar o hCG no sangue?

Normalmente acontece esse diagnóstico quando há morte fetal ou em mulheres que estão fazendo tratamento à base de Beta HCG. Algumas doenças e tumores podem elevar a dosagem de HCG, portanto se a elevação ocorrer no sexo masculino ou em mulheres não grávidas deve-se consultar um especialista.

Qual pico do hCG?

O Beta hCG pode ser detectado no sangue de uma mulher grávida entre o 8º e o 11º dia após a concepção. Seus níveis aumentam rapidamente ao passar dos dias, atingindo um pico entre 9 a 12 semanas (em torno de 90 dias).

Como é produzido o Beta-hCG?

O hormônio beta HCG, também chamado de gonadotrofina coriônica humana, é produzido durante a formação da placenta, pelo trofoblasto, uma estrutura do embrião. Ele pode ser detectado no sangue a partir de 6 dias após a fecundação do óvulo. E com o passar do desenvolvimento da placenta, a taxa de hormônio vai aumentando.

O que acontece quando o hCG diminui?

A partir da 12ª semana de gestação, é normal que o seu exame de beta-hCG comece a diminuir. Isto acontece devido ao aumento da progesterona, um dos hormônios responsáveis pela nutrição do feto. Deste modo, a gravidez evolui sem complicações e você deve seguir com o seu acompanhamento pré-natal.

Como saber se o beta está evoluindo?

A melhor forma de saber se a gestação está evoluindo de modo normal é mesmo com a realização de uma ultrassonografia obstétrica trans-vaginal onde poderá ser visualizado o embrião com batimentos cardíacos presentes em torno da sétima semana de gestação, ou seja, após um atraso menstrual de 3 semanas, 21 dias.

Quanto deve aumentar o Beta-hCG em 48 horas?

Em gestações normais, o beta-hCG sérico dobra de valor a cada 48 horas, enquanto nas gravidezes inviáveis (abortamento ou GE) o aumento, neste período de 48 horas, é de 66%2,3.

Quando o resultado de gravidez da 2-0 mUI mL?

Resultados de Beta-hCG inferiores a 2 indicam que o exame deu negativo. Os valores de referência do Beta-HCG podem variar de laboratório para laboratório e de acordo com fatores individuais. Em geral, valores de Beta-hCG entre 0 e 25 indicam resultado negativo.

Como saber se está grávida de uma semana?

Primeiros 7 dias
  1. Corrimento vaginal cor-de-rosa. ...
  2. Corrimento mais espesso. ...
  3. Cólica e inchaço abdominal. ...
  4. Cansaço fácil e sono excessivo. ...
  5. Mamas sensíveis e escurecimento da aréola. ...
  6. Atraso ou falta da menstruação. ...
  7. Dor no fundo das costas. ...
  8. Aversão a cheiros fortes.

Quantos dias após a relação posso saber se estou grávida?

Caso a mulher tenha tido uma relação desprotegida e se encontra no período fértil, o ideal é que faça o teste de gravidez de urina ou de sangue. Este teste deve ser realizado após o atraso da menstruação, no mínimo, 7 dias após o contacto intimo, para que o resultado seja o mais correto possível.

É normal ter hCG no sangue?

O resultado do exame de sangue indica que a mulher está grávida quando os valores do hormônio beta-HCG são maiores que 5,0 mlU/ml. É recomendado que o exame de sangue para detectar a gravidez só seja feito após 10 dias da fecundação, ou no primeiro dia após o atraso menstrual.

Quais os sintomas do hCG no sangue?

Os sinais mais conhecidos são as náuseas e/ou vômito, que acontecem nas primeiras semanas. Esses sintomas são causados devido ao aumento dos níveis de HCG, que indicam o início da gestação. Por ocorrerem com maior frequência pela manhã, são referidos como “enjoo matinal”, porém podem acontecer a qualquer horário.

É possível exame Beta hCG dar errado?

Sim. O exame de sangue para dosagem de beta hCG é o teste de gravidez mais confiável, mas ele pode dar errado em algumas ocasiões. A falha mais frequente acontece quando o exame de beta hCG é realizado em uma fase muito precoce da gestação, até uma semana antes do atraso menstrual, gerando um resultado falso-negativo.

Qual é o hormônio responsável pela gravidez?

Hormônio beta-HCG

Hormônio produzido pelo ovário logo após a concepção. A detecção de sua presença no organismo é o indício em que se baseia grande parte dos testes de gravidez. Associado à progesterona, o beta-HCG tem papel fundamental na manutenção da gravidez durante o primeiro trimestre.

Artigo anterior
Porque o medo da mudança?
Artigo seguinte
Qual animal com a letra A?