Quem são os povos astecas?

Perguntado por: Miguel Paulo Monteiro de Campos  |  Última atualização: 28. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (73 avaliações)

Os astecas foram uma civilização pré-colombiana que se desenvolveu no território do atual México. ... Os astecas foram uma das principais civilizações pré-colombianas (conjunto de povos que habitavam o continente americano antes da chegada dos europeus) e viviam na região da Mesoamérica.

Quem eram os astecas e onde viviam?

O povo asteca vivia na região da Mesoamérica e sua capital Tenochtitlán existia onde atualmente fica a Cidade do México. Os astecas tiveram um poder centralizado até o ano de 1521. A derrocada deles começou quando chegaram os espanhóis no ano de 1519.

Quais são as principais características dos astecas?

A sociedade asteca era hierarquizada e rigidamente dividida. Era comandada por um imperador, chefe do exército. Desenvolveram muito as técnicas agrícolas e construíram obras de drenagem. O artesanato deste povo era riquíssimo, destacando-se a confecção de tecidos, objetos de ouro e prata e artigos com pinturas.

Como eram conhecidos os astecas?

Os astecas, portanto, são conhecidos como povos pré-colombianos e mesoamericanos. A região, mais precisamente falando, na qual instalaram-se é conhecida como Vale do México e fica na região central do México.

Como era a cultura dos povos astecas?

Assim como os Incas e os Maias, os astecas eram politeístas (acreditavam em vários deuses). Seus principais deuses eram ligados ao ciclo solar ou atividade agrícola. Realizavam culto aos deuses com sacrifícios humanos – era bastante normal esses sacrifícios diariamente.

Os astecas | Tempo de Estudar | História | 7º ano

28 questões relacionadas encontradas

Qual o destaque da cultura asteca?

O maior destaque na cultura asteca ficava por conta da sua arquitetura, onde as imensas pirâmides se destacam e intrigam historiadores. ... Os Astecas tinham ainda técnicas avançadas na construção de rampas de transporte, palanques, represas e obras de irrigação. Também possuíam domínio com a escrita pictórica.

Qual é a cultura dos incas?

Os incas eram politeístas, pois acreditavam em vários deuses. Estes deuses incas estavam ligados à natureza. Portanto, havia deus do trovão, da chuva, do sol, do vento, etc. ... Grande parte dos rituais religiosos acontecia na cidade de Machu Picchu, o vale sagrado dos incas.

O que é uma Chinampa?

Os chinampas (em náhuatl, chinamitl = muro ou cerca de juncos e apam = terreno plano), também chamados de canteiros elevados ou flutuantes, são sistemas agrícolas tradicionais construídos por povos mesoamericanos em áreas alagadas.

Qual é a origem dos astecas?

Os astecas são originários de outra civilização pré-colombiana conhecida como mexicas. Os mexicas, segundo os historiadores, estabeleceram-se no Vale do México provavelmente após migrarem da região Sul do atual Estados Unidos e Norte do México para a região central do atual território mexicano.

Por que os astecas eram politeístas?

Assim como os romanos, os astecas incorporavam à sua religião divindades dos povos que conquistavam. O povo asteca era politeísta, isto é, acreditavam em mais de um deus, e algumas divindades eram elementos naturais como a água, a terra, o fogo, o vento e a lua.

Quais são as principais características dos maias incas e astecas?

Os maias, assim como incas e astecas, eram politeístas e suas divindades eram associadas a forças da natureza. O Império Maia construiu pirâmides com escadarias, prova de que possuíam grande conhecimento em engenharia e arquitetura. Além disso, produziram esculturas em terracota e costumavam manusear cerâmica e cobre.

Quais as principais características sociais e econômicas entre os astecas?

A agricultura, o comércio e a cobrança de impostos eram os principais elementos da economia dos astecas. O trabalho no Império Asteca era diversificado. Existiam os trabalhadores livres (comerciantes, artesãos, etc.) e os que trabalhavam em regime de servidão.

Quais são as principais características dos povos incas?

Cultura e arte inca

A grandiosidade da arquitetura e da engenharia dos incas se apresentam através de palácios, casas, templos, fortalezas, pontes, túneis, estradas, canais e aquedutos. Os incas não tinham escrita, mas eles transmitiam suas ideias e conhecimentos através da oralidade e dos desenhos.

Qual a origem dos astecas e como eles conseguiram formar o seu império?

O grande Império Asteca havia sido construído por povos mesoamericanos a partir do século XIV. Com a conquista deles, os espanhóis iniciaram a colonização da região que hoje corresponde ao México. Não pare agora... ... A conquista do Império Asteca foi liderada pelo espanhol Hernán Cortés.

Quando os astecas viveram?

Os astecas eram uma cultura mesoamericana que floresceu no centro do México no período pós-clássico, de 1300 a 1521. Os povos astecas incluíam diferentes grupos étnicos do México central, particularmente aqueles grupos que falavam a língua náuatle e dominaram grandes partes da Mesoamérica entre os séculos XIV ao XVI.

Onde surgiram as primeiras civilizações astecas?

Os astecas, de acordo com sua própria história lendária, surgiram de sete cavernas a noroeste da Cidade do México.

Que es una chinampa y para que sirve?

Chinampa é um tipo de canteiro flutuante construído de madeira trançada sobre áreas lacustres, nos quais realizava-se o cultivo de algumas plantas e floresta imaginárias e, onde se desenvolviam muitas flores.

O que eram as chinampas é porque elas foram criadas?

As chinampas foram o revolucionário método de produção agrícola utilizado pelos astecas. Consistiam, a partir de material orgânico, na construção de ilhas artificiais colocadas para flutuar sobre as águas do lago Texcoco.

O que são as chinampas é de que civilização Pré-colombiana faz parte?

O cultivo agrícola dos astecas era considerado muito próspero, e os historiadores atribuem isso à técnica de cultivo utilizada: as chinampas. Nessa técnica, os astecas desenvolviam ilhas artificiais nos canais do lago Texcoco utilizando material orgânico do fundo do lago.

Qual a cultura e religião dos incas?

A religião inca era politeísta, o que significa que ela possuía muitos deuses. A divindade suprema era Viracocha, mas o deus mais importante dos incas era Inti, o deus Sol. Outros deuses que os incas acreditavam eram Ilyap'a, considerado deus da chuva, e Mama Kilya, deusa Lua.

Qual é o legado cultural dos incas?

Um legado duradouro

Hoje, muitas das tradições que os Inca realizaram vivem nos Andes. A fabricação de têxteis ainda é popular. Os alimentos que eles comem são consumidos em todo o mundo e sítios arqueológicos como Machu Picchu são atrações turísticas populares.

Qual é a religião dos incas?

Acreditavam que agricultura, religião e astronomia estavam interligadas. Já em relação às crenças, os incas eram um povo de constituição politeísta e acreditavam em vários deuses. "A vida e a fé estavam ligadas com as forças da natureza. Sol, Lua, Trovão e Vento eram considerados deuses, sendo o Sol o deus regente.

Qual o nome do principal deus dos astecas?

Quetzalcóatl é uma divindade das culturas de Mesoamérica, em especial da cultura asteca, também venerada pelos toltecas e maias. É considerada por alguns pesquisadores como a principal dentro do panteão desta cultura pré-hispânica.

Qual foi o legado deixado pelos astecas?

Além da agricultura, artesanato, arquitetura, etc., os astecas também se destacaram pelos livros que eles deixaram, os quais encontravam-se em grandes bibliotecas nos colégios dos nobres. Em 1519, Hernán Cortés partiu da ilha de Cuba com o objetivo de saquear a civilização Asteca.

Qual era a principal características da sociedade inca?

existência da igualdade social e da coletivização da terra. estrutura social desigual compensada pela coletivização de todos os bens. existência de mobilidade social, o que levou à composição da elite pelo mérito. impossibilidade de se mudar de extrato social e a existência de uma aristocracia hereditária.

Artigo anterior
Quais são os 7 dias úteis?
Artigo seguinte
Qual a diferença do sal mineral para o sal branco?