Quem são os imputáveis?

Perguntado por: Artur Ângelo Neto  |  Última atualização: 1. Juni 2025
Pontuação: 4.1/5 (5 avaliações)

Assim temos que o imputável é aquele que, ao tempo do crime, era maior de 18 anos e possuía plena capacidade de para discernir sobre o caráter ilícito de seu comportamento e agir de acordo com tal discernimento.

Quem pode ser considerado imputável?

Toda pessoa, a partir do início do dia em que completa 18 anos de idade, presume-se imputável. O art. 26, caput, do Código Penal é claro: a imputabilidade deve ser analisada ao tempo da ação ou da omissão. Considera-se, portanto, a prática da conduta.

Quais são as pessoas inimputáveis?

A pessoa inimputável é aquela que não compreende a ilicitude de sua conduta, em razão de doença mental ou desenvolvimento mental incompleto. Os menores de 18 anos também são penalmente inimputáveis.

O que significa uma pessoa imputável?

No Direito Penal, imputabilidade significa a possibilidade de atribuir a autoria ou responsabilidade de um ato criminoso a alguém. Ou seja, uma pessoa imputável é uma pessoa que já pode responder por seus atos e ser condenada a alguma pena por causa deles.

Qual a diferença entre imputável é inimputável?

Contudo, entende-se que o imputável é aquele que possuía capacidade de entendimento no momento da ação. E o inimputável, é aquele que no momento da ação, em razão de enfermidade mental não tem capacidade de entendimento e autodeterminação, o que não leva a ele ser imputado pelo seu ato cometido.

IMPUTÁVEL E INIMPUTÁVEL

33 questões relacionadas encontradas

Quando o réu é inimputável?

A inimputabilidade decorre de doença mental ou desenvolvimento mental incompleto que faz com que o agente não tenha consciência da ilicitude de seus atos.

O que é um crime imputável?

O artigo 26 do Código Penal descreve o conceito do que é um inimputável. Segundo o referido artigo, pessoas que, por doença ou mal desenvolvimento mental, não podiam entender que o ato que cometeram era um crime, e por isso não são penalizadas...

Quem não é penalmente imputável?

O Brasil adotou um critério cronológico, toda pessoa, a partir do início do dia em que completa 18 anos de idade, presume-se imputável, “Art. 27 - Os menores de 18 (dezoito) anos são penalmente inimputáveis, ficando sujeitos às normas estabelecidas na legislação especial” (BRASIL, 1940).

Quem responde pelo inimputável?

2.3 Inimputabilidade na esfera Penal

Na esfera penal, ao contrário da esfera civil, é o agente quem responde pela prática do ato, e não seu tutor. Porém, não sofrerá à imposição de pena, visto que para a fixação de pena é necessária a aferição da culpabilidade, cujo um dos requisitos é a imputabilidade.

O que pode substituir a palavra imputável?

18 sinônimos de imputáveis para 3 sentidos da palavra imputáveis: Atribuir a responsabilidade de algo a alguém: 1 acusáveis, atribuíeis, arguíeis, assacáveis, condenáveis, culpabilizáveis, culpáveis, incrimináveis, inculpáveis, responsabilizáveis.

O que acontece com os inimputáveis?

Esses que não entendem no momento do delito a gravidade do seu ato e por isso, não podem responder pelo que fizeram e são excluídos penalmente, mas ficam sujeitos a medidas de segurança ou às normas estabelecidas na legislação especial.

Quem são os semi inimputáveis?

Quer dizer que o semi-imputavel e aquele que tem desenvolvimento mental incompleto, aquele que tem desenvolvimento mental retardado, embriaguez completa proveniente de caso fortuito ou força maior, e a doença mental.

Quem são os inimputáveis e Semi-imputáveis?

Para que alguém seja considerado inimputável a enfermidade mental deve levar à incapacidade de entendimento e de autodeterminação. O parágrafo único do artigo 26 anuncia a hipótese de imputabilidade com responsabilidade penal diminuída (semi-imputabilidade).

O que significa imputável no direito civil?

Consequentemente, imputável é o agente mental- mente são e desenvolvido, capaz de entender o ca- ráter de sua conduta e de determinar-se de acordo com esse entendimento”30.

O que é uma pessoa Semi-imputável?

Aquele que tem diminuída sua capacidade de compreensão é imputável, justamente porque tinha tal condição (embora em grau menor). Não é correto, portanto, denomina-lo 'semi-imputável'. Tanto é imputável o agente nesse caso que nossa lei comina-lhe uma pena (reduzida).

O que exclui a culpabilidade?

Excludente de culpabilidade é quando uma pessoa comete um crime, mas não é responsabilizada devido a circunstâncias especiais. Exemplos: agir em legítima defesa para se proteger, agir por necessidade extrema, ser forçado a cometer o crime ou ter doenças mentais que impossibilitam entender a ação como errada.

O que é ser isento de pena?

Art. 26. É isento de pena o agente que, por doença mental ou desenvolvimento mental incompleto ou retardado, era, ao tempo da ação ou da omissão, inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento.

Quem tem transtorno mental pode ser processado?

A definição de crime volta a ser independente da imputabilidade do delinqüente e o doente mental não deixa de ser criminoso em decorrência de seu estado, o que é definido nos artigos 1 e 22: Art 1. Não há crime sem lei anterior que o defina.

É crime agredir um doente mental?

Tais atitudes, classificadas como condutas psicofóbicas, podem ser incluídas no Código Penal (Decreto-Lei 2.848/1940) entre as que agravam o crime de injúria, que hoje se referem a ofensas que se referem a raça, cor, etnia, religião, origem ou a condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência.

O que é menor imputável?

Neste sentido, o adolescente é imputável. Não tem a capacidade de ser responsabilizado criminalmente como adulto (outro perfil da imputabilidade), mas isso não quer dizer que não se possa atribuir aos menores de 18 anos a causa eficiente da infração culposa ou dolosa de certa norma penal.

Qual é o contrário de imputável?

O contrário de imputável é: Principais antônimos de imputável: 1 irresponsável, inimputável.

Como se escreve Semi-imputável?

A forma semi-imputávelé [masculino e feminino singular de imputável] .

Porque o menor é inimputável?

Se o menor de dezoito anos comete determinado ato que se subsume a um tipo penal, não se considera que tenha agido sem dolo, tanto que pode ser submetido a medidas socioeducativas estabelecidas na Lei nº 8.069/90. Há, isso sim, caso de inimputabilidade em razão da idade.

É crime chamar alguém de doente?

“Art. 140 – Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro. Pena – detenção, de um a seis meses, ou multa.”

Artigo anterior
Pode tomar 3 clonazepam de uma vez?
Artigo seguinte
Como se extrai o minério de ferro?