Quem são os grandes representantes da psicomotricidade?

Perguntado por: Sebastião Leite  |  Última atualização: 16. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (68 avaliações)

III – Os grandes representantes da psicomotricidade são: Wallon, Le Boulch, Ajuriaguerra e Vitor da Fonseca. IV – A psicomotricidade atua em três campos: educativo, reeducativo e terapêutico.

Quem são os representantes da psicomotricidade?

Henry Wallon (1879-1962), médico, psicólogo e pedagogo, é provavelmente, o grande pioneiro da psicomotricidade, vista como campo científico. Segundo Fonseca (1988), forneceu observações definitivas acerca de desenvolvimento neurológico do recém-nascido e da evolução psicomotora da criança.

Quais são as três principais áreas de atuação da psicomotricidade?

Atualmente, na Psicomotricidade, existem três campos de atuação: reeducação, terapia e educação.

Quem divulgou a psicomotricidade no Brasil?

O início da Psicomotricidade no Brasil ocorreu com profissionais que foram para a França especializar-se em clínica infantil e, depois, em psicomotricidade com Ajuriaguerra e, depois, Bergès, no Henri-Roussele, na escola da equipe de Soubiran, ou com Suzanne Masson, na Salpétrière.

Quem é considerado o pai da psicomotricidade relacional?

André Lapierre. Considerado o pai da Psicomotricidade Relacional, uma vertente da Psicomotricidade que dá ênfase aos aspectos afetivo-emocionais e relacionais do ser humano. A psicomotricidade relacional, segundo o próprio Lapierre, consiste em criar um espaço de liberdade propício aos jogos e brincadeiras.

Objetivos da Psicomotricidade

29 questões relacionadas encontradas

Qual o foco da psicomotricidade relacional?

A Psicomotricidade Relacional prioriza o trabalho em grupo e enfatiza a importância da comunicação corporal e do jogo espontâneo. A prática da Psicomotricidade Relacional traz como um dos seus principais diferenciais a participação ativa da criança na atividade proposta em grupo.

É considerado o pai da psicomotricidade relacional vertente da psicomotricidade que enfatiza os aspectos afetivo emocionais e relacionais do ser humano?

( ) Lapierre é considerado o pai da Psicomotricidade Relacional, vertente da Psicomotricidade que enfatiza os aspectos afetivo-emocionais e relacionais do ser humano. ... “Depois de Wallon, André Lapierre talvez seja o teórico que mais representa a Psicomotricidade.

Qual o nome da maior entidade psicomotricidade no Brasil?

A Associação Brasileira de Psicomotricidade é uma entidade de caráter científico-cultural, sem fins lucrativos e foi fundada com o objetivo de agregar os profissionais que vinham se formando e trabalhando na área. Atualmente, busca a regulamentação da profissão através de projetos de lei. A A.B.P.

Quando a psicomotricidade foi introduzida no Brasil?

No Brasil, a Psicomotricidade foi introduzida em meados da década de 70, trazida por profissionais oriundos da Europa. Nesta época, as práticas eram direcionadas a Educação e Reeducação Psicomotora.

Qual foi a escola que norteou No Brasil os estudos sobre psicomotricidade?

No Brasil, a psicomotricidade foi norteada pela escola francesa. Durante as primeiras décadas do século XX, época da primeira Guerra Mundial, a escola francesa também influenciou mundialmente a psiquiatria infantil, a psicologia e a pedagogia.

Quais são as áreas de atuação da psicomotricidade?

Além de escolas, os psicomotricistas atuam em hospitais e clínicas, com crianças, jovens, adultos e idosos que apresentam alguma necessidade deste tipo de profissional.

Quais os principais elementos da psicomotricidade?

Psicomotricidade
  • Esquema Corporal;
  • Equilíbrio;
  • Lateralidade;
  • Ritmo;
  • Organização espaço-temporal;
  • Tônus;
  • Imagem Corporal;
  • Coordenação global ou motora ampla;

Quais são os elementos básicos da psicomotricidade?

Durante o processo de ensino/aprendizagem, são utilizados alguns elementos básicos da psicomotricidade com mais frequência tais como: lateralidade, orientação espacial e temporal, esquema corporal e coordenação motora.

O que diz Piaget sobre a psicomotricidade?

Segundo Jean Piaget (1987, apud Oliveira, 1997), o desenvolvimento da psicomotricidade está relacionado à importância do brincar, do prazer de agir e do prazer do pensar. O corpo debate a proporção do desenvolvimento humano, isto é, desenvolve-se corpo e mente.

Quem é Dupré?

Em 1909, Enerrst Dupré neuropsiquiatra, iniciou seus estudos na psicomotricidade com estudos clínicos na observação de pacientes e definiu a síndrome da debilidade motora, que é a caracterizada pela presença de sincinesias, paratonias e inabilidades, rompendo a correlação entre a perturbação motora e a síndrome.

Quais principais autores fizeram a distinção entre educação e terapia psicomotora?

Le Boulch aponta correntes distintas na psicomotricidade. Enquanto uma aponta para a educação psicomotora, outra, para a terapia e reeducação psicomotora (LE BOULCH, 1982).

Quando foi fundada a Sociedade Brasileira de psicomotricidade?

A Associação Brasileira de Psicomotricidade

Em 19 de abril de 1980 no Centro de Estudos Carlos Saboya, na Clinica Beatriz Saboya e Ipanema, Rio de Janeiro deu-se a fundação da Sociedade Brasileira de Terapia Psicomotora (SBTP), ligada a Sociedade Internacional de Terapia Psicomotora.

Quando iniciou a psicomotricidade?

É, justamente, a partir da necessidade médica de encontrar uma área que explique certos fenômenos clínicos que se nomeia, pela primeira vez, a palavra PSICOMOTRICIDADE, no ano de 1870. As primeiras pesquisas que dão origem ao campo psicomotor correspondem a um enfoque eminentemente neurológico.

Em que ano surgiu a psicomotricidade?

Justamente, é a necessidade médica de encontrar uma área que explique certos fenômenos clínicos que nomeia, pela primeira vez, o termo psicomotricidade, no ano de 1870.

Quem é Lapierre?

André Lapierre (1923-2008), Francês, formado em 1947, passando a atuar por muitos anos como professor de Educação Física, autor de várias obras, tinha como objeto de estudo o corpo e toda sua estrutura e atividade motora.

Qual é o conselho de psicomotricidade?

CREFITO 1 - Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Primeira Região.

Qual a intenção fundamental do psicomotricista relacional?

A base da teoria da psicomotricidade relacional, criada por André Lapierre, é a concepção global do ser humano. O foco desta terapia está no aspecto relacional e a sua aposta é desenvolver a relação da criança consigo, com o outro e com o mundo através do desenvolvimento da expressão simbólica.

Como surgiu a psicomotricidade relacional?

A Psicomotricidade Relacional é um método criado pelo eminente educador francês André Lapierre, com fundamentos na teoria de Henry Wallon. Difundido no Brasil desde 1983, tem seu alicerce na comunicação não-verbal, enfatiza os aspectos relacionais, psicofísicos, socioemocionais, cognitivos e afetivos do ser humano.

Quais são os aspectos psicomotores na educação infantil?

A criança no período da infância precisa vivenciar ações motoras que contribua para seu desenvolvimento, o aspecto motor, cognitivo e social. O jogo e a brincadeira são formas claras e concretas para que isso ocorra, devido as inúmeras vivências motoras que eles podem proporcionar (OLIVEIRA E BAGAGI, 2009).

Artigo anterior
Quem parar de fumar o pulmão volta ao normal?
Artigo seguinte
Como se bronzear no sol mais rápido?