Quem são os dependentes do falecido?

Perguntado por: Érika Madalena Sousa  |  Última atualização: 14. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (49 avaliações)

1ª Classe: Cônjuge; companheira; companheiro; filho não emancipado menor de 21 anos ou inválido; 2ª Classe: Pais; 3ª Classe: Irmão não emancipado menor de 21 anos ou inválido.

Quem fica com a aposentadoria do falecido?

Quem tem direito a pensão vitalícia? Apenas terão direito à pensão por morte vitalícia os pais do falecido e os cônjuges ou companheiros seguindo dois critérios: o segurado deve ter pago pelo menos 180 contribuições e o dependente deve ter mais de 44 anos.

Como saber quem são os dependentes do INSS?

Dependentes
  1. o cônjuge, a companheira, o companheiro e o filho não emancipado, de qualquer condição, menor de 21 (vinte e um) anos ou inválido ou que tenha deficiência intelectual ou mental que o torne absoluta ou relativamente incapaz, assim declarado judicialmente;
  2. os pais;

Onde consigo pegar a declaração de dependentes?

Ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135. O serviço está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília). Este é um serviço do(a) Instituto Nacional do Seguro Social .

Quando os filhos têm direito à pensão por morte?

O filho maior de 21 anos só receberá a pensão em caso de: Invalidez; Deficiência grave; Deficiência intelectual ou mental.

Dependentes do falecido que recebem a pensão por morte

45 questões relacionadas encontradas

Como é feita a divisão de pensão por morte?

Em resumo, a pensão por morte é dividida igualmente entre esposa e filhos, até que eles não tenham mais direito a ela.

O que é declaração de dependentes do INSS?

A declaração de dependência, que é o documento hábil para comprovar a condição de dependente, é fornecida pela instituição de Previdência ou, se for o caso, pelo órgão encarregado na forma da legislação própria, do processamento do benefício por morte, a pedido do interessado, devendo conter, obrigatoriamente, nome ...

Como obter certidão de dependentes do INSS?

Para solicitar a certidão, você deve seguir estas etapas:
  1. Após fazer login no Meu INSS, clique em Agendamentos/Solicitações;
  2. Clique em Novo Requerimento;
  3. Depois, no campo de pesquisa, procure por dependentes e clique na opção Solicitar Certidão de Inexistência de Dependentes Habilitados à Pensão por Morte;

Quem são considerados os dependentes?

O dependente é a pessoa que se encaixa em uma das definições dadas na tabela de dependentes da Receita Federal. Pode ser o filho, o pai, o companheiro, uma pessoa de quem o contribuinte tenha a guarda judicial.

Como atualizar dependentes no INSS?

Ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135.
...
Trabalho, Emprego e Previdência
  1. Entre no Meu INSS;
  2. Clique no botão Novo Pedido;
  3. Digite o nome do serviço/benefício que você quer;
  4. Na lista, clique no nome do serviço/benefício;
  5. Leia o texto que aparecerá na tela e informe seus dados para avançar.

Quando o marido morre a aposentadoria fica para a esposa?

A viúva tem direito à pensão por morte decorrente do falecimento do marido, conforme falamos anteriormente. Mas, por outro lado, se o marido falecido tinha direito à aposentadoria, mas não havia feito o requerimento, poderá a viúva requerer o benefício previdenciário em forma de pensão por morte.

Quem tem direito a herdar a aposentadoria?

Se o segurado do INSS que faleceu tiver cônjuge e filhos de até 21 anos apenas estes receberão a pensão por morte. Se não houver cônjuge/companheiro nem filhos até 21 anos, então os pais podem receber a pensão, desde que comprovem dependência econômica do filho.

Quando a pessoa morre a aposentadoria é cancelada?

Vale lembrar que tudo isso precisa ser feito diretamente com o INSS e só será possível receber qualquer valor após a solicitação. Os dependentes do aposentado deverão fazer isso em um prazo de até 90 dias após o falecimento, garantindo o recebimento de valores retroativos.

Como saber se uma pessoa tem dependentes?

Como foi explicado, filhos e irmãos menores de 21 anos são considerados como dependentes. Mas, há exceções. A legislação assegura que filhos e irmão maiores de 21 anos podem ser considerados ainda como dependentes no caso de invalidez ou deficiência, sendo ela intelectual ou mental grave.

O que é dependente familiar?

Hoje com tal conceituação deve ser interpretado como dependentes dos segurados: os enteados, os sobrinhos, netos, afilhados, enfim pessoas que convivam com o segurado e que dele dependam economicamente, tendo em vista esta visão de pluriparentalidade, em que em um núcleo familiar podem viver pessoas que tenham como ...

O que é dependentes no RG?

Podem ser considerados dependentes: cônjuge, filhos (até os 21 anos e quando cursando o superior até os 24 anos), enteados, tutelados, mãe e pai. Quando portador de deficiência: filhos, enteados, tutelados podem ser considerados como dependentes independente de sua idade.

Quantas pessoas podem receber pensão por morte?

A lei expressamente veda a acumulação de mais de uma pensão por morte, deixada por cônjuge ou companheiro, no entanto existem situações onde poderá ocorrer o recebimento de dois benefícios dessa natureza.

Como dividir a pensão?

Normalmente, a pensão é fixada em 20% da renda do pai quando tem apenas um filho. O percentual de 30% é usual quando existem dois ou mais filhos, podendo ser superior no caso de prole numerosa. Se forem dois filhos de mães diferentes, costuma ser em 15% para cada um.

Qual o valor da pensão alimentícia para 1 filho 2021?

Normalmente, quando o pai trabalha de carteira assinada, é definido um percentual de 30% do salário líquido, ou, no pior dos casos, quando o pai está desempregado, a maioria dos juízes define pelo menos em meio salário-mínimo, que dá, em 2021, o valor de R$ 550,00, caso a pensão seja apenas para um filho.

Qual o prazo para comunicar o falecimento ao INSS?

Todos os processos do INSS costumam necessitar de um período de análise e resolução, ou seja, um período em que é feita a análise do processo e sua eventual resposta. É usual que esses processos tomem 90 dias após o falecimento do beneficiário e também do preenchimento do requerimento.

Quando a pessoa morre o INSS fica sabendo?

De posse da informação, a Previdência Social bloqueia, de imediato, a percepção de quaisquer valores. Assim, quando uma pessoa morre e o INSS toma ciência do fato, e, caso haja valores devidos ao de cujus, estes só deverão ser pagos judicialmente aos herdeiros ou representantes legais e mediante Alvará Judicial.

Quando a pessoa morre O Banco bloqueia a conta?

Nesse tipo de situação, seja o falecido dono de uma conta corrente ou de poupança, o primeiro passo é solicitar o bloqueio da conta, que pode ser feito por qualquer pessoa que tenha em mãos a certidão de óbito do titular.

Pode passar a aposentadoria para outra pessoa?

Essa é uma dúvida muito comum, mas a resposta para essa pergunta é não, não é possível transferir a pensão de um beneficiário para outro.

Quais os requisitos para concessão de pensão por morte?

São 3 requisitos básicos para você ter acesso ao benefício de Pensão por Morte:
  • comprovar o óbito ou morte presumida do segurado;
  • demonstrar a qualidade de segurado do falecido na hora de seu falecimento;
  • ter qualidade de dependente do segurado falecido.

Quem pode requerer pensão por morte?

Têm direito à pensão por morte os dependentes do falecido que fosse segurado da Previdência Social. Resumidamente, segurados são pessoas físicas que contribuem para o regime previdenciário e, por isso, têm direito a prestações (benefícios ou serviços) de natureza previdenciária.

Artigo anterior
O que significa episódio depressivo grave sem sintomas psicóticos?
Artigo seguinte
Quantas combinações é possível fazer na Lotofácil?