Quem são os alunos com necessidades educacionais especiais?
Perguntado por: Alice Carolina Cruz de Esteves | Última atualização: 4. Dezember 2024Pontuação: 4.6/5 (46 avaliações)
No contexto desta Estrutura, o termo "necessidades educacionais especiais" refere-se a todas aquelas crianças ou jovens cujas necessidades educacionais especiais se originam em função de deficiências ou dificuldades de aprendizagem.
Quais são os alunos que apresentam necessidades educacionais especiais?
Artigo 3º Entende-se para efeito desta portaria que são considerados alunos com necessidades especiais, aqueles que apresentarem alguma deficiência nas áreas: física, intelectual, visual, auditiva e superdotação/altas habilidades; classificados segundo os critérios da Resolução CNE/CEB n°4, de 2 de outubro de 2009 - ...
Quem são os alunos da educação especial?
Segundo a LDBEN, entre outros documentos, são os estudantes com deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) e os que possuem altas habilidades ou superdotação. Há uma política já bem estabelecida de inclusão desses estudantes nas escolas regulares.
Quem são os sujeitos com necessidades educacionais especiais?
As pessoas consideradas com necessidades educacionais especiais são aquelas que têm laudo médico. E. As pessoas público-alvo da Educação Especial, as pessoas com dificuldades de aprendizagem e as pessoas consideradas indisciplinas têm necessidades educacionais especiais.
Quais são os tipos de necessidades educativas especiais?
Existem dois tipos de Necessidades Educativas Especiais: permanentes e temporárias. As NEE permanentes exigem adaptações gerais e acompanha a criança durante o seu percurso escolar. As temporárias impõem apenas alterações parciais de forma a adequar as capacidades do aluno na respetiva altura.
Necessidades educacionais especiais
O que seria necessidades educacionais especiais?
O termo Necessidades Educacionais Especiais – NEE é aplicado a todas aquelas crianças, jovens ou adultos cujas necessidades educacionais especiais se originam em função de deficiências ou dificuldades de aprendizagem.
Quem são os portadores de necessidades especiais?
Pessoa com deficiência é aquela que tem impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial que, em interação com diversas barreiras, podem ter obstruída sua participação plena e efetiva na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas. O conceito está expresso no art.
É correto falar aluno com necessidades educacionais especiais?
No âmbito da legislação brasileira, o conceito legal pormenorizado encontra-se no Decreto 5.296/2004.” Portanto, não se deve utilizar: - necessidades especiais; - portador ou pessoa portadora; - aluno ou pessoa especial; - deficiente.
Como identificar os alunos com necessidades educativas especiais?
- Falta de interesse pela escola.
- Problemas de comportamento.
- Dificuldades em comunicar.
- Baixo desempenho escolar.
É correto dizer necessidades educacionais especiais?
necessidades educativas especiais
TERMO CORRETO: necessidades educacionais especiais. “A palavra “educativo” significa “algo que educa”. Ora, necessidades não educam; elas são educacionais, ou seja, concernentes à educação” (SASSAKI, 1999).
Qual é a diferença entre educação especial e inclusiva?
A principal diferença entre educação especial e inclusiva é que enquanto o público-alvo da primeira é limitado, voltado para pessoas com deficiência, a segunda abordagem reconhece que todos são diferentes dentro do ambiente escolar. Dessa forma, pessoas com ou sem deficiência aprendem juntos.
É correto falar aluno de inclusão?
NÃO USE: Não fale “aluno de inclusão”: a escola deve incluir a todos. Também é errado falar aluno normal, o que sugere que a deficiência é anormal. Diga aluno ou pessoa sem deficiência.
O que é um aluno de inclusão?
A educação inclusiva é um modelo educacional que busca garantir o acesso, participação e aprendizagem de todos os estudantes, independentemente de suas características, necessidades, habilidades ou diferenças.
O que são necessidades educacionais especiais e a quem se destina o AEE?
Consideram-se serviços e recursos da educação especial àqueles que asseguram condições de acesso ao currículo por meio da promoção da acessibilidade aos materiais didáticos, aos espaços e equipamentos, aos sistemas de comunicação e informação e ao conjunto das atividades escolares.
Quais são as crianças com necessidades especiais?
De acordo com Stephanie, crianças especiais são as que possuem má formação genética ou que sofreram algum tipo de alteração durante o parto. Autismo, deficiência mental, auditiva e visual, síndrome de Down, microcefalia e paralisia cerebral são as necessidades mais comuns de serem vistas.
O que é inclusão de alunos com necessidades especiais?
A política de inclusão de alunos que apresentam necessidades educacionais especiais na rede regular de ensino não consiste apenas na permanência física desses alunos junto aos demais educandos, mas representa a ousadia de rever concepções e paradigmas, bem como desenvolver o potencial dessas pessoas, respeitando suas ...
O que significa a palavra necessidades especiais?
As necessidades especiais dizem respeito a um conjunto de fatores, de risco ou de ordem intelectual, emocional e física, que podem afetar a capacidade de um indivíduo em atingir o seu potencial máximo.
Quais são os 4 tipos de deficiência?
- Deficiência visual.
- Deficiência motora.
- Deficiência mental.
- Deficiência auditiva.
- Paralisia cerebral.
Quem tem TDAH pode ser considerado PCD?
O entendimento de que o TDAH não é Deficiência se baseia no fato do transtorno ser uma disfunção, não podendo ser contemplado pelo Estatuto da Pessoa com Deficiência. Isso porque não é uma condição que impossibilita seu portador de exercer uma função específica, mas sim somente dificulta a realização da mesma.
Quais são os tipos de deficiências consideradas pela lei?
A lei define que pessoa com deficiência é aquela que tem impedimentos de longo prazo (pelo menos 2 anos) de natureza física, mental, intelectual, ou sensorial.
Qual é a forma correta de se referir dentro da educação inclusiva?
Muitas vezes adotado para se referir a estudantes com deficiência, seu uso é equivocado. Afinal, a educação inclusiva diz respeito a todos, e não apenas a alunos da Educação Especial. “Aluno sem deficiência” seria a expressão mais apropriada.
Quais são as necessidades especiais mais comuns?
Existem diferentes tipos de deficiência, sendo que a deficiência visual, a motora, a mental e a deficiência auditiva são as mais comuns.
Qual é o termo correto para deficientes?
Evite termos como “deficiente”, “inválido” ou “incapaz”, pois podem ser ofensivos e você pode faltar com respeito. Assim, use palavras inclusivas que enfatizem a capacidade e o valor da pessoa.
Quantos alunos especiais podem ter em uma sala de aula?
O projeto estabelece que nas salas de aula do ensino fundamental que tenham apenas um aluno com necessidades especiais, o limite de matriculados seja de 20 alunos. No ensino médio, se forem dois ou três, as demais matrículas não podem ultrapassar 15 alunos.
O que são crianças com necessidades especiais de acordo com o Plano Nacional de educação?
Estas podem ser de diversas ordens - visuais, auditivas, físicas, mentais, múltiplas, distúrbios de conduta e também superdotação ou altas habilidades. Se essa estimativa se aplicar também no Brasil, teremos cerca de 15 milhões de pessoas com necessidades especiais.
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