Quem são as adipocinas?

Perguntado por: William Gonçalo Sá Figueiredo  |  Última atualização: 30. Juli 2024
Pontuação: 4.3/5 (4 avaliações)

As adipocinas são peptídeos bioativos secretados pelos adipócitos e são importantes na regulação energética, resposta inflamatória e imunológica. Entre as adipocinas mais estudadas estão a leptina, adiponectina e resitina.

Quais são as adipocinas?

Dentre todas as adipocinas, sem dúvida, a IL-6, o TNF-α, a leptina (pró-inflamatórias) e a adiponectina (anti-inflamatória) vêm recebendo atenção especial da literatura especializada.

O que é adiponectina qual é a sua função?

Dentre suas funções, a adiponectina apresenta três principais papéis: função metabólica regulatória e sensibilizadora da insulina no fígado e nos músculos atua como citocina anti-inflamatória e vasculoprotetora, além de exercer importante fator cardioprotetor na presença da síndrome de isquemia e reperfusão.

Qual tipo de tecido adiposo é o maior produtor de adipocinas Pró-inflamatórias?

Segundo Fonseca-Alaniz e colaboradores (2007) o tecido adiposo subcutâneo é aquele que compreende os depósitos de gordura situados abaixo da pele, nas regiões abdominal, glútea e femural. Ele apresenta maior secreção de fatores anti- inflamatórios, tais como a adiponectina (BASTARD et al, 2006).

Qual a relação do TNF alpha e a obesidade?

O excesso de TNF-α está envolvido no desenvolvimento da resis- tência à ação da insulina relacionada com a obesidade.

Adipocitocinas. O que são? Como se comportam no Obeso? Qual é o Papel no Exercício?

25 questões relacionadas encontradas

Qual a função das adipocinas?

As adipocinas são peptídeos bioativos secretados pelos adipócitos e são importantes na regulação energética, resposta inflamatória e imunológica. Entre as adipocinas mais estudadas estão a leptina, adiponectina e resitina.

Quais as adipocinas estão aumentadas na obesidade?

O indivíduo obeso apresenta uma maior secreção de adipocinas pró-inflamatórias (TNF-α, IL-6, IL-8, IL-1) e menor das anti- inflamatórias (IL-10 e AdipoQ), caracterizando a obesidade como uma inflamação crônica que causa grande impacto em diversas funções corporais e ocasiona o desenvolvimento de doenças ...

Quais os 3 tipos de tecido adiposo?

Adiposo
  • Tecido adiposo unilocular.
  • Tecido adiposo multilocular.
  • Mobilização do tecido adiposo.

O que é adipocitocinas?

As adipocitocinas desempenham um importante papel na homeostasia do balanço energético, sensibilidade a insulina, repostas imunológicas e doenças cardiovasculares.

O que causa a inflamação por excesso de gordura corporal?

A inflamação crônica (característica da obesidade) resulta na liberação de adipocinas pró-inflamatórias pelos adipócitos, que atraem os macrófagos (células de defesa) para a área afetada, desencadeando o processo inflamatório.

O que é Adipogen?

Adipogen é uma associação sinérgica, segura e eficaz, de duas plantas da tradicional Medicina Ayurvédica. Feito a partir do extrato das folhas de Piper betle e das sementes de Dolichos biflorus, o Adipogen apresenta uma potente ação antiadipogênica capaz de atuar de maneira eficaz no gerenciamento de peso.

Qual alimento tem adiponectina?

Cúrcuma ou açafrão - Aumenta a produção de adiponectina, hormônio relacionado à queima das gorduras.

Como ativar a adiponectina no corpo?

Para aumentar os níveis de adiponectina, basta se mover mais durante o dia. Também é importante manter uma dieta com gorduras monoinsaturadas, como peixe, nozes, abacate e azeite.

Onde é produzida a adiponectina?

A adiponectina é exclusivamente secretada do tecido adiposo na corrente sanguínea e seus níveis no plasma sanguíneo estão inversamente relacionados com o percentual de gordura corporal em adultos, enquanto esta associação não está bem definida em crianças.

Como age a adiponectina?

Ela atua nas células ligando-se aos receptores de adiponectina e modulando reações químicas necessárias para processos celulares. Também atua via hipotálamo para inibir o apetite e aumentar o gasto energético, promovendo a oxidação de ácidos graxos no músculo e no fígado e levando à perda de peso.

O que inibe a leptina?

O cortisol, aumentado em restrições alimentares, inibe a secreção diurna da leptina, via redução da sensibilidade insulínica, e o efeito da insulina no metabolismo de glicose no tecido adiposo14.

Onde fica o Adipocito?

O tecido adiposo unilocular se localiza em maior quantidade sob a pele do abdome (em maior quantidade no omento, mesentério e no espaço retroperitonial), nádegas, axilas, coxas e nas mamas. Ele também é encontrado na medula óssea e entre outros tecidos, preenchendo os lugares vazios.

Onde estão os adipócitos?

São células do tecido adiposo que armazenam gordura. Encontram-se abaixo da pele e em volta de alguns órgãos.

Qual é a função da grelina?

A grelina é um hormônio que é produzido e liberado principalmente pelo estômago com pequenas quantidades também liberadas pelo intestino delgado, pâncreas e cérebro. É também conhecida de “hormônio da fome” porque estimula o apetite, aumenta a ingestão de alimentos e promove o armazenamento de gordura.

Como os adipócitos são classificados?

O tecido adiposo é um tecido conjuntivo especializado que armazena gordura em suas células adiposas, ou adipócitos. Esse tecido é a maior reserva de energia do organismo na forma de triglicerídeos. Ele pode ser classificado de duas formas: unilocular (ou amarelo) e multilocular (ou pardo).

Qual tecido adiposo produz mais energia?

O tecido adiposo branco produz mais energia que o tecido adiposo marrom. O tecido adiposo marrom não produz ATP, mas produz calor.

Qual é a origem do tecido adiposo?

ORIGEM DOS TECIDOS ADIPOSOS: A célula tronco mesenquimal, multipotente, origina os fibroblastos ou lipoblastos. Essa última se diferencia em lipoblasto e esse, por sua vez, pode originar células do tecido adiposo multilocular ou unilocular.

Qual é o hormônio responsável pela obesidade?

Um hormônio que está comprovadamente ligado à obesidade é a insulina.

Qual é o hormônio da obesidade?

O papel dos hormônios leptina e grelina na gênese da obesidade.

Como ocorre a inflamação do tecido adiposo?

Na obesidade, ocorre uma maior concentração de macrófagos do tipo 1 que aumentam a liberação de citocinas pró-inflamatórias (TNFalfa e IL-6) e contribuem para a inflamação do tecido, recrutando ainda mais macrófagos tipo 1, em um ciclo vicioso. Isso ocorre devido a conversão de macrófagos M2 em M1.

Artigo anterior
Como fazer para limpar a memória RAM?
Artigo seguinte
Quais são as partes que compõem o sistema nervoso?