Quem são Apolo e Dionísio?
Perguntado por: Cátia Bruna Pinto Simões | Última atualização: 30. April 2022Pontuação: 4.2/5 (71 avaliações)
Na mitologia grega, Apolo e Dionísio são ambos filhos de Zeus. Apolo é o deus da razão e o racional, enquanto que Dionísio é o deus da loucura e do caos. Os gregos não consideravam os dois deuses como opostos ou rivais, embora, muitas vezes, as duas divindades foram entrelaçadas por natureza.
O que representa a figura do deus Dionísio para Nietzsche?
Nietzsche apresenta em sua filosofia dois conceitos que se referem aos deuses gregos Apolo e Dionísio. ... Para além do vinho, Dionísio também é tido como o deus dos excessos, da alegria, das festas, da loucura, da bebedeira (intoxicação) e do teatro. Por outro lado, Apolo é o deus da luz.
O que é ser apolíneo?
1. Relativo a Apolo, deus grego (ex.: culto apolíneo). 2. Belo ou formoso como o deus Apolo.
Qual é a relação entre os espíritos apolíneo e dionisíaco na moral do escravo?
Resolução: A) A relação entre o dionisíaco e o apolíneo que marca a cultura helênica na chamada tragédia grega - até o aparecimento da filo- sofia socrático-platônica, é de que a razão (o apolíneo) e a contradição (forças vitais e instintos, o dionisíaco) mantinham o equilí- brio, harmonia.
O que é ser dionisíaco?
Significado de Dionisíaco
adjetivo Que diz respeito a Dionísio ou Baco, deus do vinho. Referente a Dom Dinis, rei português, e à sua época. Que cultiva a saúde física e espiritual, e ama a vida com entusiasmo.
O EQUILIBRIO ENTRE DIONÍSIO E APOLO SEGUNDO NIETZSCHE | Paulo Niccoli Ramirez
Quais são as características do Dionisíaco?
O Apolíneo e Dionisíaco é um conceito filosófico e literário ou dicotomia, com base em certas características da antiga mitologia grega. ... O Apolíneo é o lado da razão e do raciocínio lógico. Por outro lado, o Dionisíaco é o lado do caos e apela para as emoções e instintos.
O que são as festas dionisíacas?
As Festas Dionisíacas eram celebrações de caráter cívico-religioso, ou seja, conciliavam aspetos da política e da identidade de Atenas, servindo como fator de agregação da sociedade ateniense.
O que é moral de escravos segundo Nietzsche?
Resolução: A) A moral de escravos para o filósofo Friedrich Nietzsche é a moral dos fracos, ou seja, daqueles homens que não conseguem ser senhores de suas próprias ações. Caracteriza-se pelo ódio dos impotentes e pelo ressentimento. É a moral dos ho- mens que negam a saúde, a criatividade e a coragem.
O que representa o espírito apolíneo e o espírito dionisíaco na filosofia de Nietzsche?
O espírito apolíneo é a imagem divina do princípio de individuação e o espírito dionisíaco a vontade mesma, a coisa-em-si. Tanto para Nietzsche como para Schopenhauer a vontade é dor e contradição. No entanto, o papel que a arte assume perante esta vontade os diferencia.
Quais são as características do impulso apolíneo?
Por um lado, o impulso apolíneo produz toda arte figurada, como a arte plástica, que possui características visuais de medida, beleza e proporção, além de implicar aspectos intelectuais.
Quem é o super homem de Nietzsche?
O super-homem é aquele que vence o niilismo, supera a forma homem, velha e desgastada, supera todos os humanismos, toda a cultura que o prende em si mesmo, é ele quem “lança a flecha do seu anseio por cima do homem” (Nietzsche, Assim Falou Zaratustra, p. 18).
O que Nietzsche quis dizer com a frase Deus está morto?
A sentença "Deus está morto" significa: o mundo supra-sensível está sem força de atuação. Ele não fomenta mais vida alguma. A metafísica, isso significa para Nietzsche a filosofia ocidental entendida como Platonismo, está no fim.
O que é Apolo na mitologia grega?
Apolo foi um deus presente na mitologia grega. Era o deus do Sol, da música, das artes, da medicina, da profecia etc. Sabia tocar a lira como poucos e manejava muito bem o arco e flecha, tendo matado uma serpente com esse instrumento. Era filho de Zeus e viveu várias histórias de amores frustrados.
Como Apolo era representado fisicamente?
A representação mais comum de Apolo é de um homem nu, jovem, bonito e brilhante, na qual remete a ideia de ele fosse o próprio Sol. Seus objetos tradicionais são o arco de prata, a lira, o ramo de louro e a palmeira.
Como Nietzsche caracteriza essa moral de escravos B o que é a vontade de potência e como Nietzsche usa essa noção na superação da moral de escravos?
b) o que é a vontade de potência e como Nietzsche usa essa noção na superação da moral de escravos. Resolução: a) A moral de escravos é negativa, reativa, repressora da vontade de potência, resultante do ressentimento e de um não do indivíduo a um outro, a um fora.
Em que consiste a moralidade escrava?
A moralidade senhor–escravo (alemão: Herren- und Sklavenmoral) é um tema central das obras de Friedrich Nietzsche, particularmente no primeiro ensaio de seu livro "A Genealogia da Moral". Nietzsche argumenta que existem dois tipos fundamentais de moralidade: "moralidade de mestre" e "moralidade de escravo".
Qual é a comparação que Nietzsche faz entre os mestres e os escravos?
Os escravos estão menos bem de vida. Oprimidos pelos Mestres, eles não podem fazer o que gostam. Eles são fracos, pobres e ressentidos. Eles inicialmente se consideram mal, como fazem os Mestres, porque lhes faltam os conceitos para fazer o contrário.
Como era as festas de Dionísio?
As Festas Dionisíacas na Grécia Antiga
No início, os festejos eram uma espécie de transgressão teatral da sociedade da época. O pobre se vestia de rico, os homens se vestiam de mulheres, as prostitutas fingiam ser donzelas, etc. A festa se estendia por três dias com consumo de vinho em grandes quantidades.
Como eram feitas as Festas Dionisíacas?
Nessa festividade ocorriam um sacrifício, uma procissão e um concurso teatral. As Antestérias, que ocorriam no mês Anthesterión (atual fevereiro-março), demarcavam o início da primavera e seu nome provavelmente está relacionado ao florescimento (anthos).
Qual a festa mais importante da Grécia?
Páscoa na Grécia – Uma semana de tradições e fé! É um post sobre os costumes popular que acontece durante a Semana Santa. Para os cristãos ortodoxos, a Páscoa é a festa mais importante do ano e repleta de tradições.
Quem era a esposa de Apolo?
Entretanto, Apolo foi feliz com Cirene, uma ninfa, tendo o filho Aristeu, que se tornou uma deidade da vegetação e agricultura.
Qual é a função de Apolo?
Mitologia. Apolo foi um dos mais importantes deuses da Grécia Antiga, sendo conhecido como deus do Sol, das artes, da música, da profecia, medicina etc. Era filho de Zeus com Leto e era conhecido por sua beleza e por ser um exímio arqueiro. Apolo também tocava lira e foi aquele quem matou a serpente Píton.
Qual a diferença entre Hélio e Apolo?
Com o passar do tempo, Hélio é cada vez mais identificado com o deus Apolo; no entanto, apesar do sincretismo, foram muitas vezes vistos como dois deuses distintos (Hélios era um deus menor, enquanto Apolo é deus olímpico).
Quais são os poderes do deus Apolo?
Apolo era o deus do sol, da agricultura, da poesia, da música, do canto, da lira, do arco e flecha e da juventude. Apolo tinha poderes sobre a morte, tanto para enviá-la como para afastá-la. Em seu templo construído em Delfos, as pessoas iam venerá-lo e obter previsões, uma vez que ele era o deus dos oráculos.
O que significa a morte de Deus?
A “morte de Deus” é uma metáfora, uma constatação de crise dos valores absolutos, em especial das ideias religiosas, o avanço da secularização que conduziu ao esvaziamento das crenças sobrenaturais.
Quando uma faculdade passa a ser universidade?
O que é uma cidade segundo a geografia?