Quem realiza o exame de corpo de delito?

Perguntado por: Joel Diego Esteves  |  Última atualização: 23. Januar 2022
Pontuação: 4.9/5 (70 avaliações)

O exame de corpo de delito e outras perícias serão realizados por perito oficial, portador de diploma de curso superior.

Quem faz o exame de corpo de delito?

O exame de corpo de delito é feito por médicos periciais no Instituto Médico Legal, o IML. Esse exame é fundamental para identificar lesões em vítimas de violência.

Qual perito pode realizar o exame de corpo de delito?

Exame de corpo de delito e outras perícias
  • Um perito oficial – art. 159, caput. Portador de curso de diploma superior. Considerados auxiliares da justiça – art. ...
  • Na falta. Duas pessoas idôneas – perito não-oficial – art. 159, § 1º ...
  • Perícia complexa – mais de uma área.
  • Nomeação de dois peritos – 159, § 7º

Para que se faz o exame de corpo de delito?

Finalidade do exame do corpo de delito: A principal finalidade do exame do corpo de delito é a de provar a ocorrência do fato tido por delituoso.

Quais os requisitos para a realização do exame de corpo de delito?

158 do CPP, há necessidade da realização do exame de corpo de delito: “Art. 158. Quando a infração deixar vestígios, será indispensável o exame de corpo de delito, direto ou indireto, não podendo supri-lo a confissão do acusado.”

Exame de corpo de Delito - PROCESSO PENAL

42 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença de corpo de delito para exame de corpo de delito?

Corpo de delito é a materialidade do crime. Exame de corpo de delito é a perícia que se faz para apontar a referida materialidade.

É obrigatório exame de corpo de delito?

Exame de corpo de delito direto, indireto e prova testemunhal. Dispõe o art. 158 do Código de Processo Penal: “Quando a infração deixar vestígios, será indispensável o exame de corpo de delito, direto ou indireto, não podendo supri-lo a confissão do acusado”.

Qual o valor probatório do exame de corpo de delito?

Neste contexto, entende-se que o exame de corpo de delito é a prova não repetível por excelência, em virtude do rápido perecimento dos vestígios do crime, qualquer que seja.

Quais são os princípios do corpo de delito em uma cena de crime?

O corpo de delito é o elemento principal de um local de crime, em torno do qual gravitam os vestígios e para o qual convergem as evidências. É o elemento desencadeador da perícia e o motivo e a razão última de sua implementação.

Quais crimes precisam de corpo de delito?

Algumas infrações penais deixam vestígios reais, ou seja, rastros que podem ser visualizados (ex.: o cadáver, no crime de homicídio). Por isso, quando o delito deixar esse tipo de vestígio material é indispensável o exame de corpo de delito (art. 158, CPP).

O que é um exame pericial?

Do ponto de vista do processo penal, perícia é o exame realizado por perito que detenha habilitação técnica e capacitação sobre determinada área de conhecimento. ... O perito é um auxiliar do juiz, da justiça. Nas ações cíveis o perito é nomeado, designado pelo juiz, geralmente é uma pessoa que ele conhece, confia.

Qual a exceção na qual pode faltar o exame de corpo de delito?

167 do CPP, “Não sendo possível o exame de corpo de delito, por haverem desaparecido os vestígios, a prova testemunhal poderá suprir-lhe a falta”, não se confundindo com exame de corpo de delito indireto, sendo neste caso prova exclusivamente testemunhal.

O que é e qual a natureza jurídica do exame de corpo de delito?

A partir disso, se conclui que a natureza jurídica do exame de corpo de delito é a de meio de prova imposta por lei (prova tarifada), portanto, obrigatória quando presentes vestígios materiais. ... Como o artigo 158 do CPP é uma norma cogente, seu descumprimento acarreta consequências jurídicas.

Qual é o lugar do crime?

O Código Penal considera como local onde praticada a infração penal, o lugar onde tenha o agente praticado o crime e o onde resultado se produziu ou deveria ter se produzido. Já o Código de Processo Penal diz que o local do crime será o da consumação, ou do último ato praticado quando tratar-se de crime tentado.

Quantos dias tenho para fazer corpo de delito?

O exame de corpo de delito poderá ser feito em qualquer dia e a qualquer hora. Art. 162. A autópsia será feita pelo menos 6 (seis) horas depois do óbito, salvo se os peritos, pela evidência dos sinais de morte, julgarem que possa ser feita antes daquele prazo, o que declararão no auto.

O que é o valor probatório?

Significa dizer que as provas nele reunidas não se prestam, por si sós, para fundamentar uma sentença condenatória, sendo necessária, portanto, a repetição em Juízo de algumas das provas produzidas.

Em que tipo de infração penal deve à Autoridade Policial proceder à elaboração do auto de corpo de delito?

Quando a infração deixar vestígios, será indispensável o exame de corpo de delito, direto ou indireto, não podendo supri-lo a confissão do acusado.

Quais são os elementos informativos?

Essa série de diligências documentadas no inquérito policial é chamada de elementos informativos, com exceção das provas cautelares, provas não repetíveis e provas antecipadas, que são consideradas elementos probatórios.

Pode a lei exigir que a pessoa se submeta a um exame médico legal?

Art. 231. Aquele que se nega a submeter-se a exame médico necessário não poderá aproveitar-se de sua recusa. ... A recusa à perícia ordenada pelo juiz poderá suprir prova que se pretendia obter com o exame.

Quais os tipos de exames de corpo de delito?

Existem dois tipos de exame de corpo de delito: direto e indireto, e deverá ser realizado nas infrações penais que deixam vestígios. Prova, como o próprio nome já diz, destina-se a provar algo.

Em que consiste o exame de corpo de delito indireto?

Em suma, o exame de corpo de delito indireto é a coleta dos vestígios através do raciocínio dos “peritos”, que analisam os fatos e constroem uma lógica. O corpo de delito deveria corresponder às perícias realizadas pelos técnicos com base em vestígios, apresentando a devida conclusão em um laudo.

Em que consiste o exame de corpo de delito direto e indireto explique a diferença?

O exame de corpo de delito pode ser direto, quando os peritos o realizam diretamente sobre a pessoa ou objeto da ação delituosa, ou indireto, quando não é propriamente um exame, uma vez que os peritos se baseiam nos depoimentos das testemunhas em razão do desaparecimento dos vestígios, nessa hipótese, o exame pode ser ...

Qual a consequência da falta do exame de corpo de delito?

A ausência de exame de corpo de delito nos crimes que deixam vestígios por circunstâncias de omissão do Poder Público gera a nulidade do processo por ocasionar prejuízo a defesa do eventual réu. A prova é o elemento capaz de formar o convencimento do julgador em um processo judicial.

Onde é feito exame de corpo de delito?

O Instituto Médico-Legal (IML) realiza exames médico-periciais de natureza criminal em pessoas vivas ou mortas. Os exames em pessoas vivas são os exames de lesão corporal ou corpo de delito. Por exemplo, lesões provocadas após agressões, brigas, assaltos, acidentes de trânsito, entre outras.

Pode existir o suprimento da falta de exame de corpo de delito no crime de homicídio?

167 do Código de Processo Penal, a prova testemunhal pode suprir a falta do exame de corpo de delito, caso desaparecidos os vestígios. Esta Corte já decidiu que tal situação se aplica inclusive aos casos de homicídio, se ocultado o corpo da vítima.

Artigo anterior
Como elaborar um plano de ação passo a passo?
Artigo seguinte
Qual é a maior nação do mundo sem território?