Quem pode tracionar o dreno de penrose?

Perguntado por: Frederico Jorge Mendes  |  Última atualização: 30. April 2022
Pontuação: 5/5 (75 avaliações)

Considerando parecer COREN-SC nº021/AT/2005, o Conselho Regional de Santa Catarina afirma que o enfermeiro pode realizar a retirada e o tracionamento dos drenos de portovac e penrose desde que siga os protocolos e rotina da instituição.

Como tracionar o dreno de penrose?

Para evitar depósitos de fibrina que possam obstruir seu lúmen, o dreno de penrose deve ser observado e mobilizado a cada 12 horas, ou seja, tracionado em cada curativo (exceto quando contraindicado), cortado seu excesso e recolocado o alfinete de segurança estéril, usando luva esterilizada.

Qual a indicação para o dreno de penrose?

O dreno de penrose é um dreno feito de material emborrachado, como látex ou silicone, e é largamente utilizado em cirurgias que acarretam possível acúmulo de líquidos no pós-operatório, sejam infectados ou não.

Em quais cirurgias é usado o dreno de penrose?

Dreno de Penrose é um dreno de borracha, tipo látex, utilizado em cirurgias que implicam possível acúmulo no local da ferida operatória pós-operatório de líquidos infectados ou não.

Quem coloca o dreno no paciente?

A inserção eletiva de dreno de tórax é mais bem efetuada por um médico treinado no procedimento. Outros médicos podem aliviar o pneumotórax hipertensivo com toracostomia por agulha. A colocação do dreno de tórax é um procedimento ambulatorial. Se feita no departamento de emergência, o paciente é então internado.

Conhecendo um pouco sobre o Dreno de Penrose

36 questões relacionadas encontradas

Como é colocado o dreno?

Na maioria dos casos, o dreno é inserido abaixo da cicatriz da cirurgia e, é fixado com pontos ou grampos, e pode ser mantido por cerca de 1 a 4 semanas. O dreno pode ficar colocado em várias regiões do corpo e, por isso, existem diferentes tipos de drenos, que podem ser de borracha, plástico ou silicone.

O que é dreno após cirurgia?

O dreno utilizado no pós operatório é utilizado para retirar líquidos e sangue acumulados no local onde foi realizada a cirurgia, diminuindo assim o risco de infecções e facilitando a cicatrização.

Quais são os drenos cirúrgicos?

Drenos
  • Dreno de Penrose. É um dreno de borracha, tipo látex, utilizado em cirurgias que implicam em possível acúmulo local de líquidos infectados, ou não, no período pós-operatório. ...
  • Dreno de Sucção (Portovac) ...
  • Dreno de Abramsom. ...
  • Dreno de Kerr.

Quando é indicado o uso de drenos?

Sua melhor aplicação é com o intuito de remover acúmulos em áreas de descolamento amplo (drenos tipo “porto vac”). Os drenos possuem indicação específica na tentativa de escoar áreas delimitadas. Em casos de peritonite difusa, por exemplo, a drenagem da cavidade como um todo é contraindicada (5).

Para que se usa o dreno?

A função primordial do dreno é retirar sangue e outras secreções produzidas no pós-operatório. Desse modo, diminui-se o risco dessas secreções acumularem no corpo e evoluírem com infecção.

Quando é contra indicado um dreno de sucção?

Se a cor da secreção se tornar vermelha brilhante, com aumento da quantidade da drenagem; - Caso o dreno saia acidentalmente; • Se durante 24 horas não houver nenhuma secreção no dreno; Se a bolsa sanfonada estiver ficando cheia de ar (ou seja, esteja se enchendo de ar sozinha, mesmo após fechada), o que pode ...

Para que serve o dreno JP?

INDICAÇÃO. Os drenos de silicone Jackson-Pratt são indicados para neurocirurgia, cirurgia plástica, cirurgia da face e pescoço, mastectomia, cirurgia obstétrica/ginecológica, cirurgia cardíaca, cirurgia geral e laparoscópica.

Como fazer um curativo com dreno de penrose?

O primeiro passo é limpar a área do curativo com solução fisiológica, mantendo com uma pinça ou uma gaze o dreno de Penrose em posição. Após a limpeza da pele e da ferida, se houver necessidade, aplica-se uma substância antisséptica sobre a pele e, logo após, o medicamento tópico indicado.

Qual a cor do líquido do dreno?

Líquido amarelo claro, que pode ter um leve tom de vermelho. Não é viscoso, ou seja, com uma consistência gelatinosa. Não é purulento, em que há pus, exceto quando a região está inflamada.

Como abrir um dreno?

Apertar o dreno (parte sanfonada), e fechar a tampa com o dreno apertado; ABRIR O CLAMP (trava); Observar alterações no local de inserção do dreno (hiperemia, secreção e/ou edema). Perguntar a paciente se ela sente dor no local da inserção do dreno.

Quais os tipos de drenos e os cuidados de enfermagem?

Cuidados Gerais com Dreno de Tórax
  1. Sempre que for manipular o dreno, lavar as mãos, secar e aplicar álcool gel 70%. ...
  2. Manter o selo d'água com 300-500 mL de SF 0,9% (~ 2,5 cm de altura), e trocá-lo a cada 12-24 horas. ...
  3. Mensurar o débito do dreno a cada 6 horas, ou menos, caso haja drenagem superior a 100 mL/hora.

Quais são os tipos de drenos abdominais?

Os drenos abdominais podem ser classificados quanto ao material (borracha ou silicone), quanto à forma de ação (capilaridade pela qual a saída de secreção ocorre pela superfície externa do dreno, gravitação, geralmente formados por cateteres de grosso calibre, associados a bolsas coletoras, sendo os drenos de uso para ...

O que é o dreno tubular?

O Dreno Tubular faz parte do Sistema de Drenagem Aberta (Inclusos o tipo laminar e tubular), e devem ser mantidos ocluídos com bolsa estéril (descartável ou karaya) ou com gaze estéril por 72 horas. Após esse período, a manutenção da bolsa estéril fica a critério médico.

Quais os tipos de drenos e sondas?

- sonda nasogástrica (Levin) - sonda orotraqueal (ou portex) - sonda gastrostomia (Malecot) - sonda vesical (Foley) - sonda uretral - sonda retal Page 17 III - MATERIAL As sondas são diferenciadas de acordo com o seu diâmetro externo, geralmente aos pares.

Quantos dias para tirar o dreno?

Os drenos simples são retirados no máximo em 2 dias, mas aqueles a vácuo podem ficar de uma semana a um mês, dependendo da drenagem.

Quem instala e retira o dreno?

Considerando parecer COREN-SP 053/2013-CT, o Conselho Regional de São Paulo define que os cuidados com os drenos são da equipe de enfermagem e a retirada dos drenos sucção, tubular, laminar etc. competem exclusivamente ao enfermeiro desde que prescritos pelo médico.

O que acontece se tirar o dreno antes da hora?

Se os drenos forem removidos muito cedo, isto é, antes que a quantidade de fluido produzida possa ser mínima o suficiente para que o corpo o absorva sozinho, ou se de alguma forma, o dreno cair, o paciente pode desenvolver um hematoma (acúmulo de sangue no local) ou um acúmulo excessivo de fluido, também chamado de ...

Porque sai líquido da cirurgia?

Este acúmulo de líquido é mais comum após cirurgias em que houve corte e manipulação da pele e do tecido gorduroso, como após cirurgias plásticas, abdominoplastia, lipoaspiração, cirurgias da mama ou após a cesárea, por exemplo, sendo resultado da inflamação no causada pelo procedimento e reações de defesa do corpo.

Quanto tempo leva para drenar um abscesso?

Para abscessos pequenos e/ou superficiais, tratar inicialmente com compressas quentes e antibióticos orais e reavaliar a necessidade de drenagem após 24 a 48 horas.

Artigo anterior
Como padronizar H2SO4?
Artigo seguinte
Quantos dias ficar em St Moritz?