Quem pode tomar vacina HPV pelo SUS?

Perguntado por: Micael Rafael Machado de Silva  |  Última atualização: 5. Januar 2022
Pontuação: 4.7/5 (71 avaliações)

Meninas de 9 a 14 anos. Meninos de 11 a 14 anos. Mulheres imunossuprimidas de 9 a 45 anos. Homens imunossuprimidos de 9 a 26 anos (falaremos disso mais pra frente)

Como conseguir vacina HPV pelo SUS?

Quem deve tomar
  1. Pelo SUS. A vacina está disponível gratuitamente nos postos de saúde, em 2 a 3 doses, para: Meninos e meninas dos 9 aos 14 anos; ...
  2. No particular. A vacina também pode ser tomada por pessoas com idades superiores, entretanto, são apenas disponibilizadas em clínicas de vacinação particulares.

Quanto custa a vacina contra o HPV na rede particular?

Em clínicas particulares, as idades se estendem um pouco mais. Homens podem ser vacinados dos 9 aos 26 anos e as mulheres dos 9 aos 45. Cada dose custa da vacina bivalente custa em média R$ 200. Já as doses da quadrivalente podem ser encontradas por R$ 300.

Quem pode tomar vacina HPV particular?

De acordo com o registro na Anvisa, a vacina quadrivalente é aprovada para mulheres entre 9 a 45 anos e homens entre 9 e 26 anos, e a vacina bivalente para mulheres entre 10 e 25 anos.

Qual vacina de HPV é fornecida pelo SUS?

A vacina contra o HPV é oferecida no SUS? Compartilhar: A vacina HPV quadrivalente é ofertada gratuitamente para meninas e mulheres entre 9 e 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade.

Vacina HPV (Atualização 2020/2021) - Profª Juliana Mello

24 questões relacionadas encontradas

Qual nome da vacina para HPV?

Existem duas vacinas profiláticas contra HPV aprovadas e registradas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e que estão comercialmente disponíveis: a vacina quadrivalente, da empresa Merck Sharp & Dohme (nome comercial Gardasil), que confere proteção contra HPV 6, 11, 16 e 18; e a vacina bivalente, da ...

Quais tipos de HPV A vacina protege?

A vacina adotada pelo Ministério da Saúde é a quadrivalente, fornecida pelo Instituto Butantan, e protege contra o HPV de baixo risco (tipos 6 e 11, que causam verrugas anogenitais) e de alto risco (tipos 16 e 18, que causam câncer de colo uterino, de pênis, anal e oral).

Qual a idade máxima para tomar a vacina contra HPV?

Meninas com idade entre 9 e 14 anos e meninos entre 11 e 14 anos podem receber a vacina de forma gratuita em qualquer unidade de saúde, com duas doses ao ano, sendo a segunda seis meses após a primeira. Fonte: Ministério da Saúde.

Como saber se tomei vacina de HPV?

A avaliação do seu médico é fundamental para esse diagnóstico. A biópsia pode ser realizada para confirmar se é ou não uma lesão pelo HPV. Existem lesões como o fibroma mole que mimetizam um verruga. A vacina protege contra 2, 4 ou 9 vírus.

Quantas doses são a vacina de HPV?

A que o SUS oferece para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 12 a 13 anos é a quadrivalente, que protege desses 4 subtipos. Mas para a eficácia chegar a 98%, é necessário tomar duas doses da vacina. “Anteriormente 3 doses eram indicadas. Mas estudos confirmaram que duas já teriam eficácia.

Onde encontrar vacina Nonavalente HPV?

A vacina nonavalente foi aprovada pela Anvisa, mas só está disponível na rede privada de saúde. A recomendação é que ela seja administrada em meninos e meninas com idade entre os 9 e 26 anos e protege contra nove subtipos do vírus HPV: 6, 11, 16, 18, 31, 33, 45, 52 e 58.

Quantas doses da vacina HPV quadrivalente?

São recomendadas duas ou três doses, dependendo da idade de início da vacinação.

Quando foi criada a vacina contra o HPV?

Desde o lançamento da vacina em 2006, mais de 270 milhões de doses foram aplicadas em mais de 80 países no mundo. Com esse esforço os Estados Unidos, por exemplo, conseguiram reduzir pela metade o número de infecções pelos tipos de HPV contra os quais a vacinação protege.

Quem toma vacina do HPV fica imune?

Tem sido observado que, após a administração de dose de vacina contra HPV por via intramuscular, acontece uma enorme produção de anticorpos circulantes (no sangue periférico) que se mantém em níveis elevados durante anos. Na infecção pelo HPV de forma natural, também existe o aparecimento desses mesmos anticorpos.

Quanto tempo dura a reação da vacina HPV?

Vermelhidão, inchaço ou dor no braço onde a injeção é administrada são comuns. Algumas pessoas também experimentam dor de cabeça, febre leve, dores nas articulações ou músculos e náusea temporária. Essas reações locais ou efeitos colaterais geralmente duram menos de um dia e não são perigosas.

Qual eficácia da vacina do HPV?

A eficácia da vacina contra qualquer lesão (independente do tipo de HPV) na população de forma geral ingênua foi de 30%, 75%, e 48% para neoplasias intraepiteliais cervical, vulvar, e vaginal de grau I, respectivamente, e de 83% para condiloma."

Para que serve a vacina HPV para homens?

“A vacina para o sexo masculino é importante para oferecer proteção contra as verrugas genitais, associadas à infecção pelos tipos 6 e 11 do HPV, que, além dos prejuízos estéticos e do desconforto, podem aumentar o risco de transmissão de HIV”, afirma o médico.

Qual a melhor vacina para HPV?

A quadrivalente sem dúvida é melhor opção.

Como a vacina contra HPV age no organismo?

A vacina funciona da seguinte forma: ela estimula a produção de anticorpos que são proteínas produzidas pelo organismo para reagir contra um agente agressor. Quando ocorrer o contato com o vírus, o organismo vai reconhecê-lo e entrar em combate.

Por que vacinar contra o HPV Brainly?

Essa vacina previne infecções pelos tipos virais presentes na vacina e, consequentemente, o câncer do colo do útero e reduz a carga da doença. Tem maior evidência de proteção e indicação para pessoas que nunca tiveram contato com o vírus.

Tem injeção para HPV?

A vacina quadrivalente está aprovada no Brasil para prevenção de lesões genitais pré-cancerosas de colo do útero, vulva e vagina e câncer do colo do útero em mulheres e verrugas genitais em mulheres e homens, relacionados ao HPV 6, 11, 16 e 18.

Onde encontrar Gardasil 9?

As doses da vacina podem ser feitas em clínicas privadas ou nos postos de saúde do SUS por um enfermeiro, no entanto, a vacina precisa ser comprada em uma farmácia, já que não faz parte do plano de vacinação.

Como tomar Gardasil 9?

Gardasil 9 deve ser administrado de acordo com um esquema de 3 doses:
  1. Primeira injeção – na data selecionada;
  2. Segunda injeção – 2 meses após a primeira injeção (não menos de 1 mês após a primeira dose);
  3. Terceira injeção – 6 meses após a primeira injeção (não menos de 3 meses após a segunda dose).

Para que serve o medicamento Gardasil?

Infecções e lesões anormais e pré-cancerosas (alterações nas células com risco de se transformar em câncer) do colo do útero, da vagina, da vulva e de ânus causadas pelos tipos de HPV 6, 11, 16 e 18.

Qual a diferença entre a vacina bivalente é quadrivalente?

Conforme registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), essas vacinas possuem indicações para faixas etárias distintas. A vacina HPV quadrivalente tem indicação para mulheres e homens entre 9 e 45 anos de idade, e a vacina bivalente tem indicação para mulheres a partir de 9 anos, sem restrição de idade.

Artigo anterior
O que colocar na bio de uma loja online?
Artigo seguinte
Qual a importância da agricultura no país?