Quem pode ser Fiduciario?

Perguntado por: Daniela Mafalda Gonçalves de Barros  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (35 avaliações)

Poderá ocupar a posição de fiduciário qualquer pessoa, física ou jurídica, legalmente apta e legitimada a suceder (CC, arts. 1.798 e 1.799), aplicando-se-lhes, portanto, os impedimentos referidos no art.

Quem pode ser fiduciário?

Qualquer pessoal Natural ou Jurídica, de direito privado ou de direito público, pode alienar em garantia. ... 1.368 do Código Civil: “O terceiro, interessado ou não, que pagar a divida, se sub-rogará de pleno direito no crédito e na propriedade fiduciária”.

Quem é o proprietário fiduciário?

Propriedade fiduciária é a propriedade resolúvel de coisa móvel infungível, constituída para fins de garantia de obrigação, a partir do registro do título no Cartório de Títulos e Documentos. ... O devedor mantém a posse direta, mas não a propriedade, não tendo disponibilidade da coisa.

Quem pode ser credor na alienação fiduciária?

Qualquer pessoa ou dívida

A lei autoriza a operação a favor de credores que sejam pessoas físicas ou jurídicas. Embora pouco usada em situações entre particulares comuns, seria possível garantir o pagamento de uma dívida simples por meio da alienação fiduciária.

Como se constitui a alienação fiduciária?

A Lei 9.514/97 estabelece a faculdade de os contratos de alienação fiduciária se formalizarem por escritura pública, ou por instrumento particular, com força de escritura pública. Feita a escritura ou o contrato o interessado deverá apresentá-lo ao Cartório de Registro de Imóveis para fins de registro.

Direito Civil - Aula #262 - Alienação Fiduciária (É isso!)

30 questões relacionadas encontradas

Qual o modo de constituição da alienação fiduciária em garantia?

De acordo com José Alfredo Ferreira de Andrade, alienação fiduciária em garantia é um direito real de garantia onde o devedor, proprietário de uma coisa, aliena-a fiduciariamente ao credor, tornando-se depositário e possuidor direto do bem para que o credor, com a posse indireta e o domínio resolúvel, possa receber o ...

Quem tem a propriedade na alienação fiduciária?

Alienação fiduciária é a espécie de negócio em que o devedor (fiduciante) transmite ao credor (fiduciário) propriedade do bem como garantia de uma dívida assumida, mas cuja posse permanece com o devedor. Você já deve ter realizado algum empréstimo com garantia de pagamento ou conhecer alguém que realizou.

É possível fazer alienação fiduciária entre particulares?

Outra vantagem dessa modalidade jurídica é que não há nenhum registro na lei que determina o uso da alienação fiduciária apenas pelo sistema de financiamento imobiliário, bancos e construtoras, por exemplo. Ou seja, a alienação pode acontecer através de particulares.

Como funciona execução de alienação fiduciária?

Resumidamente, a alienação fiduciária é uma garantia que o devedor (fiduciante) dá ao credor (fiduciário). Esta garantia geralmente é dada através da transferência da propriedade do imóvel ao credor até que a dívida seja totalmente paga.

O que significa a capacidade para alienar para dispor?

O direito de dispor – jus disponendi ou abutendi é atributo que permite ao proprietário alienar o carro ou imóvel ou mesmo dá-los em garantia (seja penhor ou hipoteca). ... De sorte que significa plena a propriedade aquela que o seu titular tem o direito de usar, fruir, dispor e reivindicar.

Quem é o fiduciante E o fiduciário?

“Art. 22: A alienação fiduciária regulada por esta Lei é o negócio jurídico pelo qual o devedor, ou fiduciante, com o escopo de garantia, contrata a transferência ao credor, ou fiduciário, da propriedade resolúvel de coisa imóvel”.

O que é titularidade fiduciária?

Propriedade fiduciária e suas espécies contratuais

De acordo com o art. 1.361 do Código Civil, genericamente, a propriedade fiduciária é a propriedade resolúvel de bem móvel infungível, que o devedor oferece ao credor como forma de garantia de uma obrigação.

Quem é credor fiduciante?

Nessa transferência, o credor (Fiduciário) recebe o bem, mas não plenamente, ele fica com o que se chama de posse indireta, ele tem o direito do bem, e o devedor (Fiduciante) fica com a posse direta, em posse da propriedade. Desta forma, o bem passa a ter dois proprietários.

Quem pode participar e firmar contrato de alienação fiduciária em garantia?

Portanto, a lei 9.514/97 caminhou bem ao definir seu campo de aplicação de forma categórica, dispondo, em seu artigo 22 parágrafo primeiro, que a alienação fiduciária poderá ser contratada por pessoa física ou jurídica, não sendo privativa das entidades que operam no Sistema Financeiro Imobiliário.

Quais são as espécies de alienação fiduciária?

A alienação fiduciária é negócio jurídico bilateral, visto que depende da manifestação de vontade de duas partes: o fiduciante (devedor, ou seja, proprietário do bem que será alienado) e fiduciário (credor, aquele que se obriga a devolver ao fiduciante a propriedade do bem alienado nas hipóteses previstas em contrato).

Qual o procedimento extrajudicial e judicial em caso de inadimplemento do contrato de alienação fiduciária de bem móvel?

Se o bem alienado fiduciariamente não for encontrado ou não se achar na posse do devedor, o credor poderá requerer a conversão do pedido de busca e apreensão, nos mesmos autos, em ação de depósito, na forma prevista no Capítulo II, do Título I, do Livro IV, do Código de Processo Civil.

Qual é o prazo de carência a ser definido no contrato de alienação fiduciária de bem imóvel?

Por tudo quanto acima exposto, entendemos mais eficaz a definição contratual do prazo de carência em 30 dias, devendo o credor fiduciário, tão logo vencida e não paga qualquer parcela do financiamento, dar imediato curso aos procedimentos administrativos adequados para a realização do crédito, expedindo dentro do ...

Qual a garantia que tem execução extrajudicial?

Trata-se de uma garantia célere, econômica e segura, é executada de forma extrajudicial, diferentemente de outras garantias de direito real que dependem de processo judicial para obter a recuperação do crédito.

Quem pode fazer alienação fiduciária de imóvel?

A alienação fiduciária regulada por esta Lei é o negócio jurídico pelo qual o devedor, ou fiduciante, com o escopo de garantia, contrata a transferência ao credor, ou fiduciário, da propriedade resolúvel de coisa imóvel.

Como registrar alienação fiduciária imóvel?

Com o registro da alienação fiduciária o devedor virará desde logo dono do imóvel. Mas dividirá esta propriedade com o credor até a quitação da dívida. Quando quitar a dívida, basta levar o termo de quitação assinado pelo credor ao cartório de Registro de Imóveis e pronto: será proprietário pleno do imóvel.

Como fazer alienação fiduciária de imóvel?

Em primeiro lugar, o contrato de alienação fiduciária (onde será estipulado que o bem foi adquirido e que essa será a modalidade de garantia de pagamento do mesmo) deve ser levado em um cartório para registro da situação. Caso seja um bem imóvel, o contrato deve ser levado no local onde o bem está matriculado.

Quem tem a propriedade resolúvel?

1360). Como bem posto por Clóvis Bevilaquá [2], “propriedade resolúvel ou revogável é aquele que no próprio título de sua constituição encerra o princípio que a tem de extinguir, realizada a condição resolutória, ou vindo o termo extintivo, seja por força da declaração de vontade, seja por determinação da lei”.

O que é a propriedade Superficiária?

A propriedade superficiária é o domínio da construção ou da plantação separado do solo. Conceituar o direito de superfície é tarefa das mais árduas, visto que a sua noção e extensão são variáveis de acordo com a legislação de cada país que o adotou.

Qual a natureza jurídica da alienação fiduciária em garantia?

A alienação fiduciária em garantia é uma garantia real por meio da qual o devedor dá, em garantia, o direito real de propriedade de uma coisa sob a condição suspensiva consistente no inadimplemento de uma dívida. Tem natureza jurídica de garantia real, na modalidade de direito real em garantia.

O que é alienação fiduciária em garantia de bens imóveis?

Alienação Fiduciária é uma modalidade de garantia em que o devedor (fiduciante) transfere a propriedade de um imóvel para o credor (fiduciário) em caráter provisório com a finalidade de garantir o pagamento de uma dívida.

Artigo anterior
Qual exame mede ferro?
Artigo seguinte
O que são produtos de higiene e limpeza?