Quem pode ser curador no Código Civil?

Perguntado por: Martim Jorge Lima Coelho  |  Última atualização: 22. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (38 avaliações)

A curatela pode ser legítima, testamentária ou dativa. O cônjuge ou companheiro, não separado judicialmente ou de fato, é, de direito, curador do outro, quando interdito, segundo o artigo 1.775 do Código Civil. ... Na falta das pessoas mencionadas, compete ao magistrado a escolha do curador dativo.

Quem pode ser o curador?

Nos termos da lei, o cônjuge ou companheiro será preferencialmente o curador do outro, desde que não estejam separados judicialmente ou de fato. Se não houver cônjuge ou companheiro, dá-se preferência ao pai ou mãe. ... Na falta das pessoas mencionadas, compete ao juiz a escolha do curador (art. 1.775 do Código Civil).

Quem pode ser curador CPC?

I – pelo cônjuge ou companheiro; II – pelos parentes ou tutores; III – pelo representante da entidade em que se encontra abrigado o interditando; IV – pelo Ministério Público.

O que é um curador no direito civil?

A curadoria é a nomeação de uma pessoa para representar outra, com uma finalidade determinada. Podemos citar como exemplo o art. 9º do Código de Processo Civil : ... Nesta nomeia-se alguém para cuidar de uma pessoa e gerir seus bens em todos os atos.

O que é curatela no Código Civil?

Curatela é o encargo que é conferido a uma pessoa para que, segundo os limites determinados juridicamente, fundados em lei, cuide dos interesses de alguém que não possa licitamente administrá-lo.

CURATELA DE PESSOA INCAPAZ E QUEM PODE SER CURADOR?

32 questões relacionadas encontradas

Quando cabe à curatela?

A curatela cabe quando uma pessoa está incapaz de manifestar sua vontade acerca da prática de atos da sua vida civil. Assim, o instrumento se apresenta como possível solução jurídica para legitimar judicialmente um terceiro que passará a ter poder para exercer tais funções sob as responsabilidades da lei.

Qual o objetivo da curatela?

O objetivo da curatela é proteger os interesses daqueles que são considerados incapazes civilmente. Assim, por meio de um processo judicial, a curatela objetiva a privação legal de que determinada pessoa sofra no tocante ao gozo e exercício de determinados direitos.

Qual é a diferença entre tutor e curador?

Com outras palavras, a diferença básica entre curador e tutor é que o curador representa alguém adulto e incapaz, porém presente; enquanto isso, o tutor zela por um menor e somente devido a ausência dos pais.

Quais são as atribuições do curador?

Quanto aos deveres que serão exercidos pelo curador, em um breve resumo, tem-se que ele deve representar os interesses de seu curatelado em seus atos.
...
Exemplos dessas ocorrências são:
  • Receber pensões e outras rendas;
  • Prestar despesas de sustento; e.
  • Administrar, conservar e melhorar seus bens.

Qual a diferença entre procurador e curador?

Porém, diferente da procuração, a curatela é decretada por um juiz, após um processo judicial específico para definição do curador. Curador é a pessoa que zela, protege e administra o patrimônio e a vida civil do curatelado, que é considerado incapaz perante a justiça.

Estão sujeitos a curatela novo CPC?

Curatela - Novo CPC (Lei nº 13.105/15)

Preceitua o artigo 1.767, do Código Civil, que "estão sujeitos a curatela: I - aqueles que, por causa transitória ou permanente, não puderem exprimir sua vontade; III - os ébrios habituais e os viciados em tóxico; V - os pródigos."

Quem pode ser interditado no novo CPC?

I - pelo cônjuge ou companheiro; II - pelos parentes ou tutores; III - pelo representante da entidade em que se encontra abrigado o interditando; IV - pelo Ministério Público.

Quando uma pessoa pode ser interditada?

Quem pode ser interditado

Podem ser interditados todos aqueles considerados incapazes relativamente de exercerem os atos da vida civil. Certo é que não são somente as hipóteses legais que mencionamos no início deste artigo, e que constam na Lei, que configuram situações aptas a requerer a interdição.

Quem não pode exercer a curatela?

Surge em terceiro lugar, a curatela, como encargo atribuído a alguém, para reger a pessoa e administrar os bens maiores, incapazes, que não possam fazê-lo por si mesmos, com exceções do nascituro e dos maiores de 16 e menores de 18 anos[3].

Quantas pessoas podem ser curador?

Não. Não há um número máximo. Todavia, é importante saber que a ILPI será a curadora do idoso que justificar esta necessidade e ela deverá prestar contas de cada idoso, individualmente, se o Juiz de cada causa assim determinar. A lei estabelece um rol dos que podem ser curadores e a ILPI é um dos legitimados.

O que é preciso para fazer uma curatela?

Qualquer pessoa pode solicitar a certidão de tutela e curatela, que será emitida pelo Registro Civil das Pessoas Naturais. Para isso, é necessário estar com os dados da pessoa em mãos, a exemplo do nome completo, filiação, RG e CPF.

Quem paga o salário do curador?

A remuneração do curador, mesmo que ele seja herdeiro universal dos bens do tutelado, deve ser fixada por juízo competente, não sendo lícito que ele mesmo defina quanto vai receber e retenha essa quantia.

Quais são os limites da curatela?

Curatela: limites ao Curador
  1. os seus fins são assistenciais;
  2. tem caráter eminentemente publicista;
  3. tem, também, caráter supletivo da capacidade;
  4. é temporária, perdurando somente enquanto a causa da incapacidade se mantiver (cessada a causal, levanta-se a interdição);

Qual a diferença entre tutela e curador?

A principal diferença entre tutela e curatela é a idade. O primeiro é atribuído aos menores de idade até a chegada a maioridade. Já a curatela confere-se aos maiores de 18 anos, normalmente pessoas com deficiência ou idosos. Além disso, também há diferentes motivações para a nomeação do tutor e do curador.

Quem pode ser tutor ou curador?

Via de regra, os tutores ou curadores são pessoas da própria família do incapaz ou do menor. ... “Se é uma pessoa que, mesmo que já foi nomeada, não está fazendo isso direito, qualquer denúncia pode ser chamada a juízo novamente e ela terá a obrigação de prestar contas de dinheiro ou bens do incapaz ou da criança.

O que é ser tutor de uma pessoa?

É um encargo atribuído pelo Juiz a uma pessoa que seja capaz de proteger, zelar, guardar, orientar, responsabilizar-se e administrar os bens de uma criança ou de um adolescente menor de 18 anos, cujos pais são falecidos, ou estejam ausentes, ou tenham sido destituídos do poder familiar.

Quais as principais características da curatela?

A curatela possui a característica da assistência, uma vez que os seus fins são destinados a se fazer cumprir as regras do Código Civil atinentes à capacidade. ... O instituto da curatela completa, no Código Civil, o sistema assistencial dos que não podem, por si mesmos, reger sua pessoa e administrar seus bens.

O que é curatela e quando acontece?

A curatela é o exercício da administração dos bens, direitos e interesses do curatelado pelo curador. ... Como falamos anteriormente, a curatela se refere exclusivamente aos maiores de 18 anos que sejam incapazes para a prática dos atos da vida civil.

Quais as consequências jurídicas da curatela?

A lição que a doutrina traz é a de que a natureza jurídica da ação de curatela dos interditos é de jurisdição voluntária, porque nele o juiz não decide frente a duas partes, com interesse em conflito, mas em face de um interesse público, cuja tutela reclama sua intervenção, sendo tal interesse do incapaz.

Qual a diferença entre ação de curatela e interdição?

A curatela ocorre após a interdição, então, a diferença é em relação ao momento e às fases em que acontecem. Após o juiz decidir pela interdição, é feita a curatela dessa pessoa interditada, em que é nomeado um curador, alguém que será o responsável. ...

Artigo anterior
Quanto ganha um técnico de enfermagem EBSERH?
Artigo seguinte
Como devo consumir as tâmaras?