Quem pode ser considerado fornecedor?

Perguntado por: Martinho Nunes  |  Última atualização: 31. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (47 avaliações)

Art. 3° Fornecedor é toda pessoa física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira, bem como os entes despersonalizados, que desenvolvem atividade de produção, montagem, criação, construção, transformação, importação, exportação, distribuição ou comercialização de produtos ou prestação de serviços.

Quem não pode ser fornecedor?

3º, caput, do CDC. É aquele que coloca produto ou serviço no mercado de consumo com habitualidade na atividade fim. Não pode ser considerado fornecedor, por exemplo, uma loja de roupas que vende seu computador usado para poder adquirir um novo, ainda que se possa descobrir no comprador um “destinatário final”.

Quem não pode ser considerado consumidor?

2º, caput, da Lei n. 8.078/1990 (Código de Defesa do Consumidor), como sendo “[...] toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final”. ... Fica excluído da proteção da lei consumerista portanto, a relação de consumo chamada intermediária.

O que é um fornecedor exemplos?

O fornecedor é a pessoa ou a empresa que abastece algo a outra empresa ou comunidade. ... O negócio mais habitual dos fornecedores de serviços é a oferta de subscrições ou contratos. A telefonia móvel, o acesso à Internet e o alojamento de sítios web são alguns dos negócios dos fornecedores de serviços.

O que diz o artigo 35 do Código do consumidor?

I - exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, apresentação ou publicidade; II - aceitar outro produto ou prestação de serviço equivalente; III - rescindir o contrato, com direito à restituição de quantia eventualmente antecipada, monetariamente atualizada, e a perdas e danos.

3. Conceitos de Fornecedor - CDC - Prof. Leonardo Paiva

43 questões relacionadas encontradas

O que diz o artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor?

Art. 42. [...] Parágrafo único - O consumidor cobrado em quan- tia indevida tem direito à repetição do indébito, por valor igual ao dobro do que pagou em excesso, acrescido de correção monetária e juros legais, salvo hipótese de engano justificável.

Quando o consumidor não tem direito à devolução do dinheiro?

Basicamente, é preciso que o consumidor desista no prazo de até 7 dias, a partir da assinatura do contrato ou do recebimento do produto ou serviço. Caso contrário, se o negócio for fechado em um ambiente físico ou se a desistência ocorrer depois desse prazo, o fornecedor não precisa devolver o dinheiro.

Quais são os 3 tipos de fornecedores?

Há diferentes tipos de fornecedores e para cada negócio há o mais adequado. Mas basicamente podemos dividi-los em três tipos principais: monopolista, habitual ou especial.

Quais são os tipos de fornecedor?

Os 3 tipos de fornecedores existentes
  • Fornecedores habituais ou tradicionais? Para este primeiro tipo, o comprador pode esperar como de costume por produtos básicos que vão manter a empresa ativa. ...
  • Fornecedores monopolistas. Para o fornecedor monopolista, é o produto exclusivo que o define. ...
  • Fornecedores especiais.

Quais são os tipos de fornecedores?

Os fornecedores podem ser de três tipos, monopolista, habitual ou especial.

Quem pode ser considerado como consumidor?

Art. 2° Consumidor é toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final. ... Equipara-se a consumidor a coletividade de pessoas, ainda que indetermináveis, que haja intervindo nas relações de consumo.

Quem se enquadra no conceito de consumidor?

O artigo 2º do CDC explica o conceito de consumidor: "É toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final".

Quando não se aplica CDC?

Não é possível usar o Código de Defesa do Consumidor (CDC) quando a parte não for a destinatária final do produto ou serviço. O argumento também vale quando o consumidor não for vulnerável frente ao fabricante.

Não é considerado fornecedor O exportador de produtos?

Apenas a pessoa física ou jurídica, privada, nacional ou estrangeira, que desenvolvem atividade de produção, montagem, criação, construção, transformação, importação, exportação e distribuição ou comercialização de produtos ou prestação de serviços é considerada fornecedor no Código de Defesa do Consumidor.

Quem é o fornecedor no direito do consumidor?

Consumidor – pessoa física ou jurídica destinatária final do produto ou serviço. Fornecedor – toda pessoa física ou jurídica que produz, monta, cria, constrói, transforma, importa, exporta, distribui ou comercializa produtos ou serviços.

Quando o fornecedor não será responsabilizado?

§ 3° O fornecedor de serviços só não será responsabilizado quando provar: I - que, tendo prestado o serviço, o defeito inexiste; II - a culpa exclusiva do consumidor ou de terceiro. § 4° A responsabilidade pessoal dos profissionais liberais será apurada mediante a verificação de culpa.

Quais os fornecedores de uma empresa?

Os fornecedores são as empresas e/ou profissionais que oferecem produtos ou serviços que irão auxiliar um negócio a tirar do papel o que foi projetado. É por meio desses parceiros que é possível criar produtos que atenderão às necessidades dos clientes e fazer sua empresa.

Quais são as principais características dos fornecedores?

O fornecedor comprometido com seu trabalho prestará um atendimento esclarecedor, que realmente satisfaça as necessidades do cliente ou que ao menos busque uma solução para as questões propostas, sem enrolações ou longas esperas. A personalização do atendimento também é importante.

Quantos e quais são as fontes de fornecedores?

Fontes de fornecimento e suprimentos: Há quatros tipos de fontes: única, múltipla, simples e especiais. a) Fonte única - Monopolista: Implica que apenas um fornecedor está disponível devido a patentes, especificações técnicas, matéria-prima, localização, e assim por diante.

Quem são os fornecedores diretos e indiretos?

A Seagate tem dois tipos de fornecedores: fornecedores diretos, que fornecem componentes e peças de produtos, e fornecedores indiretos, que fornecem produtos e serviços às operações de suporte.

Qual é o conceito de fornecedor e quais são os tipos de fornecedor existentes?

Art. 3° Fornecedor é toda pessoa física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira, bem como os entes despersonalizados, que desenvolvem atividade de produção, montagem, criação, construção, transformação, importação, exportação, distribuição ou comercialização de produtos ou prestação de serviços.

Quem são os fornecedores de insumos e serviços?

Para uma indústria funcionar, é preciso uma série de matérias-primas, insumos e serviços. E as empresas e pessoas que os fornecem estes produtos e serviços são chamados de fornecedores. ... 2- Os fornecedores podem ser responsáveis pelo sucesso ou fracasso da sua produção.

Em que situação posso pedir meu dinheiro de volta?

Quando o produto possui defeito e não é possível o reparo, ou a assistência técnica não consegue efetuar o conserto no prazo máximo de 30 (trinta) dias, o cliente tem o direito de ser ressarcido! Poderá exigir a substituição do produto por outro novo ou o dinheiro de volta devidamente atualizado!

O que diz o código do consumidor sobre devolução?

No artigo 49 do CDC, a devolução indica uma situação especial. ... Nessas situações, de acordo com o Direito do Consumidor, o cliente pode se arrepender da compra e fazer a devolução no prazo de sete dias. Esse período começa a valer a partir do momento em que o item foi recebido.

Quando o consumidor pode pedir o dinheiro de volta?

Você tem o prazo de sete dias a partir do recebimento do produto para exercer seus direitos de consumidor, desistir da compra e solicitar seu dinheiro de volta. No caso das grandes lojas, poderá se informar sobre as regras de troca ou a política de troca da empresa.

Artigo anterior
Quem pode participar do Prouni 2022?
Artigo seguinte
É proibida qualquer ação que provoque aumento da despesa de pessoal seis meses antes do final do mandato ou da legislatura?