Quem pode se cadastrar no CMDCA?

Perguntado por: Melissa Nogueira  |  Última atualização: 4. Juni 2024
Pontuação: 4.2/5 (26 avaliações)

De um modo geral, programas estaduais destinados ao atendimento de crianças, adolescentes e suas respectivas famílias executados no município devem ser inscritos no CMDCA, por força do disposto no art. 90, do ECA.

Quem pode fazer parte do CMDCA?

3º O CMDCA é órgão colegiado de composição paritária, integrado por sete representantes do Poder Executivo, um representante do Poder Legislativo e oito representantes de entidades não-governamentais de defesa e/ou atendimento aos direitos da criança ou adolescentes, regularmente inscritas e registradas nesse Colegiado ...

O que é necessário para uma entidade se inscrever no CMDCA?

Requerimento de Inclusão ou Atualização de Registro de Entidades junto ao CMDCA
  1. 01 – Folha de Rosto – Rol de Documentos.
  2. 02 – Requerimento de Inclusão/Atualização.
  3. 03 – Formulário de Cadastro – Executora.
  4. 09 – Declaração de Funcionamento (Modelo)
  5. 10 – Relatório de Atividades (Ano Anterior) e Plano de Trabalho (Ano Vigente)

Quais são as entidades registradas no CMDCA?

O CMDCA é um órgão deliberativo, representado de forma paritária por oito secretarias do poder público municipal - Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), Cultura (SMC), Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), Educação (SME), Fazenda (SF), Esporte, Lazer e Recreação (SEME) e Justiça (SMJ) e e da oito entidades da ...

Para que serve o registro no CMDCA?

O registro no CMDCA é uma exigência do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para o funcionamento de qualquer entidade não governamental que atenda, organize ou realize programas de garantia, proteção e/ou promoção de direitos para crianças e adolescentes na cidade.

Solicitação de Registro no CMDCA e no CMAS

27 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre cmdca e Conselho Tutelar?

Enquanto os Conselhos Municipais dos Direitos são os órgãos que devem atuar na formulação e no controle da execução das políticas sociais que asseguram os direitos de crianças e adolescentes; o Conselho Tutelar atua no atendimento de casos concretos, de ameaça ou de violação desses direitos, sendo exclusivamente de ...

O que diz o ECA sobre o Cmdca?

O ECA, dentre outras deliberações, classifica a função de membro dos Conselhos de Direitos como de interesse público relevante, voluntário e não remunerado. O CMDCA é um órgão colegiado paritário, integrado por representantes da Administração Municipal e da Sociedade Civil.

Qual o papel do CMDCA no Selo Unicef?

O CMDCA é responsável pela formulação e pelo controle das políticas de atenção à infância e à adolescência no município. É formado por representantes da sociedade civil e do governo. É também um espaço em que a sociedade civil participa da definição das políticas públicas na área da infância e adolescência.

Como denunciar o CMDCA?

Atenção: Em casos de denúncias acione os canais de contato dos Conselhos Tutelares na aba acima “Conselho Tutelar”.

Quem compoe o Conanda?

O CONANDA é um órgão colegiado de composição paritária integrado por 28 conselheiros titulares e 28 suplentes, sendo 14 representantes do Poder Executivo e 14 representantes de entidades não-governamentais que possuem atuação em âmbito nacional e atuação na promoção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

Quem escolhe o presidente do Cmdca?

Da Presidência do CMDCA

Parágrafo único - O presidente, o vice-presidente e o secretário geral do CMDCA serão escolhidos pelo Plenário reunido na primeira assembleia ordinária de cada ano, dentre seus membros titulares, por voto de maioria simples.

O que diz o artigo 91 do ECA?

As entidades não-governamentais somente poderão funcionar depois de registradas no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, o qual comunicará o registro ao Conselho Tutelar e à autoridade judiciária da respectiva localidade.

O que diz o artigo 90 do ECA?

Não se afigura ilegal o acolhimento institucional de menor, seguido de acolhimento familiar, medidas protetivas expressamente previstas na lei de regência ( ECA , arts.

O que o Conselho Tutelar pode ou não fazer?

101, inciso VII, do ECA). O que o Conselho Tutelar não pode fazer (como aliás, nunca pode, embora o fizesse de forma indevida), é promover, por simples decisão administrativa, o afastamento da criança ou adolescente do convívio familiar como medida "antecedente" ao acolhimento institucional.

Qual é o órgão que fiscaliza o Conselho Tutelar?

✓É preciso lembrar que, embora sendo um órgão autônomo, as ações do Conselho Tutelar são passíveis de fiscalização pelos órgãos responsáveis por zelar pelo cumprimento da lei, tais como o Ministério Público e a Justiça da Infância e Juventude.

Quanto tempo demora para o Conselho Tutelar agir?

Em razão de necessidade urgente de acolhimento, o conselheiro tutelar deverá levar a criança ou adolescente para instituição de acolhimento de sua cidade. Essa tem o prazo de 24 (vinte e quatro horas) para comunicar ao Poder Judiciário o acolhimento realizado, a fim de que a Autoridade Judiciária decida o caso (art.

O que acontece depois de uma denúncia ao Conselho Tutelar?

Funciona da seguinte forma: o Conselho recebe alguma denúncia e começa a agir quando alguma criança ou adolescente esteja em situação de risco ou abuso. A organização então passa a aconselhar os pais ou responsáveis e mantém contato para intermediar a situação.

Quanto tempo demora uma denúncia do Conselho Tutelar?

Quanto tempo demora uma denúncia no Conselho Tutelar? As denúncias são recebidas pela central e analisadas por técnicos, sendo transmitidas para os órgãos competentes no máximo em 24 horas.

O que é o projeto NUCA?

O Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA) é um grupo formado por meninas, menines e meninos, de 12 a 18 anos, moradores de cidades que participam do Selo UNICEF. A criação de um NUCA faz parte do pacote de atividades que as gestões municipais se comprometem a realizar ao aderir à iniciativa.

Quem pode participar do Selo UNICEF?

Quem pode participar

A relação completa pode ser conferida aqui. Vivem nestes 2.311 municípios mais de 22 milhões de meninas e meninos de até 17 anos. Devem ser eles o foco dos esforços dos municípios e governos estaduais durante - e para além! - da participação no Selo UNICEF.

Qual a função de um conselheiro do Cmdca?

O Conselho reúne-se quinzenalmente para formular, deliberar e controlar ações referentes à criança e ao adolescente em todos os níveis, segundo leis federais, estaduais e municipais, em reuniões abertas à comunidade, de forma a garantir que as ações do Governo contemplem de forma integral a universalidade de acesso aos ...

Quais são os 5 deveres do ECA?

É dever da criança e do adolescente respeitar pais e responsáveis; frequentar a escola; respeitar os professores e demais funcionários da escola; respeitar o próximo; participar das atividades em família e em comunidade; preservar espaços públicos; proteger o meio ambiente; participar de atividades educacionais, ...

O que é Cndca?

Criado em 1991 pela Lei nº 8.242, o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente - CONANDA é um órgão colegiado permanente, de caráter deliberativo e composição paritária, previsto no artigo 88 da lei no 8.069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Como surgiu o Cmdca?

História CMDCA

O Conselho é composto por 18 membros e igual número de suplentes, representados pelo Poder Público e a Sociedade Civil. Foi criado, em sua forma atual, pela Lei n° 5.707 de 02 de junho de 2014 e posteriormente pela LEI Nº 6531, de 25 de março de 2019.

Sou obrigada a deixar o Conselho Tutelar entrar na minha casa?

Esse direito obteve a tutela da Constituição Federal ao consignar que “a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial”.

Artigo anterior
Como colocar dois textos um do lado do outro no Word?
Artigo seguinte
Como assinar Storytel?