Quem pode revogar uma portaria?
Perguntado por: Sofia Garcia | Última atualização: 26. Dezember 2024Pontuação: 5/5 (29 avaliações)
Pode ser declarada pela própria Administração Pública, no exercício de sua autotutela, ou pelo Judiciário.
Quando uma portaria pode ser revogada?
A Administração Pública pode revogar um ato quando entender que, embora se trate de um ato válido, que atenda a todas as prescrições legais, não está de acordo com, ou não atende adequadamente ao interesse público no caso concreto.
Como anular uma portaria?
A anulação pode ser realizada pela própria Administração Pública, seja de ofício, com base no poder de autotutela (Súmulas 346 e 473 do STF), seja mediante provocação, ou ainda pelo Poder Judiciário, sendo que, neste último caso, sempre mediante provocação de parte interessada (princípio da inércia jurisdicional).
Quem pode baixar uma portaria?
Se a portaria é interna, destina-se aos funcionários, baixando das autoridades mais categorizadas para as menos categorizadas; se a portaria é externa, dirige-se ao público, às pessoas físicas ou jurídicas de direito privado, sendo expedida pelo órgão competente e destinando-se ao público, em geral.
Qual a força de lei de uma portaria?
As portarias, como os demais atos administrativos internos, não atingem nem obrigam aos particulares, pela manifesta razão de que os cidadãos não estão sujeitos ao poder hierárquico da Administração pública" (Direito administrativo brasileiro.
O QUE É REVOGAR? Entenda quando uma lei pode ser revogada
Qual o poder de uma portaria?
Portaria é o ato normativo interno pelo qual os mi- nistros e seus secretários, estes somente no âmbito de sua competência material, estabelecem regras, baixam instruções para aplicação das leis ou tratam da organi- zação e funcionamento de serviços de acordo com a sua natureza administrativa.
O que é mais forte um decreto ou uma portaria?
O decreto, por seu turno, é superior à portaria ou ato normativo similar.
Qual o prazo de validade de uma portaria?
As medidas adotadas têm validade até o final deste ano, podendo ser suspensas caso haja repasses orçamentários suplementares.
Como funcionam as portarias?
PORTARIA: portaria é um documento de ato administrativo de qualquer autoridade pública, que contém instruções acerca da aplicação de leis ou regulamentos, recomendações de caráter geral, normas de execução de serviço, nomeações, demissões, punições, ou qualquer outra determinação da sua competência.
O que é retificar uma portaria?
Retificação: serve para suprimir, remover ou corrigir informações de menor importância no texto do ato normativo, isto é, pequenas mudanças que não impactam teor da publicação; utilizado para suprimir ou corrigir o texto presente no documento.
O que significa revogar uma portaria?
A revogação em Direito Público constitui um mecanismo, através do qual um ato jurídico (lei, regulamento ou ato administrativo) cessa a sua eficácia em virtude da posterior entrada em vigor de outro ato da mesma hierarquia ou de hierarquia superior que incida sobre o mesmo objeto (material, territorial e pessoal) e ...
Qual a diferença entre revogar e anular?
A diferença entre anulação e revogação é que a primeira desfaz um ato ilegal, enquanto a segunda extingue um ato válido que se tornou inconveniente ou inoportuno.
São atos que não podem ser revogados?
Assim, não podem ser revogados, entre outros, os atos vinculados, os já consumados, os que geraram direitos adquiridos, etc. Noutros casos, fixa um prazo para o exercício desse poder/dever.
Como saber se uma portaria está revogada?
Para saber se alguma norma foi revogada ou está vigente, basta acessar o sistema Saúde Legis.
O que diz a Súmula 346 do STF?
Ou seja, a partir de então, qualquer ato da Administração Pública que tiver o condão de repercutir sobre a esfera de interesses do cidadão deverá ser precedido de prévio procedimento em que se assegure ao interessado o efetivo exercício do direito ao contraditório e à ampla defesa.
Quem pode anular e revogar atos administrativos?
Se for feito pela administração, pode ser por autotutela, mediante provocação ou de ofício. Já se for pelo Poder Judiciário, será pelo exame da função jurisdicional, mas somente mediante provocação. No entanto, existe um prazo para a anulação do ato administrativo que gere efeitos favoráveis para os destinatários.
Quais são os tipos de portaria?
- Tradicional. Em primeiro lugar, está a portaria tradicional, também conhecida como portaria presencial. ...
- À distância. Outra opção é o monitoramento à distância. ...
- Portaria remota. A portaria remota é um serviço inovador e tecnológico. ...
- Portaria híbrida. Por último, a portaria semipresencial.
Qual a diferença de lei e portaria?
A lei e o decreto-lei são actos legislativos. A portaria é um acto emitido pelo poder administrativo. As leis e os decretos-lei têm o mesmo valor e são aprovados pelos órgãos legislativos, de acordo com os poderes conferidos pela Constituição da República Portuguesa.
Quem faz as portarias?
As resoluções dispõem sobre questões de ordem administrativa ou regulamentar, sendo, em regra, de competência do Conselho Superior, podendo ser emitidas por outros órgãos colegiados desde que possuam competência estabelecida em ato normativo ou formalmente delegada.
O que é uma portaria e para que serve?
Portaria é um documento de ato administrativo de qualquer autoridade pública, que contém instruções acerca da aplicação de leis ou regulamentos, recomendações de caráter geral, normas de execução de serviço, nomeações, demissões, punições, ou qualquer outra determinação da sua competência.
O que é portaria no serviço público?
– Portaria
Ato administrativo interno, de natureza deliberativa ou informativa, que tem como objetivo expedir determinações gerais ou especiais, definindo situações funcionais e outras relacionadas com os servidores púbicos.
Qual a diferença de portaria e resolução?
As Resoluções do Conselho Federal de Farmácia podem ser acessadas em https://bit.ly/309k0sR. - As portarias, por sua vez, constituem-se em ato administrativo cuja finalidade, de forma geral, consiste em disciplinar o funcionamento da Administração Pública ou a conduta de seus agentes.
Que tipo de ato é uma portaria?
a) Portarias: são atos administrativos internos, pelos quais os chefes de órgãos, repartições ou serviços expedem determinações gerais ou especiais a seus subordinados, ou designam servidores para funções e cargos secundários.
Quem pode derrubar um decreto do presidente?
“Não é prerrogativa da Câmara derrubar decreto. Só o prefeito, o governador e o presidente da república podem emitir decreto. Nós não temos autonomia para derrubar ou estabelecer decreto”, explicou o parlamentar.
O que é uma portaria na Prefeitura?
No Brasil é, no direito administrativo brasileiro, ato jurídico originário do Poder Executivo, que contém ordens/instruções acerca da aplicação de leis ou regulamentos, recomendações de caráter geral e normas sobre a execução de serviços, a fim de esclarecer ou informar sobre atos ou eventos realizados internamente em ...
O ano tem quantos dias?
Como saber se o seu gato te odeia?