Quem pode requerer a declaração de insolvência?
Perguntado por: Isabel Cláudia Araújo de Vieira | Última atualização: 9. April 2025Pontuação: 4.4/5 (27 avaliações)
Pode ser requerida pelo próprio devedor ou pelos credores. O procedimento de insolvência civil é utilizado para declarar a situação em que o devedor, em regra pessoa física, mas também cabe para pessoas jurídicas não empresarias, possui mais dívidas do que bens ou capacidade de pagamento.
Como pedir minha própria insolvência civil?
A Insolvência Civil pode ser requerida tanto pelo credor como pelo devedor (autoinsolvência). O reconhecimento da insolvência exige a realização de ação judicial declaratória específica para esse fim, ou seja, só é possível com a assistência de advogado.
Como se comprova a insolvência?
A declaração de insolvência pode ser requerida judicialmente por qualquer credor quirografário, que é o credor que possui um título executivo (judicial ou extrajudicial) sem garantia real. Ainda, pode ser requerida pelo próprio devedor.
Como se declarar insolvente?
A insolvência pode ser requerida pelo próprio devedor, através do seu Advogado, caso em que há uma apresentação à insolvência por parte do devedor.
Quem pode entrar com pedido de recuperação judicial?
Quem pode solicitar Recuperação Judicial? Apenas os empresários e as sociedades empresárias podem pedir a Recuperação Judicial.
Como Assustar os Cobradores. Declaração de Insolvência Civil.
Quem não pode pedir recuperação judicial artigo?
Quem pode pedir recuperação judicial? Quaisquer empresas registradas no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) e ativas há pelo menos 2 anos estão aptas a pedir recuperação judicial. A exceção são sociedades de economia mista, instituições financeiras, empresas públicas, ONGs e cooperativas.
Como pessoa física pode pedir recuperação judicial?
As únicas entidades devedoras que podem ajuizar recuperação judicial são apenas as sociedades empresárias, então, sociedades limitadas, microempresas ou sociedades anônimas. Além disso, entre as pessoas físicas, o produtor rural é o único que pode entrar com o pedido.
O que é declaração de insolvência?
INSOLVÊNCIA DO DEVEDOR. Procede-se à declaração de insolvência toda vez que as dívidas excedam à importância dos bens do devedor. A discussão entre os credores pode versar quer sobre a preferência entre eles disputada, quer sobre a nulidade, simulação, fraude, ou falsidade das dívidas e contratos.
Quais são os tipos de insolvência?
A insolvência pode ser culposa ou fortuita (artigo 185.º do CIRE).
É necessário demonstrar a insolvência da pessoa jurídica?
A insolvência da pessoa jurídica não é requisito para sua desconsideração.
Qual a principal consequência da declaração de insolvência civil para o devedor?
O artigo 752 dispõe que, declarada a insolvência, o devedor perde o direito de administrar os seus bens e deles dispor, até a liquidação total da massa.
Quais as consequências da insolvência?
Através da arrecadação o insolvente perde a posse de seus bens penhoráveis, representando assim em verdade a perda da disponibilidade de seu patrimônio, por vezes com a manutenção da posse, e sempre com a manutenção da propriedade.
Quanto tempo dura a insolvência civil?
Depois da sentença de declaração de insolvência segue-se a fase da liquidação da massa insolvente que, nos termos da Lei, não deve exceder um ano (12 meses) após a assembleia de credores de apreciação de relatório, sob pena de o administrador de insolvência poder ser destituído do cargo, com justa causa.
O que fazer se o devedor não tem bens em seu nome?
O que fazer quando o executado não tem bens em seu nome? É possível pedir ao Juiz expedição de certidão para protestar o nome do devedor no cartório. Também é possível requerer a inclusão do nome do devedor nos cadastros de proteção ao crédito por meio do SERASAJUD (mesma guia do Bacenjud).
Quais as vantagens da insolvência civil?
A insolvência pessoal ajuda assim a lidar com o sobreendividamento, dispondo de mecanismos que ajudam uma pessoa ou família a ultrapassar uma situação financeira débil.
Quem não pode falir?
Os empresários totalmente excluídos do regime jurídico da lei n. 11.105/05 nunca poderão falir ou pedir recuperação judicial.
Quais são as três etapas do procedimento de insolvência?
189, Lei 11.101, de 2005, e 126, CPC). 3. Fases do Procedimento de Insolvência Civil. São três: inicial, instrutória e final.
O que é insolvência patrimonial?
Ao contrário da solvência, a insolvência é uma condição em que uma empresa não consegue cumprir suas obrigações financeiras quando elas vencem. Isso ocorre quando os passivos excedem os ativos no balanço patrimonial ou quando a organização não possui liquidez suficiente para pagar seu endividamento.
Qual o objetivo do fator de insolvência?
Fator de insolvência é uma medida, ou um índice que, através de alguns indicadores econômicos/financeiros extraídos das demonstrações contábeis das empresas, permitem obter uma predição sobre a possibilidade de a empresa ser solvente ou insolvente, propiciando ao interessado na empresa uma visão quanto aos riscos de ...
Quais os 4 requisitos para obter os benefícios da recuperação judicial?
- Exercício regular das atividades há mais de dois anos;
- Não ser falido ou, se falido, que suas obrigações já tenham sido extintas;
- Não ter obtido recuperação judicial há menos de 5 anos;
- Não ter obtido recuperação judicial, com base em plano especial, há menos de 5 anos;
Quanto custa um processo de recuperação judicial?
Segundo este mesmo relatório, a média das custas judiciais até a sentença do Brasil gira em torno de 8,4% do valor da ação.
Quem recebe primeiro na recuperação judicial?
Inicialmente, pagam-se os créditos extraconcursais (art. 84), e depois os créditos concursais (art. 83).
O que é a insolvência civil?
Insolvência civil – declaração judicial de que as dívidas do devedor são maiores do que seu patrimônio. Atinge pessoas físicas ou jurídicas que não sejam empresários.
O que não entra na recuperação judicial?
Não são exigíveis também as despesas que os credores fizerem para tomar parte na recuperação judicial ou na falência. Isso está previsto no art. 5º, inciso II da lei 11.101/2005. Esse inciso diz respeito quando um credor procura um advogado para acompanhar o processo de recuperação ou falência de uma empresa devedora.
Quanto tempo pode pedir recuperação judicial?
A recuperação judicial deve ter o seu pedido realizado junto à justiça. A partir do pedido, é concedido o prazo de 6 meses para fazer acordo com os credores, apresentando um plano de recuperação definido, mostrando que a empresa tem condições de superar a crise financeira.
Por que não pular o café da manhã?
Qual a importância do alvará da vigilância sanitária?