Quem pode receber liberdade provisória?

Perguntado por: Rúben Simão Melo  |  Última atualização: 30. Mai 2024
Pontuação: 4.6/5 (51 avaliações)

Se você foi preso em flagrante ou teve a prisão preventiva decretada, é possível solicitar a liberdade provisória. Este direito é assegurado pela Constituição e pelo Código de Processo Penal e pode ser obtido por meio de um pedido feito ao juiz responsável pelo caso.

Quem pode pedir liberdade provisória?

A liberdade provisória pode ser concedida pelo juiz, de ofício ou a pedido do acusado ou do seu advogado, ou pela autoridade policial, no caso de prisão em flagrante. Ela pode ser concedida em qualquer fase do processo, desde que não haja sentença condenatória com trânsito em julgado.

Quando o juiz concede liberdade provisória?

A Liberdade Provisória é quando você foi detido (a) pela polícia, ou foi preso (a) por algum motivo, e é temporariamente liberado (a) da prisão enquanto aguarda o julgamento. Porém, caso quebre as regras para a concessão do benefício, será preso novamente. Boa parte dos presos brasileiros ainda não foram a julgamento.

Quais crimes não permitem liberdade provisória?

A nossa constituição prevê crimes inafiançáveis, como o de racismo (art. 5º, XLII, CF) e os crimes hediondos e equiparados (art. 5º, XLIV, CF). Estes crimes não admitem a concessão de liberdade provisória com fiança.

Quando não é cabível a liberdade provisória?

A legislação brasileira determina expressamente, no Código de Processo Penal, os crimes que não aceitam o pagamento de fiança para conceder a liberdade provisória. São inafiançáveis: racismo, tortura, tráfico de drogas, terrorismo.

Liberdade Provisória com ou sem fiança - Art. 5º, LXVI, da CF/88

22 questões relacionadas encontradas

Quais são os crimes que pode responder em liberdade?

De acordo com o Código Penal Brasileiro, as pessoas que cometem crimes que não sejam considerados graves, como lesão corporal leve, ofensa à honra, ofensa ao sentimento religioso, dentre outros, têm grande possibilidade de responder em liberdade.

Quanto tempo uma pessoa pode ficar em liberdade provisória?

A liberdade provisória, como o nome indica, dura apenas até a sentença. Se a sentença condená-lo, ele será preso e perderá sua liberdade. E se a sentença absolvê-lo, sua liberdade se tornará permanente.

Quais são os requisitos para liberdade provisória?

A liberdade provisória pode ser concedida, com ou sem fiança, no caso de prisão em flagrante, em que o procedimento não tiver nenhuma violação das normas previstas em lei, conforme o artigo 310, inciso III do Código de Processo Penal.

Quem pode conceder liberdade provisória sem fiança?

A Liberdade provisória com ou sem fiança está prevista nos arts. 310,III e 321 ao 350, do Código de Processo Penal, e é concedida, pela autoridade competente (Delegado ou Juiz), ao indiciado ou réu, preso em flagrante, que pode responder em liberdade, não necessitando de ter contra si prisão cautelar decretada.

Qual a diferença de liberdade condicional e liberdade provisória?

Enquanto na condicional, o condenado já cumpriu uma parte da pena de forma fechada, a provisória é baseada na presunção de liberdade, na qual trata da possibilidade de um cidadão esperar que seja julgado em liberdade.

Como fazer um bom pedido de liberdade provisória?

Deste modo, na prática, para solicitar a liberdade provisória deve se atentar que o preso não se encaixa em nenhuma daquelas hipóteses, ou seja, não demonstra perigo para a paz pública, nem para a ordem econômica, não vai impedir a aplicação da lei, muito menos impossibilitar a instrução do processo.

Quanto tempo demora para sair o alvará de soltura?

374. O juízo competente para decidir a respeito da liberdade ao preso provisório ou condenado será também responsável pela expedição e cumprimento do respectivo alvará de soltura, no prazo máximo de 24 (vinte e quatro) horas.

Quando é concedido o habeas corpus?

Ação judicial para garantir liberdade diante de prisão ilegal. O habeas-corpus é considerado um remédio constitucional, ou seja, um instrumento processual para garantir a liberdade de alguém, quando a pessoa for presa ilegalmente ou tiver sua liberdade ameaçada por abuso de poder ou ato ilegal.

Qual a diferença entre pedido de liberdade provisória e Habeas Corpus?

Por sua vez, a liberdade provisória permite a soltura do acusado sob certas condições, visando garantir sua presença no processo. O habeas corpus, por sua vez, é uma ação autônoma de impugnação que visa à liberdade imediata em casos de violência ou coação ilegal na liberdade de locomoção.

O que é liberdade provisória com ou sem fiança?

A liberdade provisória com fiança representa um instrumento jurídico que permite que uma pessoa acusada de um crime tenha liberdade da prisão durante o processo criminal.

Quais são os crimes que não tem fiança?

Aqueles que não admitem pagamento de fiança para soltura do preso. São inafiançáveis, entre outros, os crimes dolosos contra a vida, hediondos, de tortura, tráfico de entorpecentes, terrorismo e racismo.

Quais são os crimes que têm fiança?

Com a atual redação do CPP art 322, qualquer crime é afiançável desde que deferido pelo juiz. O artigo 323 do CPP elenca os crimes que não são passiveis de fiança. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução parcial ou total desta publicação, desde que citada a fonte.

Quando pedir liberdade provisória ou revogação da preventiva?

Se a pessoa está presa por força da prisão em flagrante, o advogado deve formular pedido de liberdade provisória. Se a pessoa está presa por força de decisão que decretou a prisão preventiva, o mais correto é formular pedido de revogação da prisão preventiva.

Tem como responder 157 em liberdade?

Assim, conforme supracitado, a Constituição Federal dispõe no artigo 5º, inciso LXVI: - "ninguém será levado à prisão ou nela mantido quando couber liberdade provisória com ou sem fiança"- portanto, configura-se como um direito do requerente a possibilidade de responder ao processo em liberdade.

É vedada a liberdade provisória?

A liberdade provisória, anteriormente, era vedada aos casos de crime hediondo e formação de quadrilha. Atualmente, não há vedação à medida. Sendo assim, ela só será vedada quando o acusado já é reincidente ou não atender aos outros requisitos pré estabelecidos citados anteriormente.

O que acontece depois da liberdade provisória?

A concessão da liberdade provisória pode ser ato posterior à prisão em flagrante, à prisão preventiva e à prisão temporária. Assim, consumado o ato de prisão em flagrante pela autoridade policial, o termo será autuado e levado ao conhecimento do juiz que deverá, segundo o art.

Quanto tempo um réu primário pode pegar?

Quanto tempo um réu primário pode ficar na cadeia? Bem, de forma legal, não existe uma previsão que estabeleça o limite máximo de tempo em que um réu primário possa ficar preso. Por isso, somente o juiz poderá fixar a pena, após analisar e julgar o caso, respeitando todo o processo criminal.

O que fazer quando o juiz nega o pedido de liberdade provisória?

O que fazer se o pedido de liberdade provisória for negado? Caso o pedido de liberdade seja negado, é bem possível que a prisão seja convertida em preventiva. Se isto ocorrer, o advogado de defesa poderá realizar um pedido de revogação da prisão preventiva.

O que acontece quando um pedido de habeas corpus é negado?

O que acontece quando for negado? Bom, neste caso, precisa ser verificada a fundamentação da negação, mas, em regra, é possível recorrer da decisão no Superior Tribunal de Justiça (em Brasília) seguindo o Art. 581 da Lei 3.689, por meio do Recurso Ordinário Constitucional.

Quais são os três tipos de habeas corpus?

O que é habeas corpus?
  • – Habeas Corpus Preventivo. ...
  • – Habeas Corpus Repressivo ou liberatório. ...
  • – Habeas corpus coletivo. ...
  • – Quando não houver justa causa. ...
  • – Quando alguém estiver preso por mais tempo do que determina a lei. ...
  • – Quando quem ordenar a coação não tiver competência para fazê-lo.

Artigo anterior
Quanto custa o IPVA do Onix Joy?
Artigo seguinte
Qual o país que tem mais bilionários?