Quem pode pedir arresto?

Perguntado por: Artur Filipe Freitas Vaz  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (2 avaliações)

Art. 127. O juiz, de ofício, a requerimento do Ministério Público ou do ofendido, ou mediante representação da autoridade policial, poderá ordenar o seqüestro, em qualquer fase do processo ou ainda antes de oferecida a denúncia ou queixa.

O que é necessário para pedir um arresto?

O arresto é a forma do credor requerer uma penhora antes mesmo da citação do devedor no processo de execução. Ou seja, é o elemento surpresa! Ele pode ser requerido desde que comprovada a probabilidade do direito e o risco ao processo.

Quem faz arresto?

Arresto é um procedimento determinado pelo juiz, visando a garantia de futura execução judicial. Esta medida é aplicada a bens do devedor.

Como se dá o arresto?

ARRESTO COMO FORMA DE GARANTIR O CRÉDITO

O arresto consiste na apreensão dos bens do devedor fundada em decisão judicial como forma acauteladora para assegurar ou garantir que o credor possa receber seus créditos, evitando que seja prejudicado injustamente nos casos de desvio de bens.

Quando é possível o arresto?

A 4ª Turma do Superior Tribunal de Justiça decidiu que é possível fazer arresto eletrônico de valores, antes da citação, quando o executado não for localizado pelo oficial de Justiça.

Medidas Assecuratórias no processo penal: sequestro, arresto, hipoteca legal e alienação antecipada

17 questões relacionadas encontradas

O que é arresto no novo CPC?

Arresto é um procedimento determinado pelo juiz, visando a garantia de futura execução judicial. Esta medida é aplicada a bens do devedor.

É possível arresto antes da citação?

O ordenamento jurídico autoriza o arresto de bens antes de aperfeiçoada a citação, nos termos do art. 830 do NCPC, cujo objetivo precípuo, além de garantir a execução, é fazer o executado não localizado ou que se oculta comparecer aos autos.

Qual a finalidade do arresto?

O arresto é a apreensão cautelar de bens com finalidade de garantir uma futura execução por quantia certa.

O que acontece depois do arresto?

Uma vez efetivado o arresto, o exequente deverá providenciar a citação por edital do executado – caso não haja seu comparecimento espontâneo ou não seja realizada a citação por hora certa, por exemplo. Após a citação, o arresto será convertido em penhora (NCPC, art. 830, § 3º).

O que é arresto no processo penal?

Como o seqüestro visa assegurar um bem específico, o termo mais apropriado a ser empregado é o arresto, uma vez que este consiste na apreensão judicial de quaisquer bens móveis do presumível devedor (nesse caso do autor do ilícito penal) para assegurar os interesses civis do ofendido.

Como o oficial de justiça faz o arresto?

Para que o arresto se confirme será necessário que o oficial de justiça lavre um termo e nomeie um depositário....Quando iniciada a ação o credor deverá indicar os bens à penhora, caso não indique o oficial de justiça deverá buscar os bens do devedor de maneira que sejam suficientes para o débito.

O que é auto de arresto?

Arresto é uma medida judicial preventiva, determinada por um juiz com a finalidade de apreender bens do devedor para garantir ao credor o recebimento de seu crédito. É essencial que se apresente mandado ou certidão extraída dos autos de execução, da qual conste cópia do auto ou termo de arresto.

Qual a diferença entre penhora arresto e sequestro?

Em suma, no sequestro, vocês tem interesse em um determinado bem, já no arresto, o que te interessa é o dinheiro. Na maioria dos casos do sequestro, são de ações de execução de entrega da coisa. No arresto, o bem ou bens, são confiscados para garantir a execução da quantia.

Como funciona o arresto Executivo?

O arresto executivo, também designado arresto prévio ou pré-penhora, de que trata o art. 653 do CPC, objetiva assegurar a efetivação de futura penhora na execução por título extrajudicial, na hipótese de o executado não ser encontrado para citação.

Qual é a diferença entre penhora e arresto?

Realizado antes da citação, o arresto é uma medida praticada no início dos processos, por meio da constrição de bens do patrimônio do devedor, assegurando a futura penhora. Por outro lado, a penhora de bens acontece após a citação do devedor.

O que é arresto de imóveis?

O arresto representa, portanto, uma medida preventiva que antecede a penhora e que serve para garantir o cumprimento de uma obrigação por parte do devedor. Os bens a serem arrestados podem ser imóveis ou móveis e devem possuir o valor necessário para assegurar o valor a ser recebido pelo credor.

Quais são as modalidades de arresto?

O CAO-CRIM entende que o arresto é uma medida que se quer ver adotada nas Promotorias de Justiça Criminal. Vejamos aqui como a Doutrina costuma esquematizar o arresto em preventivo e subsidiário. Nesta modalidade devemos destacar que é um arresto de caráter facultativo.

Pode penhorar sem citar?

Em síntese: o NCPC não permite penhora antes da citação; porém, é possível que haja constrição de bens, de natureza acautelatória, antes do ato citatório – de forma específica no art. 830 e de forma genérica no art. 301.

Pode haver penhora antes da citação?

1. Segundo o STJ, permite-se a pré-penhora ou arresto na execução antes da citação (artigo 830 do CPC ), inclusive mediante bloqueio de valores on line, desde que o ato citatório tenha sido tentado e não alcançado inicialmente e obedeçam-se os rigores do artigo 854 do mesmo diploma processual civil.

Qual é a diferença entre o arresto executivo e o arresto cautelar?

Enquanto o arresto cautelar tem natureza de tutela provisória de urgência, fundada no art. 799, VIII cc o art. 300 e seguintes do CPC 2015, o arresto executivo, previsto no art. 830 do CPC 2015, embora a ele não se negue caráter também assecuratório, tem causa de pedir distinta.

O que é arresto sequestro e arrolamento de bens?

Sequestro, arresto e arrolamento de bens são todas as medidas cautelares, dentre outras, que constituem um processo de garantia para os bens de pagamento e configuram-se como um processo cautelar.

Quando é possível realizar o arresto ou pré penhora de bens do executado?

STJ permite arresto on-line antes da citação em execução de título extrajudicial. A Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, em julgamento inédito, que é possível realizar arresto eletrônico de valores, antes da citação, quando o executado não for localizado pelo oficial de Justiça.

O que significa sequestro no direito?

CONCEITO: É uma medida assecuratória empregada no processo civil, que nasce com a apreensão de bens certos e determinados, pertencentes ao patrimônio do réu ou do indiciado, para garantir o ressarcimento dos danos por ele causados ao cometer a infração.

Qual a diferença de sequestro e busca e apreensão?

Diferenças entre busca e apreensão e sequestro

A segunda diferença reside na circunstância de que a busca e apreensão pode ser realizada pela autoridade policial (artigo 6º, inciso II e artigo 240, parágrafo 1º, letra “b”), enquanto que o sequestro só pode ser efetivado com ordem judicial (artigo 127).

Qual o objetivo do arresto como medida preparatória para a hipoteca legal?

Ø Arresto de bens imóveis (art.

Constitui uma clara medida preparatória da hipoteca legal. O assistente de acusação deverá demonstrar a existência do fumus commissi delitci, indicar os prejuízos sofridos, apontar os valores e individualizar o bem imóvel sobre o qual recairá a hipoteca legal (art. 135, CPP).

Artigo anterior
Como colocar dois pontos em cima da letra no teclado?
Artigo seguinte
Qual é a cidade mais quente do Canadá?