Quem pode participar da concorrência?

Perguntado por: Kelly Letícia Pacheco de Vieira  |  Última atualização: 9. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (19 avaliações)

Concorrência, conforme definição legal, é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto (art. 22, § 1º, Lei 8.666/93).

Quem não pode participar de uma licitação?

Não podem participar, direta ou indiretamente, da licitação, da execução da obra, da prestação dos serviços e do fornecimento de bens necessários à obra ou serviços: - o autor de projeto básico ou executivo, pessoa fisica ou jurídica; ... Esse entendimento é extensivo aos membros da comissão de licitações.

Quando usar modalidade concorrência?

Via de regra, a Concorrência também é utilizada (independentemente do valor do contrato) nas seguintes situações:
  1. Compra de imóveis;
  2. Alienação de imóveis público;
  3. Concessão de direito real de uso;
  4. Licitações internacionais;
  5. Celebração de contratos de concessão de serviços públicos;

Quais são as fases da concorrência?

Em síntese, a concorrência apresenta as seguintes fases, em seu procedimento: edital ou fase de abertura, habilitação, classificação e julgamento das propostas, homologação e adjudicação.

Quem pode ser licitante?

Quem pode ser licitante? Todo aquele fornecedor, podendo ser uma pessoa física ou jurídica, interessado em vender para o governo (prefeituras, Estado, ministérios, estatais…) pode ser um licitante.

?COTA OU AMPLA CONCORRÊNCIA: Qual você DEVE ESCOLHER? | Cota é SEMPRE MELHOR??

36 questões relacionadas encontradas

Como se tornar um licitante?

Para licitar, ou seja, participar da concorrência é necessário que as empresas sigam uma série de regras. De acordo com a legislação atual, todas as organizações podem competir com isonomia e igualdade, sem contar que o edital é de acesso a todos. Pode até parecer um procedimento complexo, mas não é tão.

Como ser licitante?

Para participar de um processo licitatório através do Portal de Compras Públicas, é necessário fazer o seu cadastro no portal, ficar atento ao aviso de licitações, ler os editais com atenção, levantar os documentos necessários, se inscrever nos processos e enviar as propostas.

Quais são as 7 fases do processo de licitação?

Recapitulando, dentro do processo licitatório temos as seguintes fases:
  • Escolha da modalidade de licitação;
  • Elaboração do instrumento convocatório.
  • Habilitação;
  • Julgamento;
  • Homologação;
  • Adjudicação.

Quais as 3 etapas da licitação?

O processo de licitação observará as seguintes fases, em sequência: I - preparatória; II - de divulgação do edital de licitação; III - de apresentação de propostas e lances, quando for o caso; IV - de julgamento; V - de habilitação; VI - recursal; VII - de homologação.

Quais são os tipos de licitação?

As modalidades de licitação são:
  • Pregão.
  • Concorrência.
  • Leilão.
  • Diálogo Competitivo.
  • Concurso.
  • Tomada de Preços (Extinta na Nova Lei de Licitações)
  • Carta-Convite (Extinta na Nova Lei de Licitações)

Como funciona a modalidade convite?

Na modalidade convite, o edital, também chamado de “carta-convite”, “instrumento convocatório” ou, simplesmente, “convite”, não exige publicidade em diários oficiais e/ou jornais de grande circulação, sendo que tal publicidade poderá ser realizada somente pela sua afixação em local visível na própria Administração, ...

Quando a concorrência for do tipo melhor técnica ou técnica e preço o prazo mínimo para recebimento das propostas será de 45 dias?

quando a concorrência for do tipo "melhor técnica" ou "técnica e preço", o prazo mínimo para recebimento das propostas será de 45 dias. é vedada a adoção dos tipos "melhor técnica" ou "técnica e preço" para licitações na modalidade convite.

Quais os limites mínimos para a utilização da concorrência pública?

• Concorrência Pública

Limites para compras: Obras e serviços de Engenharia acima de R$ 3.300.000,01. Obras, produtos e Serviços Comuns acima de R$ 1.400.000,01.

Em quais casos não são exigidos que se faça uma licitação?

A licitação é dispensável quando: Em situações de emergência: exemplos de Casos de guerra; grave perturbação da ordem; calamidade pública, obras para evitar desabamentos, quebras de barreiras, fornecimento de energia.

Qual tipo de sociedade não pode participar de licitação pública?

Conforme a lei estão proibidos de participar, direta ou indiretamente, da licitação ou da execução de obras ou serviços, além do fornecimento de bens, as seguintes pessoas: #1. Pessoa física ou jurídica que seja autora ou executora do projeto básico ou executivo; #2.

O que impede uma empresa de licitar?

SANÇÃO DE INIDONEIDADE PARA LICITAR. EXTENSÃO DE EFEITOS À SOCIEDADE COM O MESMO OBJETO SOCIAL, MESMOS SÓCIOS E MESMO ENDEREÇO. FRAUDE À LEI E ABUSO DE FORMA. DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA NA ESFERA ADMINISTRATIVA.

Quais são os passos para se fazer uma licitação?

Para a realização do pleito licitatório, deverão ser anexados ao edital documentos imprescindíveis à licitação, como: minuta de contrato, projeto básico, orçamento detalhado em planilha de custos unitários – quando for o caso de serviço composto de vários elementos -, modelos de declarações, bem como outros que sejam ...

Como é o procedimento licitatório?

É um processo administrativo, isonômico, na qual a administração seleciona a proposta mais vantajosa, menos onerosa e com melhor qualidade possível, para a contratação de uma obra, de um serviço, da compra de um produto, locação ou alienação.

Como é feito o processo de licitação?

Um processo de licitação começa em uma fase interna, diante da necessidade da instituição de aquisição, venda, cessão, locação ou contratação de produtos ou serviços. Em seguida, os responsáveis devem publicar o edital com as regras da licitação para que todas as empresas aptas a concorrer possam tomar conhecimento.

O que é a fase interna da licitação?

A fase interna é composta por uma sequência ordenada de atos administrativos pra- ticados no âmbito exclusivo do Poder Público, antes da convocação dos interessados para participarem do certame, fato este que marca a abertura da fase externa da licitação.

O que é fase externa da licitação?

A fase externa inicia-se com a divulgação ao público da licitação, sucedida pelas subfases: habilitação/ apresentação de propostas e documentos, classificação e julgamento, homologação e adjudicação.

Quais são as fases do pregão eletrônico?

Já nesta fase do Pregão Eletrônico abrange as seguintes etapas:
  • Convocação dos Interessados;
  • Recebimento das Propostas – Impugnação e Esclarecimentos do Edital;
  • Análise das Propostas;
  • Fase de Lances;
  • Aceitação das Propostas;
  • Verificação da Habilitação ou Inabilitação dos Licitantes;
  • Manifestação da Intenção de Recurso;

O que é necessário para participar de uma licitação?

Conheça abaixo um pouco mais sobre cada um dos principais requisitos para habilitar a sua empresa a participar de uma licitação pública:
  • Habilitação jurídica. Verifica legalidade da empresa, ramo de atividade e situação societária. ...
  • Qualificação técnica. ...
  • Qualificação econômico-financeira. ...
  • Regularidade fiscal.

Porque é necessário licitar?

Por que licitar? (

São três os principais objetivos de uma licitação: Selecionar a proposta mais vantajosa para a Administração Pública. Garantir igualdade de condições a todos que queiram contratar com o Poder Público. Promover o desenvolvimento nacional sustentável.

O que é preciso para participar de um pregão?

Participar de um pregão eletrônico é bem simples. Primeiro, você deve se cadastrar de acordo com as regras do edital em uma plataforma digital, como o Portal de Compras Públicas. Em seguida, você deve estar presente na sessão online e apresentar suas propostas no chat.

Artigo anterior
Por que a tabela FIPE dos carros subiu tanto?
Artigo seguinte
Quem faz a vistoria do imóvel alugado?