Quem pode ir no ginecologista?

Perguntado por: Luana Amorim Carvalho  |  Última atualização: 27. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (67 avaliações)

Quando a menstruação está atrasada pelo menos 2 meses e o teste de gravidez de farmácia deu negativo é necessário ir no ginecologista, pois o atraso da menstruação pode ocorrer quando a mulher desenvolve problemas no aparelho reprodutor, como ter ovários policísticos ou endometriose ou devido ao mau funcionamento da ...

Precisa de responsável para ir no ginecologista?

Sim. Você pode e deve procurar um ginecologista, sem a presença do responsável, a qualquer momento que desejar. Se algum procedimento cirúrgico for necessário, o responsável deverá ser avisado e autorizar o procedimento.

Pode ir no ginecologista sem os pais?

Todo adolescente pode ser atendido sem a presença dos pais ou de outro responsável legal. Porém, se a adolescente tiver algum problema de saúde que prejudique o discernimento dela quanto ao exame físico e as orientações dadas, sera necessária a presença de um acompanhante legal.

O que precisa fazer para ir ao ginecologista?

Confira as dicas.
  1. Agendar a consulta fora do período menstrual. ...
  2. A depilação pode ser dispensável. ...
  3. Nada de cremes ou lubrificantes vaginais nos três dias que antecedem a consulta. ...
  4. Evite ter relações sexuais três dias antes. ...
  5. Esqueça a ducha vaginal. ...
  6. Esvazie a bexiga antes do exame ginecológico e tente ficar relaxada.

Quantos anos pode ir no ginecologista?

Primeira visita ao ginecologista deve ser aos 8 ou 9 anos.

COMO SE PREPARAR PARA IR AO GINECOLOGISTA?

42 questões relacionadas encontradas

Sou menor de idade posso passar no ginecologista sozinha?

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente e com o Código de Ética Médica, a adolescente pode, sim, marcar e comparecer a uma consulta ginecológica sozinha. Thalita Domenich, ginecologista e consultora do Tarja Rosa, esclarece que é um dever do médico respeitar a privacidade e manter o sigilo da consulta.

Quais são as perguntas que um ginecologista faz na primeira consulta?

O que perguntar na primeira consulta ao ginecologista?
  • Quando eu vou menstruar?
  • Como funciona a menstruação?
  • Como fazer a higiene durante a menstruação?
  • Mulheres virgens podem usar absorvente interno?
  • O sangue da menstruação transmite doenças?
  • Meu fluxo menstrual é normal?
  • Posso ter relações sexuais menstruada?

Como é ir no ginecologista pela primeira vez?

A primeira consulta geralmente é uma conversa informal, perguntando todo o histórico. Caso a menina seja virgem, o ginecologista examina apenas a parte superficial. Se não for mais, o profissional pode fazer o exame de toque e em alguns casos recolher o material para o Papanicolau.

Qual a melhor roupa para ir ao ginecologista?

Qual tipo de roupa e calcinha usar para ir ao ginecologista? O ideal é vestir uma calcinha de algodão e evitar calças muito apertadas para não provocar abafamento e corrimento na região.

Quando ir ao ginecologista primeira vez?

A primeira visita ao ginecologista deve ser logo após a primeira menstruação, pois a partir deste momento a menina se torna fértil, ou seja, torna-se capaz de engravidar e ter um bebê.

Pode ir no médico sozinho?

Sim, o menor de 18 anos pode ser atendido em consulta médica desacompanhado (...) O Conselho Tutelar deve ser notificado em toda situação em que, na avaliação do médico assistente, esteja em risco a proteção do menor de idade (...).”

Quem nunca foi ao ginecologista?

Nunca fui ao ginecologista, mas não sou mais virgem

Isso não é um crime, embora não seja ideal e seu médico não será o detetive dos seus familiares. A palavra-chave aqui, mais uma vez é, honestidade. Tua gineco não será a pessoa a julgar suas escolhas, mas pode te orientar para que o sexo seja mais gostoso e seguro.

Qual roupa usar para fazer preventivo?

Ela pode usar a roupa hospitar (uma espécie de camisola), ou pode apenas despir a parte de baixo, mas tem de estar coberta, com roupa ou lençol, para que não fique completamente exposta.

Como se vestir para ir a uma consulta médica?

Vá à consulta médica com roupas confortáveis

Sendo assim, prefira ir ao médico com roupas apropriadas e que sejam fáceis de retirar, pois há sempre a possibilidade de trocar ou tirar alguma peça durante a consulta, a fim de realizar algum exame clínico. Vista-se confortavelmente!

Quem pôde acompanhar menor em consulta médica?

O menor de idade também pode estar acompanhado por outro cuidador, como tia, avó, irmã, babá. Nesses casos, se o médico desconfiar de atitudes omissas ou de maus tratos à criança ou ao adolescente, é o seu dever notificar os fatos ao Conselho Tutelar.

Como se preparar para o exame preventivo?

Para garantir um resultado correto, a mulher não deve ter relações sexuais (mesmo com camisinha) nos dois dias anteriores ao exame, evitar também o uso de duchas, medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas anteriores à realização do exame.

Precisa tirar a roupa para fazer Papanicolau?

Para a realização dos exames, mesmo sem a necessidade do toque vaginal, geralmente a menina precisa tirar sua roupa. Caso sinta vergonha, tenha em mente que está sendo tratada por um profissional que procura apenas cuidar da sua saúde.

O que não pode fazer antes do preventivo?

Não ter relação sexual, nem mesmo com camisinha, dois dias antes do exame; não usar duchas ou medicamentos vaginais nos dois dias anteriores ao exame e não estar menstruada (regulada). Em caso de sangramento fora do período menstrual, a mulher deve procurar o serviço de ginecologia.

Como saber se o hímen já foi rompido com o dedo?

Sangramento. O sintoma mais comum do rompimento do hímen é o sangramento vaginal que pode ocorrer ou não. Quando acontece é em pequena quantidade e tem coloração vermelho vivo. Em algumas mulheres o rompimento acontece, mas o hímen fica aderido às paredes da vagina sem sangrar.

Por que a maioria dos ginecologistas são homens?

"Isso porque, de acordo com as normas internas, só se contratava mulheres para a área de ginecologia e só homens para área de urologia", conta. Ao mesmo tempo que há pacientes que por desconhecimento acabam preferindo os profissionais do sexo masculino, existem aqueles que dão preferência às mulheres.

Precisa de responsável para ir no hospital?

Para o ECA, pacientes de 0 anos a 12 anos incompletos devem, indispensavelmente, ser acompanhamentos de um responsável para consultas e exames. Já para menores com idade entre 12 e 17 anos, a presença se faz necessária somente para exames invasivos.

Quem pôde acompanhar paciente?

Quem pode ser acompanhante hospitalar? O acompanhante é de livre escolha do paciente, podendo ser algum parente, amigo ou cuidador. Apenas quando se trata de internação de um paciente que é menor de idade, determina-se que o acompanhamento deve ser feito por um dos pais ou pelo responsável.

Como ir no médico?

Evite levar acompanhantes ao realizar consultas, exames e cirurgias. Porém, se for necessário, procure trazer somente uma pessoa e que não seja do grupo de risco; Durante o tempo em que estiver no hospital, use máscara e mantenha a distância prescrita de 2 metros de outras pessoas.

Quantas vezes devemos ir ao médico?

Se estão saudáveis, podem seguir a mesma recomendação dos adultos e ir apenas uma vez por ano. Mas se apresentam alguma doença, devem ir ao médico pelo menos uma vez a cada três meses.

O que falar para o médico?

Mas, antes, vamos falar um pouco sobre quando fazer uma consulta médica.
  1. Quando fazer um check up médico?
  2. Quais os exames padrões de um check up médico?
  3. 1- Qual é o meu diagnóstico?
  4. 2 – Vou precisar de exames? ...
  5. 3 – Qual é o tratamento mais indicado no meu caso?
  6. 4 – O(s) medicamento(s) tem algum efeito colateral?

Artigo anterior
O que é ponto facultativo no Estado?
Artigo seguinte
O que é Oralismo na educação de surdos?