Quem pode interpor recurso?

Perguntado por: Hélder Correia de Monteiro  |  Última atualização: 24. Februar 2022
Pontuação: 4.9/5 (23 avaliações)

Possuem legitimidade para recorrer: a parte, o terceiro prejudicado e o Ministério Público. ... Assim, o Código de Processo Civil, em seu artigo 499, permite a interposição do recurso pelas partes, pelo terceiro prejudicado e pelo Ministério Público.

Quem pode interpor recurso CPC?

996. O recurso pode ser interposto pela parte vencida, pelo terceiro prejudicado e pelo Ministério Público, como parte ou como fiscal da ordem jurídica.

Quem pode interpor recurso CPP?

Como já dito, no Processo Penal, tanto o réu quanto a defesa técnica (advogado) podem interpor recurso (art. 577, caput, do CPP). ... Como dito, é imprescindível que o réu seja intimado da sentença condenatória, sob pena de nulidade, salvo quando a decisão for proferida em audiência.

Quem interpos o recurso?

Interposição de Recurso é um direito que serve para garantir a parte sua ampla defesa e duplo grau de jurisdição. ... É neste momento que o réu poderá recorrer dessa decisão através do pedido de recurso. Sendo que este não será julgado pelo mesmo juiz da sentença, mas sim por um desembargador.

Quem possui legitimidade para recorrer e quem possui interesse para recorrer?

Legitimidade. Tem o Ministério Público legitimidade e interesse em recorrer, seja como parte ou fiscal da lei (art. 499, § 2º, CPC), de todas as decisões proferidas contra a parte sob sua proteção.

Minicurso Recursos: O que é e quando usar a petição de interposição

29 questões relacionadas encontradas

Para que um terceiro pode recorrer de uma decisão é preciso que tenha sofrido um prejuízo econômico e não meramente jurídico?

Para que seja caracterizado o recurso de terceiro juridicamente prejudicado, é preciso verificar se houve prejuízo. Esse prejuízo, como demonstrado anteriormente, surge do fato de existir uma relação jurídica material entre o terceiro e alguma das partes (autor ou réu) da relação jurídica discutida em processo.

Quem tem legitimidade para recorrer novo CPC?

Os pressupostos subjetivos, de acordo com a maior parte dos doutrinadores são: legitimidade e interesse. De acordo com o art. 996 do NCPC, têm legitimidade para recorrer as partes, o terceiro prejudicado e o Ministério Público, seja como parte ou como fiscal da lei: Art.

O que é o recurso interposto?

É o momento em que os fatos apresentados pelo autor do processo se tornam objetos de prova, que pode ser documental, com partes ouvidas, perícia, entre outras.

O que é a interposição de recurso?

[ Jurídico, Jurisprudência ] Pedido de revisão de uma decisão judicial junto de uma instância superior.

Como saber o tipo de recurso?

Para cada espécie de decisão, há previsão de um recurso adequado: contra a sentença cabe apelação; contra decisão interlocutória cabe agravo de instrumento; contra acórdão unânime cabe recurso especial ou recurso extraordinário, e assim por diante. Não é possível utilizar-se um recurso por outro.

São legitimados para interpor o recurso?

Possuem legitimidade para recorrer: a parte, o terceiro prejudicado e o Ministério Público. ... Assim, o Código de Processo Civil, em seu artigo 499, permite a interposição do recurso pelas partes, pelo terceiro prejudicado e pelo Ministério Público.

O que é um recurso no processo penal?

Recursos jurídicos no processo penal. ... Ou seja, recurso é o meio que a parte possui para requerer o reexame da decisão proferida no processo, ou ainda, o meio pelo qual se devolve ao órgão judicante superior o poder de julgar as lides, a fim de que este possa rever a decisão proferida em primeira instância.

Quando é cabível o recurso de apelação no processo penal?

Assim, a apelação criminal sempre será cabível quando o juiz de primeira instância decidir por absolver ou condenar o réu. Ou seja, o caso de um acórdão condenatório, por exemplo, não está previsto nesta hipótese.

Quais são os recursos cabíveis no Processo Civil?

O artigo 994 do CPC/2015 afirma que são cabíveis os seguintes recursos: apelação, agravo de instrumento, agravo interno, embargos de declaração, recurso ordinário, recurso especial, recurso extraordinário, agravo em recurso especial ou extraordinário e embargos de divergência.

Quais recursos foram abolidos do CPC?

DEFESA DO RÉU;

O Código de Processo Civil anterior previa a necessidade de a parte alegar a incompetência relativa, o impedimento e a suspeição por meio de exceções, assim como impugnar o valor da causa em peça autônoma, o que foi abolido pela nova legislação.

Quais são os tipos de recurso no Processo Civil?

São cabíveis os seguintes recursos:
  • apelação;
  • agravo de instrumento;
  • agravo interno;
  • embargos de declaração;
  • recurso ordinário;
  • recurso especial;
  • recurso extraordinário;
  • agravo em recurso especial ou extraordinário;

O que significa quando o processo está em recurso?

Consiste na oportunidade, a uma das partes envolvidas em processo iniciado na primeira instância (varas comuns) do DF, não concordando com a decisão ou sentença do Juiz responsável pelo julgamento dessa ação, ingressar com recurso para revisão da decisão ou sentença.

Qual é o prazo para interposição de recurso?

No novo CPC, todos os recursos têm prazo de 15 dias, tanto para interposição quanto para a resposta (arts. 1.002 e 1.003, prazo em dobro para Fazenda Pública, Ministério Público e Defensoria Pública – arts. 180, 183 e 186), com exceção dos embargos de declaração (art. 1.023), que tem 5 dias.

O que é interposição de recurso em concurso público?

O recurso administrativo em concurso público, como o próprio nome já diz, é uma forma de contestação administrativa, seja em relação ao edital, na correção da prova, na elaboração ou resposta de uma questão. ... Com isso, garantindo a sua continuidade ou aprovação no concurso público.

O que é interposto no direito?

O sentido do verbo “interpor” indica “colocar entre”. Observe exemplo: Entre o projeto e a votação, interpôs-se questão legal a ser analisada. Emprega-se o termo “interpor”, na linguagem jurídica, para referir-se aos recursos com ideia de um ato processual que se coloca entre um ato recorrido e os atos subsequentes.

Quem julga recurso interposto?

Quem julga o recurso de apelação? Embora o artigo 1.010 aponte que a apelação é direcionada ao juízo ad quo, ou seja, o juízo de primeira instância, onde o processo se encontra no momento da apelação, quem o julga é o juízo da instância superior.

O que é o princípio da fungibilidade?

Consagrado no meio processual, o princípio da fungibilidade serve para auxiliar a parte que, de forma equivocada e sem má-fé processual, utilizou-se de um recurso para atacar uma decisão judicial, sendo o remédio processual interposto aceito pelos operadores do Direito como se o acertado fosse.

Em que situações o recurso não será conhecido?

Em regra, no processo civil brasileiro o recurso é interposto perante quem proferiu a decisão e ele será remetido a um órgão superior. Conforme já exposto, se não estiverem presentes os requisitos de admissibilidade do recurso, o recurso não será conhecido.

Quem não é parte no processo nunca pode recorrer por falta de legitimidade?

"Nada impede, pois, que alguém, não sendo parte, enquadrando-se no disposto no art. 499, caput e § 1º, do CPC, interponha recurso extraordinário ou recurso especial.

Quem tem capacidade para recorrer?

Capacidade – capacidade processual é um pressuposto de validade do processo e o recurso é um desdobramento do direito de ação. O menor de 18 anos de idade tem legitimidade, mas não capacidade. Para interpor recurso é necessário a assistência de que trata o artigo 793 da CLT, abaixo transcrito: Art.

Artigo anterior
Quais os sintomas da hemorróida externa?
Artigo seguinte
Quais foram as principais atividades econômicas desenvolvidas no Brasil no período de 1501 a 1875?