Quem pode fazer contrato temporário?

Perguntado por: Ângelo Flávio Melo Nogueira Teixeira  |  Última atualização: 13. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (48 avaliações)

Considera-se trabalho temporário aquele prestado por pessoa física contratada por uma empresa de trabalho temporário que a coloca à disposição de uma empresa tomadora de serviços, para atender à necessidade de substituição transitória de pessoal permanente ou à demanda complementar de serviços.

Quem pode contratar temporários?

Para empresas que tendem a ter um aumento na demanda em períodos específicos, como o natal, ou que precisam suprir a ausência de alguns funcionários, seja por férias, doenças ou outro tipo de afastamento, podem optar pela contratação de funcionários temporários, visto que a vantagem é não ter vínculo contratual com ...

O que precisa para contratar um funcionário temporário?

Para contratar um trabalhador temporário, é necessário que sua empresa procure outra companhia que realize esse tipo de serviço, chamada de PRESTADORA. A empresa que contrata o serviço e utiliza o trabalho realizado pelo temporário é chamado de TOMADORA.

Quando pode contratar por contrato de trabalho temporário?

Somente podem ser contratados trabalhadores temporários nestas condições: 1 – Para substituir um funcionário ausente por férias, licença saúde, licença maternidade, entre outros afastamentos do funcionário permanente. 2 – Para atender a uma demanda complementar extraordinária e imprevisível ou em períodos sazonais.

Qual a lei do contrato temporário?

L6019. LEI No 6.019, DE 3 DE JANEIRO DE 1974. Dispõe sobre o Trabalho Temporário nas Empresas Urbanas, e dá outras Providências.

EMPREGO TEMPORÁRIO - TENHO ALGUM DIREITO?

45 questões relacionadas encontradas

Qual o prazo máximo do contrato temporário?

Normalmente, o prazo do contrato não pode exceder 180 dias, consecutivos ou não. Porém, quando necessário, pode ser prorrogado por, no máximo, 90 dias a mais, totalizando 270 dias. Diante disso, a empresa deve comprovar a causa da prorrogação, para que seja avaliada a necessidade.

O que diz a Lei 6.019 74?

A Lei nº 6.019/74 (que também é conhecida como lei do trabalho temporário) é a que define as regras para que uma relação entre empregador e trabalhador temporário aconteça de maneira saudável.

Como funciona a contratação de temporários?

Um contrato de trabalho temporário é elaborado para suprir a necessidade de se definir legalmente o relacionamento entre empregadores e empregados de forma não permanente. Ambas as partes precisam assinar e concordar com o documento antes que o profissional comece, de fato, a trabalhar.

Como funciona o contrato de trabalho temporário?

Trata-se, então, de um contrato de trabalho que possui duração estipulada pelo empregador e existe para atender uma demanda específica da empresa. ... Após esse período, o empregado temporário só pode fazer novo contrato com a mesma empresa tomadora após 90 dias considerados a partir do término do acordo anterior.

Como funciona contratação por contrato?

O contrato é acordado por determinadas horas, dias ou meses, independentemente do tipo de atividade do empregado e do empregador. Deste modo, as empresas podem contratar um colaborador para trabalhar de forma esporádica e remunerá-lo apenas pelo período em que prestou seus serviços.

Qual o custo para contratar funcionário temporário?

Trabalho Temporário = 62,73% sobre o salário. Lembrando que sobre esses percentuais não estão incluídos: vale-transporte, vale-alimentação, EPIs, EPCs, outros gastos, lucro do parceiro terceirizado, PIS, COFINS, ISS, CSSL e IRPJ.

O que o trabalhador temporário não tem direito?

O trabalhador temporário não tem direito a seguro desemprego, aviso prévio, 40% do FGTS e férias. Essa última, porque não chega a atingir um ano de trabalho, mas como mencionamos acima, tem direito a receber em valor as férias proporcionais a cada mês trabalhado, com o acréscimo de um terço.

Quem trabalha com contrato temporário tem direito a FGTS?

Respeitados os prazos legais e contratuais, o saque do FGTS pode ser feito pelo trabalhador temporário após o término do contrato. O empregado tem direito a sacar 100% do valor depositado durante o período em que ficou à disposição da Utilizadora.

O que são servidores públicos temporários?

Logo, o servidor público temporário é aquele que não apresenta vínculo direto com cargos públicos e tem sua ocupação determinada por período limitado, sendo admitido por meio de processo seletivo simplificado, conforme interesse e necessidade das instituições públicas.

Quais são os direitos do trabalhador temporário?

Ou seja, você deve:
  • Assinar sua carteira de trabalho.
  • Fazer o pagamento dentro do salário da categoria.
  • Cumprir a jornada de trabalho diária.
  • Quitar as horas extras, quando existirem.
  • Pagar vale-transporte.
  • Também pagar outros benefícios e adicionais oferecidos pela empresa.

Quais são os direitos de um trabalhador temporário?

Quais são os direitos do trabalhador temporário?
  • salário.
  • descanso semanal remunerado.
  • pagamento de horas extras.
  • adicional noturno.
  • FGTS e INSS.
  • benefícios e serviços da Previdência Social.
  • descanso semanal remunerado.
  • 13º salário proporcional ao tempo de serviço.

Quem paga o salário do trabalhador temporário?

A empresa de trabalho temporário cobra da empresa tomadora do serviço ou contratante um valor, no qual está incluído: a taxa administrativa, os encargos do temporário e a remuneração deste trabalhador.

Quanto tempo dura trabalho temporário?

O prazo máximo para um contrato temporário é de 180 dias com a possibilidade de uma única prorrogação para mais 90 dias, caso haja comprovação da necessidade de manutenção das condições que justifiquem a contratação temporária.

É possível a contratação de trabalhadores temporários através da Lei 6.019 74?

A contratação de empregados temporários é regida pela legislação brasileira na lei 6.019/74 e se dá, resumidamente, através de uma empresa criada especificamente com essa finalidade de intermediar a contratação de mão de obra temporária. ... 2º, §2º, lei 6.019/74).

É lícita a cobrança pela empresa de trabalho temporário a título de mediação do contrato?

Também é vedado à empresa do trabalho temporário cobrar o trabalhador qualquer importância, mesmo a título de mediação, podendo apenas efetuar descontos previstos em lei (art. 18 da Lei n. 6.019/74).

Quais são os prazos dos contratos de trabalho?

Duração: no máximo de dois anos. Prorrogação: O contrato poderá ser prorrogado mais de uma vez, desde que o tempo máximo seja de dois anos. Se ultrapassar o prazo de dois anos, o contrato passará a ser contrato por tempo indeterminado. Intervalo para o novo contrato: Mínimo de 6 meses para ser renovado o contrato.

O que diz o artigo 479?

De acordo com o art. 479 da CLT, nos contratos que tenham termo estipulado, o empregador que, sem justa causa, demitir o empregado, será obrigado a pagar-lhe, a título de indenização, e por metade, a remuneração a que teria direito até o término do contrato.

Como sacar o FGTS de contrato temporário?

Também é possível sacar a grana ao término de um contrato temporário de trabalho, ao se aposentar e ao atingir 70 anos de idade. Outra situação em que o acesso ao dinheiro é permitido é quando o funcionário perde o emprego por causa de falência da empresa ou morte do empregador individual.

Como sacar FGTS trabalho temporário?

Quando o vínculo empregatício é temporário (até três meses), o empregado também tem direito a sacar o Fundo de Garantia quando o contrato se encerra. Documentos adicionais necessários: – Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho; – Carteira de trabalho com cópia das páginas de identificação.

Quem trabalha por contrato tem direito aos 40 do FGTS?

Têm direito a multa os trabalhadores CLT: Demitidos sem justa causa: têm direito a receber o saldo do FGTS que foi depositado pelo empregador durante a vigência do contrato de trabalho mais a multa rescisória de 40% em cima desse valor total.

Artigo anterior
O que faz mal ao seu cérebro?
Artigo seguinte
Como saber quais roupas valorizam meu corpo?