Quem pode entrar com ação de reconhecimento de paternidade?

Perguntado por: William Artur de Pinto  |  Última atualização: 23. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (14 avaliações)

Por tratar-se de direito personalíssimo (reconhecimento do estado de filiação), a legitimidade ativa para o ajuizamento da ação de investigação de paternidade é do filho e, de acordo com caput do art. 1.606 do Código Civil, deverá ser representado pela mãe ou tutor quando criança, adolescente ou incapaz.

Como entrar com uma ação de reconhecimento de paternidade?

A mãe ou o filho maior de 18 anos que não tiver o nome do pai em sua certidão deve ir a qualquer cartório de registro civil do país e apontar o suposto pai. Para isso, precisa ter em mãos a certidão de nascimento do filho a ser reconhecido e preencher um formulário padronizado.

Quem tem legitimidade para propor a ação visando a comprovação da paternidade?

1. Já decidiu a Corte que o "Ministério Público é legitimado para propor ação de investigação de paternidade, nos termos do art. 2º , § 4º , da Lei nº 8.560 /92".

Precisa de advogado para reconhecimento de paternidade?

Para que esse processo judicial ocorra com tranquilidade, é importante buscar um Advogado Especializado em Paternidade. Um bom profissional proporcionará um atendimento especializado e irá indicar o melhor caminho a ser seguido para sucesso da ação.

Quanto cobrar por uma ação de reconhecimento de paternidade?

No estado de São Paulo, no ano de 2021, foi determinado pela OAB que os honorários advocatícios mínimos para propositura de um processo de investigação de paternidade para defesa em juízo de primeiro grau seja de R$ 9.183,97.

RECONHECIMENTO DE PATERNIDADE: 5 SEGREDOS que você precisa conhecer!

20 questões relacionadas encontradas

Como reconhecer filho já registrado?

Se a iniciativa para reconhecimento da paternidade for do próprio pai, basta que ele se dirija a qualquer cartório, com a cópia da certidão de nascimento do filho a ser reconhecido ou informações de onde ele possa estar registrado.

Quem é legitimado a figurar no polo passivo da ação de investigação de paternidade post mortem?

II – A legitimidade passiva na ação de investigação de paternidade post mortem recai apenas nos herdeiros do suposto pai falecido. A viúva não participará da ação visto que, na hipótese, não é herdeira, mas apenas meeira do investigado.

Onde é proposta a ação de investigação de paternidade?

A ação de investigação de paternidade é de natureza pessoal, portanto, deverá ser proposta no domicílio do apontado pai (réu), na forma do artigo 46 do NCPC: Art. 46. A ação fundada em direito pessoal ou em direito real sobre bens móveis será proposta, em regra, no foro de domicílio do réu.

O que é ação de reconhecimento de paternidade?

O reconhecimento de paternidade nada mais é do que o procedimento para formalizar o fato de certa pessoa ser filho(a) biológico(a) de um determinado alguém, para todos os fins de Direito, garantindo todas as obrigações consequentes à constatação.

O que precisa para fazer o reconhecimento de paternidade?

Para reconhecer um filho por escritura pública é necessário o comparecimento pessoal do pai (que deve ser maior de 16 anos) no Cartório de Notas, portando os seus documentos pessoais (RG e CPF originais) e cópia da certidão de nascimento do filho.

Como fazer para achar um pai desconhecido?

Como encontrar meu pai: Investigação de paternidade com detetive particular
  1. Nome completo do homem;
  2. Último endereço do qual teve notícias dessa pessoa;
  3. Profissão e local onde trabalha (caso saiba);
  4. Foto da pessoa que está sendo procurada;
  5. Indicação de conhecidos e amigos dele;
  6. Dados de documentos, caso os tenha;

Qual a diferença entre reconhecimento e investigação de paternidade?

O pai de forma espontânea reconhece aquele indivíduo como seu filho". "[...] A investigação de paternidade é justamente quando há discordância, quando há dúvida sobre a paternidade. É necessária a confirmação.

Qual é a importância do reconhecimento da paternidade?

IMPORTÂNCIA DO RECONHECIMENTO DE PATERNIDADE E SUAS ESPÉCIES

Entende-se que o reconhecimento de paternidade é um direito natural imanente à vida. Assim, a paternidade é fato de maior importância para todo indivíduo, não podendo ser declarada ou desconstituída sem justa causa, isto é, sem uma razão relevante.

O que prevê a Súmula 149 do STF?

SÚMULA 149 -

É IMPRESCRITÍVEL A AÇÃO DE INVESTIGAÇÃO DE PATERNIDADE, MAS NÃO O É A DE PETIÇÃO DE HERANÇA.

Qual o tempo de prescrição para propor uma ação de investigação de paternidade em favor de um filho que já alcançou a maioridade?

A Câmara analisa o Projeto de Lei 6071/09, do deputado Mauro Benevides (PMDB-CE), que fixa em 10 anos, após a maioridade civil (18 anos), o prazo de prescrição para a ação de investigação de paternidade.

É possível investigação de paternidade post mortem?

Foi publicada e entrou em vigor, neste 19 de Abril de 2021, a Lei Federal 14.138/21, a qual, acrescendo dispositivo à Lei 8.560/92, permite, em processos de investigação de paternidade, o pedido de exames de DNA em parentes consanguíneos do suposto pai, quando este seja falecido ou esteja desaparecido.

É possível o reconhecimento de paternidade post mortem?

1 - É entendimento do STJ que a ação de reconhecimento de paternidade post mortem deve ser proposta contra todos os herdeiros do falecido. Ainda, será nula a sentença sem a presença das partes. Não implementado o listisconsórcio necessário, será nula a sentença assim proferida sem a presença de partes indispensáveis.

O que acontece quando um homem registra um filho que não é seu?

Assim, o registro de filho alheio como próprio, em havendo o conhecimento da verdadeira filiação, impede posterior anulação. O registro não revela nada mais do que aquilo que foi declarado - por conseguinte, correspondente à realidade do fato jurídico.

É crime reconhecer o filho de outro?

Registrar o filho de outra pessoa é crime, previsto no art. 242 do Código Penal: Dar parto alheio como próprio; registrar como seu o filho de outrem; ocultar recém-nascido ou substituí-lo, suprimindo ou alterando direito inerente ao estado civil. Pena: reclusão, de dois a seis anos.

O que acontece se uma pessoa registrar um filho que não é seu?

Segundo o texto legal, dar parto alheio como próprio; registrar como seu o filho de outra pessoa; ocultar recém-nascido ou substituí-lo, suprimindo ou alterando direito inerente ao estado civil é considerado um ilícito penal, no qual a pena é de reclusão de dois a seis anos.

Qual a importância do registro civil?

O registro civil de nascimento é primordial para a base biográfica de uma pessoa, na qual CPF, RG e outros documentos são feitos em cima. A certidão de nascimento é a confirmação de que a pessoa foi registrada e de fato “existe” para a sociedade no que tangem os direitos e deveres do cidadão.

Qual é a natureza do ato de reconhecimento de paternidade?

O ATO DE RECONHECIMENTO DA PATERNIDADE

É constitutivo de estado porque é dele que decorre a paternidade, ou seja, é através dele que o homem investe-se juridicamente da condição de pai, inserindo também no estado do filho os seus parentes (avós, tios, etc.).

Como era determinado a paternidade de uma pessoa antes de existir o teste de DNA?

Antigamente, antes da existência do ADN, eram utilizados outros métodos para aferição da paternidade, como a cor dos olhos, tipo de sangue e lóbulo da orelha. Existem calculadoras online que fazem estes cálculos de paternidade , contudo, este cálculo nunca substituí um exame de paternidade.

Quem deve assinar a escritura pública de reconhecimento de filho?

A anuência pode ser dada no ato da assinatura da escritura no Cartório de Notas (neste caso, a mãe ou o filho maior devem assinar a escritura e apresentar os seus documentos pessoais originais - RG e CPF) ou posteriormente, no Cartório de Registro Civil.

Como procura uma pessoa pelo nome?

Encontrar pessoa pelo nome completo no Google

Com o nome completo, podemos tentar encontrar a pessoa através do Google, digitando o nome da pessoa entre aspas (“nome da pessoa”). O resultado desta consulta serão páginas onde o nome completo ocorre.

Artigo anterior
Como deve ser tomada a hidroclorotiazida?
Artigo seguinte
É pecado ser pão duro?