Quem pode decretar o sigilo do inquérito policial?

Perguntado por: Carlota Pinho de Barros  |  Última atualização: 4. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (69 avaliações)

"A cláusula de sigilo (CPP, artigo 20), que pode ser decretada pela própria autoridade policial ou pelo juiz de Direito, antes que ferramenta de eficiência da investigação, é providência que configura, em última instância, prestígio à presunção constitucional de não-culpabilidade e da intimidade da pessoa investigada ( ...

Quem decreta o sigilo do inquérito policial?

A autoridade mencionada no texto legal é o seu encarregado ou presidente, ou seja, o Delegado de Polícia, que terá a discricionariedade fundamentada em manter o sigilo nos autos de inquérito policial, para que possa elucidar a infração penal.

Quem poderá arquivar o inquérito policial?

O arquivamento é determinado pelo titular da ação penal pública.

Quando o inquérito é sigiloso?

Em nosso sistema processual penal, o inquérito policial ainda constitui a principal peça de investigação das infrações penais. ... 20 do Código de Processo Penal traz a seguinte disposição: “A autoridade assegurará no inquérito o sigilo necessário à elucidação do fato ou exigido pelo interesse da sociedade”.

Quem pode requisitar o inquérito policial?

Art. 5º Nos crimes de ação pública o inquérito policial será iniciado: I - de ofício; II - mediante requisição da autoridade judiciária ou do Ministério Público, ou a requerimento do ofendido ou de quem tiver qualidade para representá-lo.

1. DICA DELEGADO: PROCESSO PENAL - SIGILO DO INQUÉRITO

35 questões relacionadas encontradas

Quem pode instaurar inquérito policial militar?

A alínea c do artigo em foco dispõe que o inquérito policial militar deverá ser instaurado por requisição do Ministério Público, o que indiscutivelmente leva à possibilidade de o integrante do Parquet requisitar diretamente a instauração do feito à autoridade de polícia judiciária originária, que não poderá recusar-se ...

Quem pode abrir um inquérito?

O regimento prevê que, "ocorrendo infração à lei penal na sede ou dependência do Tribunal, o Presidente instaurará inquérito, se envolver autoridade ou pessoa sujeita à sua jurisdição, ou delegará esta atribuição a outro Ministro".

Quem pode ter acesso ao inquérito sigiloso?

A investigação sigilosa, o direito de acesso do advogado e o artigo 32 da Lei de Abuso de Autoridade. Nos termos do artigo 20 do Código de Processo Penal, o inquérito policial é descrito como sigiloso, para a necessária elucidação do fato ou pelo interesse da sociedade.

Quanto ao sigilo do inquérito policial é correto afirmar que?

Tendo em vista o enunciado da súmula vinculante n. 14, do Supremo Tribunal Federal, quanto ao sigilo do inquérito policial, é correto afirmar que a autoridade policial poderá negar ao advogado: ... Em todas as demais situações narradas (alternativas A a C), é direito do advogado ter acesso aos autos do inquérito policial.

Quando é possível e quando não é possível ter acesso ao inquérito?

Por derradeiro, o Advogado somente poderá ter acesso negado quando houver diligências em curso e se o acesso aos autos atrapalhar essas diligências. Ainda assim, a proibição deve ser somente parcial, isto é, deve abranger somente os atos relacionados às diligências em curso.

Quem deverá homologar a arquivamento do inquérito?

“Ordenado o arquivamento do inquérito policial ou de quaisquer elementos informativos da mesma natureza, o órgão do Ministério Público comunicará à vítima, ao investigado e à autoridade policial e encaminhará os autos para a instância de revisão ministerial para fins de homologação, na forma da lei.

Porque o inquérito policial é sigiloso?

Para Nucci, “o inquérito policial, por ser peça de natureza administrativa, inquisitiva e preliminar à ação penal, deve ser sigiloso, não submetido, pois, à publicidade que rege o processo”[2]. ... Note-se que a Súmula faz menção apenas aos elementos de prova já documentados, vale dizer, já autuados no inquérito policial.

É direito do advogado examinar em qualquer instituição responsável por conduzir investigação mesmo sem procuração?

Nesse cenário, incontroverso que o advogado possui direito de examinar, em qualquer instituição responsável por conduzir investigação, mesmo sem procuração, autos de investigações de qualquer natureza, findos ou em andamento, ainda que conclusos ao agente público responsável, podendo copiar e tomar apontamentos, em ...

Como descobrir do que se trata o inquérito policial?

A melhor forma de consultar uma instauração de inquérito policial. A melhor forma de consultar a instauração de inquérito policial é na delegacia com o número do Boletim de Ocorrência.

Quanto ao inquérito policial Assinale a afirmativa incorreta *?

Quanto ao inquérito policial, assinale a afirmativa INCORRETA. O inquérito policial poderá ser instaurado de ofício pela Autoridade Policial nos crimes persequíveis por ação penal pública incondicionada. O inquérito, nos crimes em que a ação pública depender de representação, não poderá ser iniciado sem ela.

Quanto ao acesso do advogado aos autos do inquérito policial é correto afirmar que?

o advogado somente poderá ter acesso aos autos do inquérito policial com autorização judicial. ... visando resguardar o sigilo do inquérito policial e a eficácia da investigação, a autoridade policial poderá negar ao advogado que esteja atuando com procuração o acesso aos depoimentos prestados pelas vítimas.

Quais são as formas de instauração do inquérito policial?

O inquérito policial pode começar:
  • de ofício, por portaria ou auto de prisão em flagrante;
  • requisição do Ministério Público ou do Juiz;
  • por requerimento da vítima;
  • mediante representação do ofendido.

Como ter acesso a um inquérito policial?

#1 Busca pelo inquérito policial

O acesso ao inquérito é um direito do advogado penal ou criminal já que esse é considerado também uma ferramenta de trabalho e pode ser acessado integralmente ou parte dele apresentando ao Delegado ou Promotor a documentação que reconheça o profissional como procurador do cliente.

Como funciona o acesso do investigado no inquérito civil?

Ressalte-se que a adequação do sigilo da investigação com o direito constitucional à informação do investigado deve se coadunar no acesso restrito do indiciado às diligências já realizadas e acostadas aos autos. Afinal, a decretação de sigilo não impede o advogado de ter acesso aos autos do inquérito policial.

Como ter acesso à investigação criminal?

Para ter acesso aos autos é necessário o instrumento de mandato para habilitar o defensor do investigado afim de consultar ou fotocopiar conteúdo, diante do e art. 133 da CRFB/88 e art.

Quem faz o inquérito?

O delegado de polícia nada mais é que o titular do inquérito policial! Ele realiza uma investigação coordenada a fim de encontrar indícios de autoria e materialidade do crime em questão – daí o termo “indiciar”.

Quando é instaurado inquérito policial?

Quando uma pessoa é presa em flagrante, deve ser encaminhada à Delegacia de Polícia. Nesta é lavrado o auto de prisão, que é um documento no qual ficam constando as circunstâncias do delito e da prisão. Lavrado o auto, o inquérito está instaurado.

Quem é a autoridade judiciária competente para arquivar o inquérito policial militar?

Competência. A competência para apurar os crimes militares, prestar informações necessárias à instrução e julgamento do processo, cumprir mandados de prisão, e solicitar informações é da Polícia Judiciária Militar (PJM), conforme o exposto no art.

Quem é a autoridade judiciária competente para arquivar o inquérito?

13.964/2019, fica claro que o arquivamento do inquérito policial incumbe ao Ministério Público, tratando-se, portanto, de ato de natureza administrativa, e não mais jurisdicional.

É direito do advogado examinar em qualquer instituição?

7º, XIV, do Estatuto da OAB estabelece que o advogado tem, dentre outros, o direito de "examinar em qualquer repartição policial, mesmo sem procuração, autos de flagrante e de inquérito, findos ou em andamento, ainda que conclusos à autoridade, podendo copiar peças e tomar apontamentos".

Artigo anterior
Quantos dias é normal sentir dor após extração de dente?
Artigo seguinte
O que são formados por fontes naturais?