Quem pode contestar uma doação?

Perguntado por: Sara Mónica de Rodrigues  |  Última atualização: 8. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (34 avaliações)

Doações de pais para filhos são totalmente legais e permitidas pela lei. Não geram problemas. Entretanto, havendo outros herdeiros (irmãos/cônjuge) que não tenham sido beneficiados de forma igualitária ou, até mesmo, que nada receberam, a doação poderá ser questionada perante o Poder Judiciário.

Quem pode pedir anulação de doação?

Conforme previsto no texto legal, o doador pode revogar a doação, nessas hipóteses, nos casos em que o donatário atenta contra a vida dele, doador, ou comete crime de homicídio doloso contra ele; ou, se comete contra o doador ofensa física; ou, se o injuriar gravemente ou o caluniar; ou, por último, se, podendo prestar ...

Qual é o prazo para anular uma doação?

O prazo prescricional para requerer a nulidade da doação juntamente com a petição de herança é de 10 anos (art. 205 do CC).

Tem como anular uma doação de imóvel?

A doação pode ser revogada e, em sendo, é instrumentada por escritura pública. A escritura pública é registrada na matrícula do imóvel doado. Não se cancela, portanto, nenhum ato anteriormente feito, mas apenas se registra, nas duas matrículas dos dois imóveis, objeto da doação, a escritura de revogação.

Quando a doação não é válida?

Julgando dessa forma, entre acórdãos remotos do STJ, destaco o seguinte: "A doação ao descendente é considerada inoficiosa quando ultrapassa a parte que poderia dispor o doador, em testamento, no momento da liberalidade.

É possível contestar uma doação na Justiça?

36 questões relacionadas encontradas

É nula a doação de todos os bens?

O art. 548 do Código Civil estabelece ser nula a doação de todos os bens sem reserva de parte, ou renda suficiente para a subsistência do doador.

O que não pode ser objeto de doação?

Art. 943. A doação entre vivos somente não poderá ter por objeto outros bens que não os atuais do doador; se tiver por objeto bens futuros, será nula em relação a estes. Devem ser entendidos como bens futuros aqueles que não estão ainda sob a propriedade do doador, mas cuja aquisição este se propõe a efetuar.

Qual é o artigo 555?

Art. 555. A doação pode ser revogada por ingratidão do donatário, ou por inexecução do encargo. Conforme se verifica, duas são as causas que ensejam a revogação da doação: a ingratidão e a inexecução do encargo.

Como anular doação inoficiosa?

- Consoante entendimento pacificado pela jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, incide a prescrição vintenária ( CC/1916 , art. 177 ) para a ação de anulação de doação inoficiosa, iniciando-se a contagem do prazo na data do registro da respectiva escritura no cartório competente.

Qual o prazo para anulação do negócio jurídico?

É de quatro anos o prazo de decadência para pleitear-se a anulação do negócio jurídico, contado: I - por incapacidade relativa do agente; II - por vício resultante de erro, dolo, coação, estado de perigo, lesão ou fraude contra credores.

Pode anular uma doação?

A doação pode ser revogada por ingratidão do donatário, ou por inexecução do encargo. ... Mas, atenção: o prazo para requerer a REVOGAÇÃO é um ano, a contar de quando chegue ao conhecimento do doador o fato que a autorizar e de ter sido o donatário o seu autor. (art. 559 do Código Civil).

Como comprovar doação inoficiosa?

DOAÇÃO INOFICIOSA.

A comprovação, de forma precisa, da extensão do patrimônio e do seu valor ao tempo da doação, é prova cujo ônus incumbe a quem maneja a alegação de que a liberalidade foi inoficiosa, ou seja, que não respeitou o limite disponível do patrimônio do doador.

O que se entende por doação inoficiosa?

A doação inoficiosa trata-se do ato de liberalidade pelo qual o doador dispõe de mais da metade de seu patrimônio, atingindo, portanto, a legítima dos herdeiros neces- sários. A parte que excede a que o doador poderia dispor em testa- mento é nula.

O que é doação inoficiosa indireta?

DOAÇÃO INOFICIOSA INDIRETA CARACTERIZADA. DECRETAÇÃO DA NULIDADE DOS NEGÓCIOS JURÍDICOS NA PARCELA QUE EXCEDE O PATRIMÔNIO DISPONÍVEL NA OCASIÃO DA LIBERALIDADE. EXCESSO QUE DEVERÁ SER APURADO EM LIQUIDAÇÃO DE SENTENÇA. DECISÃO ANULADA EX OFFICIO.

O que é inexecução do encargo?

A doação onerosa poderá ser revogada por inexecução do encargo, caso o donatário incorrer em mora quando não houver prazo para o seu cumprimento. Essa revogação somente acontecerá mediante decisão judicial que reconheça o descumprimento, salvo se as partes houverem por bem destratar-se.

Quais são as restrições legais ao contrato de doação?

O artigo 548 do Código Civil considera nula a doação de todos os bens sem reserva legal, ou renda suficiente para a subsistência do doador. Não haverá restrição se este tiver alguma fonte de renda ou reservar para si o usufruto dos referidos bens, ou de parte deles.

O que não pode faltar no contrato de doação?

O contrato de doação exige gratuidade na obrigação de transferir um bem, sem recompensa material, ou seja, o doador deve ter vontade de enriquecer o donatário, a custas próprias. Se lhe falta este propósito, o contrato não será de doação.

Quais são os requisitos do contrato de doação?

O principal requisito é o animus donandi do doador, ou seja a intenção de doar o bem, o objeto do contrato. Para a configuração da doação é necessário que haja o doador, que entrega o bem imóvel ou móvel e o donatário que deve aceitar o bem para a conclusão da doação.

É possível doar 100% dos bens?

Assim, quem possui herdeiros necessários não pode doar todos os seus bens em vida, mesmo para realizar a partilha em vida. Havendo herdeiros necessários, o doador só poderá doar 50% do seu patrimônio. A outra metade é legalmente reservada aos herdeiros, sob pena da doação ser considerada uma doação inoficiosa.

É possível uma pessoa doar todo o seu patrimônio e ficar sem nada caso ele não tenha herdeiros explique de forma fundamentada?

É o que a lei chama de legítima. Então, em resumo a pessoa pode doar metade do seu patrimônio a qualquer um, seja herdeiro ou estranho. Mas a outra metade não pode ser doada, pois é a legítima. ... 549 estabelece, a doação de mais da metade do patrimônio de determinada pessoa é nula.

Pode vender todos os bens em vida?

Não, de forma alguma. Os filhos só passam a ter direito à herança de seus pais após a morte, se houver patrimônio existente. Assim, a decisão sobre a venda dos bens dos seus pais compete somente a eles. ... Mas, para venda a terceiros, não há qualquer restrição aos pais, e os filhos não poderão interferir.

Quais são os tipos de doações?

Doação simples: o doador contempla o favorecido sem nenhuma imposição no contrato. Doação com encargo, modal ou onerosa: o receptor deve satisfazer certa obrigação contratual em benefício do doador ou de terceiros. Doação remuneratória: geralmente, é realizada como gratificação a uma prestação de serviço.

O que é uma doação remuneratória?

Por sua vez, a doação remuneratória é uma doação por agradecimento, que é feita em retribuição a favor ou serviço prestado que não pode ser exigido judicialmente (pois se fosse, não seria doação remuneratória, e sim, pagamento), pois o doador não tem o dever jurídico de doar, porém, sente-se na obrigação moral de ...

O que é uma doação modal?

Doação modal é quando uma pessoa doa os recursos para que outra pessoa compre um determinado bem. É possível haver dois tributos, pois há dois fatos geradores: o ITCMD para a doação e o ITBI para a compra e venda.

Como provar adiantamento de legítima?

544. A doação de ascendentes a descendentes, ou de um cônjuge a outro, importa adiantamento do que lhes cabe por herança. Concluímos, com isso, que a doação de ascendente a descendente e entre cônjuges será considerada como antecipação de legítima, salvo disposição contratual em contrário.

Artigo anterior
Qual é a função da avaliação no processo de ensino-aprendizagem?
Artigo seguinte
Quando um parente morre tem direito a folga?