Quem pode apresentar projeto de lei complementar?

Perguntado por: Érika Adriana Neves Mota  |  Última atualização: 11. Februar 2025
Pontuação: 4.1/5 (63 avaliações)

Pode ser proposta pelo presidente da República, por deputados, senadores, comissões da Câmara, do Senado e do Congresso, bem como pelo Supremo Tribunal Federal (STF), tribunais superiores, procurador-geral da República e por cidadãos comuns.

Quem tem legitimidade para propor projeto de lei?

61 da Constituição Federal, um projeto de lei pode ser proposto por qualquer parlamentar (deputado ou senador), de forma individual ou coletiva, por qualquer comissão da Câmara dos Deputados, do Senado Federal ou do Congresso Nacional, pelo Presidente da República, pelo Supremo Tribunal Federal, pelos Tribunais ...

Quem são os legitimados para propor um projeto de lei?

A iniciativa das leis complementares e ordinárias cabe a qualquer membro ou comissão da Câmara dos Deputados, do Senado Federal ou do Congresso Nacional, ao Presidente da República, ao Supremo Tribunal Federal, aos Tribunais Superiores, ao Procurador Geral da República e aos cidadãos, na forma e nos casos previstos ...

O que é PLP projeto de lei complementar?

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR (PLP) O Projeto de Lei Complementar (PLP) é utilizado para regular matéria em que a Constituição Federal, expressamente, exige este tipo de proposição.

Quem pode apresentar projeto de lei no município?

Os projetos poderão ser apresentados pelos Vereadores, pelo Prefeito, pelas Comissões Permanentes ou por 5% do eleitorado. A Mesa Diretora também poderá apresentar projeto dentro da esfera de suas atribuições.

Entenda o caminho dos projetos de lei e a importância das comissões

15 questões relacionadas encontradas

Qual é a diferença entre lei ordinária e lei complementar?

Diferem das Leis Ordinárias por exigirem o voto da maioria dos parlamentares que compõe a Câmara dos Deputados e o Senado Federal para serem aprovadas. Devem ser adotadas para regulamentar assuntos específicos, quando expressamente determinado na Constituição da República.

O que diz o artigo 29 da Constituição Federal?

Não pode o vice-prefeito acumular a remuneração decorrente de emprego em empresa pública estadual com a representação estabelecida para o exercício do mandato eletivo (CF, art.

Como é feita a lei complementar?

Para uma lei complementar ser aprovada, ela precisa passar pelas duas casas do Congresso: a Câmara dos Deputados e o Senado Federal. E para que ela se torne uma lei complementar vigente, é preciso ser aprovada pela maioria do total de deputados e senadores, caso contrário, a lei não passa.

Como emitir PLP?

Passo a passo para emissão de PLP
  1. Acesse a Central do Vendedor e, no menu Envios, clique em Envio em massa;
  2. Clique em Pedidos a Enviar e selecione o filtro por canal de envio habilitado que deseja organizar primeiro;
  3. Selecione os pedidos que deseja organizar e selecione a quantidade de pedidos da PLP;

Quando a PL é aprovada?

Aprovada quando ao seu conteúdo a proposição poderá ir para o debate na Comissão de Finanças e Orçamento, caso sua realização necessite de recursos públicos.

Como um cidadão pode apresentar um projeto de lei municipal?

Além da possibilidade de enviar sugestões diretamente aos vereadores através do Banco de Ideias, qualquer cidadão pode apresentar um Projeto de Lei. O primeiro passo é elaborar a minuta do Projeto de Lei, ou seja, o texto da nova Legislação.

Quantos votos para aprovar uma PL?

- Quórum qualificado: é qualquer quórum superior ao de maioria simples, podendo ser de: 2/3 dos membros da Câmara (28 votos), o exigido para aprovação de proposições que versem sobre plano diretor; parcelamento, ocupação e uso do solo; código tributário; dentre outros temas previstos na Lei Orgânica do Município.

O que diz o artigo 59 da Constituição Federal?

O processo legislativo compreende a elaboração de: I - emendas à Constituição; II - leis complementares; III - leis ordinárias; IV - leis delegadas; V - medidas provisórias; VI - decretos legislativos; VII - resoluções.

Como apresentar um projeto de lei?

Apresentação por parlamentar: o projeto de lei precisa ser apresentado por um deputado ou senador; Assinaturas: para que seja considerado valido, o projeto de lei precisa ser assinado por, no mínimo, um décimo dos membros da Câmara dos Deputados (171 assinaturas) ou do Senado Federal (27 assinaturas).

O que diz o artigo 61 da Constituição Federal?

61, § 1º, I, da CF/1988 confere ao Chefe do Poder Executivo a competência privativa para inaugurar o processo legislativo que disponha sobre a criação de cargos, funções ou empregos públicos ou aumento de sua remuneração (v. RE 554536, Rel. Min. Eros Grau).

Qual a diferença entre maioria absoluta e simples?

Assim, se uma Câmara possui 9 vereadores, mas estão presentes apenas 5 vereadores na reunião, o quórum de maioria simples será 3, ou seja, 5 dividido por 2 é igual a 2,5, o primeiro número inteiro após 2,5 é 3. Maioria absoluta consiste no primeiro número inteiro após a metade dos vereadores que compõem da Câmara.

Como fechar a PLP?

Para finalizar o registro de cartas, é necessário fechar a PLP. Selecionar a PLP com status “ABERTA” e clicar em “Fechar PLP”. Ao clicar em “Fechar PLP”, na tela “Fechamento de Pré- lista de Postagem”, clique em “Sim”. Na tela “Impressão”, selecione o “Formato A4”.

O que é etiqueta PLP?

A PLP (pré-lista de postagem) é um controle dos Correios composto por um formulário mais uma etiqueta de postagem. Esse controle indica que o vendedor realizou a postagem da mercadoria numa agência dos Correios e que essa recebeu o pacote.

O que é o Sigep web?

SIGEP WEB - Gerenciador de Postagens dos Correios

Caso o cliente utilize proxy para acesso à internet, é preciso ativá-lo na tela de Configurações do sistema, para possibilitar a conexão com o SIGEP WEB. O servidor de Proxy é responsável pela autenticação de acesso à internet.

O que não cabe à lei complementar?

Quanto a matéria, a lei complementar trata de matérias reservadas na Constituição Federal, enquanto as demais cabem a qualquer ato normativo, lei ordinária ou medida provisória. Cabe a lei complementar definir tributos e suas espécies, podendo a lei ordinária instituir os tributos não reservados a lei complementar.

Qual a natureza jurídica da lei complementar?

Norma jurídica de natureza infraconstitucional aprovada pela maioria absoluta dos membros de cada Casa do Poder Legislativo. A Constituição determina quais matérias são reservadas à lei complementar.

Quais são os três tipos de lei?

Você conhece os tipos de lei?
  • Lei Ordinária. É o tipo de norma mais comum e que abrange a população como um todo. ...
  • Leis Complementares. ...
  • Medida Provisória. ...
  • Emendas Constitucionais. ...
  • Decretos Legislativos. ...
  • Resoluções.

O que diz o artigo 77 da Constituição Federal?

77 e o art. 82 da Constituição Federal passam a vigorar com a seginte redação:. § 5º O Presidente da República, os Governadores de Estado e do Distrito Federal, os Prefeitos e quem os houver sucedido, ou substituído no curso dos mandatos poderão ser reeleitos para um único período subseqüente.

O que diz o artigo 35 da Constituição Federal?

As disposições do art. 35 da Constituição do Brasil/1988 também consubstanciam preceitos de observância compulsória por parte dos Estados-membros, sendo inconstitucionais quaisquer ampliações ou restrições às hipóteses de intervenção.

O que diz o artigo 53 da Constituição Federal?

"Art. 53. Os Deputados e Senadores são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos. § 1º Os Deputados e Senadores, desde a expedição do diploma, serão submetidos a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal.

Artigo anterior
Quem é a mãe do Kakashi?
Artigo seguinte
Como identificar defeito na placa mãe do notebook?