Quem pode adquirir imóvel por usucapião?

Perguntado por: Francisca Ângela Nogueira  |  Última atualização: 17. März 2025
Pontuação: 4.8/5 (27 avaliações)

1.238. Aquele que, por quinze anos, sem interrupção, nem oposição, possuir como seu um imóvel, adquire-lhe a propriedade, independentemente de título e boa-fé; podendo requerer ao juiz que assim o declare por sentença, a qual servirá de título para o registro no Cartório de Registro de Imóveis. Parágrafo único.

Quem não pode pedir usucapião?

Bens entre os cônjuges no decorrer da vida conjugal, o marido não poderá requerer a usucapião de um imóvel da esposa. Tutores e curadores não poderão usucapir bens de seus tutelados e curatelados. As pessoas menores de 16 anos, com deficiência mental ou enfermas, não poderão usucapir em razão de sua incapacidade.

Quem tem imóvel em seu nome pode pedir a usucapião?

A lei proíbe a usucapião por quem já tenha outro imóvel, mas o colegiado entendeu que não era este o caso, pois ser dono da metade de um apartamento não significa ter moradia própria.

Quais são os 4 requisitos básicos para todas e quaisquer espécies de usucapião?

Quais são os requisitos principais da usucapião?
  • Posse com intenção de dono.
  • Posse mansa e pacífica.
  • Posse contínua e duradoura.
  • Posse de boa-fé e com justo título.

Quem pode dar entrada no usucapião?

Quem pode fazer usucapião? A usucapião pode ser feita por qualquer pessoa que tenha preenchido os requisitos legais mencionados nas modalidades de usucapião, de acordo com seu caso. As exceções são as pessoas impedidas.

MESMO SENDO PROPRIETÁRIO DE UM IMÓVEL POSSO ADQUIRIR OUTRO POR USUCAPIÃO?

17 questões relacionadas encontradas

O que é preciso para comprovar usucapião?

Os atos mencionados neste artigo, como o registro público de imóveis, o pagamento do IPTU, a realização de benfeitorias, a comprovação de residência, a apresentação de testemunhas e declarações de vizinhança, e o registro fotográfico e documental, são formas eficazes de demonstrar a posse ao longo do tempo.

O que é preciso para ter o usucapião?

Como fazer a usucapião em cartório? Antes de tudo, o interessado deve se dirigir a um cartório de notas que esteja localizado no mesmo município do imóvel. Lá, será emitida uma ata notarial constando o tempo de permanência na propriedade, o que deverá ser devidamente comprovado pelo requerente.

Qual é a nova lei do usucapião?

Art. 1.238. Aquele que, por quinze anos, sem interrupção, nem oposição, possuir como seu um imóvel, adquire-lhe a propriedade, independentemente de título e boa-fé; podendo requerer ao juiz que assim o declare por sentença, a qual servirá de título para o registro no Cartório de Registro de Imóveis.

Quanto tempo demora para sair um processo de usucapião?

Após o documento que liberação o usucapião em cartório, extrajudicial, milhares de famílias foram beneficiadas com um processo mais rápido. Já que não há dependência do judiciário. Para você ter uma ideia, o judicial demora, em média, 5 anos. Mas pode ultrapassar os 15 anos.

Quem não paga IPTU tem direito a usucapião?

Não pagar IPTU não impede a usucapião. O que importa é a posse do imóvel por um tempo determinado, sem violência ou oposição. Mas é bom pagar o IPTU para evitar problemas com o fisco e comprovar a posse. Portanto, mesmo quem não paga IPTU tem sim direito a usucapião.

O que invalida o usucapião?

Outro fator é a posse não ser pacífica, ininterrupta e pública. Se a posse for obtida por violência, segredo ou precariedade, isso invalida o processo. A usucapião também não se aplica a imóveis públicos, portanto, tentar usucapir um imóvel que pertence ao Estado ou ao município é inviável.

O que impede a usucapião?

Causas que impedem uma usucapião

Envolvimento de tutelados e curatelados e seus tutores e curadores, durante a tutela e curatela; As pessoas absolutamente incapazes de exercer os atos da vida civil (menores de 16 anos), enfermos ou com deficiência mental. Eles não têm o discernimento necessário para a prática dos atos.

Quando não cabe usucapião?

Já as causas que podem suspender a usucapião são:

Contra os ausentes do país em serviço público da União, dos Estados, ou dos Municípios; Contra os que estiverem servindo na armada e no exército nacionais em tempo de guerra; Pendendo condição suspensiva; Não estando vencido o prazo.

Quanto custa entrar com pedido de usucapião no cartório?

Por mera estimativa, o valor de uma ação de usucapião, varia entre 10% a 30% do valor do imóvel, dependendo de cada caso. Por outro lado, é praticamente impossível padronizar quanto custa fazer usucapião. É bom lembrar, que após a regularização da documentação do imóvel, o seu valor tende a se elevar de 30% a 60%.

Precisa de advogado para fazer usucapião?

Todavia, após o Código de Processo Civil de 2015, passou a existir também a usucapião extrajudicial, realizada em Cartórios. 3. É necessária a presença de advogado para mover a usucapião extrajudicial? Sim, apesar de ser um processo fora do âmbito judicial, é obrigatória a presença de um advogado.

Quais são as 5 modalidades de usucapião?

O usucapião possui 5 modalidades, podendo ser:
  • Ordinário;
  • Extraordinário;
  • Especial;
  • Administrativo; ou.
  • Quilombola.

Qual o tipo de usucapião mais rápido?

A usucapião extrajudicial é uma forma de requerer a propriedade, sem a interferência do Poder Judiciário. Isso significa que a comprovação da propriedade de um imóvel a partir da posse prolongada, ficou mais simples e rápida.

O que acontece depois da sentença de usucapião?

Segundo se extrai desse contexto, a sentença proferida no processo de usucapião é o título hábil para ser levado ao Registro Imobiliário compete nte. No entanto, deverá ser encaminhada, mediante mandado, para que possa ingressar no Registro de Imóveis.

É possível reverter um processo de usucapião?

A anulação da ação de usucapião pode ser requerida pelo proprietário do imóvel ou por qualquer outra pessoa que tenha interesse na propriedade. Para isso, é necessário contratar advogado para ajuizar uma ação judicial com o objetivo de anular a sentença que declarou a usucapião.

Precisa de testemunha para usucapião?

- declaração de três testemunhas que comprovem a posse do imóvel declarando o tempo - fotografias do local se houver, com negativos etc.

Quanto cobra um advogado para fazer um usucapião?

custas com a elaboração de documentação técnica, como planta e memorial descritivo; emissão de certidões imobiliária e tributárias; honorários do advogado, que costuma cobrar entre 10 e 20% do preço do imóvel.

Como legalizar um imóvel por usucapião?

Para que seja possível é necessário que o requerimento seja feito por advogado ou por defensor público no cartório onde se encontra registrado o imóvel que se pretende usucapir. Neste requerimento será demonstrado que o interessado preenche os requisitos legais para a aquisição da propriedade.

O que comprova a posse de um imóvel?

Documentos necessários para comprovar posse
  1. Contrato de compra e venda.
  2. Escritura de compra e venda.
  3. Certidão de registro do imóvel.
  4. Matrícula do imóvel.
  5. Comprovantes de pagamento de impostos e taxas, como IPTU, água, luz e gás.
  6. Contrato de locação, autorizações e permissões referentes ao imóvel.

Como provar que a casa é minha?

Quais os documentos que comprovam a posse?
  1. Escritura de compra e venda;
  2. Certidão de registro imobiliário;
  3. Matrícula do imóvel;
  4. Contrato de compra e venda;
  5. Recibos de pagamento de impostos e taxas;
  6. Outros documentos relevantes: autorizações, permissões, contratos de locação, documentação de herança, entre outros.

Quais Imóveis não podem ser Usucapidos?

Súmula 340 do STF – "Desde a vigência do Código Civil, os bens dominicais, como os demais bens públicos, não podem ser adquiridos por usucapião."

Artigo anterior
O que é mais caro que o ouro?
Artigo seguinte
Como tirar o correio de voz da Vivo?