Quem planejou a construção de Brasília?

Perguntado por: Liliana Pinheiro Pinho  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (30 avaliações)

Os quatro grandes nomes da construção de Brasília foram, portanto, o do presidente Juscelino Kubitschek; o do diretor da Novacap, Israel Pinheiro; o do arquiteto do projeto, Oscar Niemeyer; e o do urbanista Lúcio Costa. Por três anos, trabalhadores de todo o Brasil foram para Brasília para participar da sua construção.

Quem fez o projeto da cidade de Brasília?

O arquiteto da construção foi Oscar Niemeyer, diretor do Departamento de Arquitetura da Novacap. O projeto urbanístico foi de autoria de Lúcio Costa, arquiteto que conquistou essa função após ser anunciado como o vencedor do concurso organizado pela Novacap para essa finalidade (obter o projeto urbanístico), em 1957.

Por que Juscelino Kubitschek transferiu a capital para o centro do país?

A ideia de construir uma nova capital partiu do presidente Juscelino Kubitschek (JK), que queria povoar o centro do Brasil e também deixar a capital longe de possíveis ataques marítimos.

Quem projetou os principais monumentos da cidade de Brasília?

Os responsáveis por tornar a cidade mundialmente conhecida foram o arquiteto Oscar Niemeyer e o urbanista Lucio Costa, que traçaram a forma da nova capital e de seus principais prédios e monumentos.

Qual foi o primeiro monumento de Brasília?

Planejada por Oscar Niemeyer, a Catedral Metropolitana foi o primeiro monumento de Brasília a ser criado e, em 1988, recebeu o prêmio máximo de arquitetura, o Prêmio Ptritzker. A Catedral é situada na Praça de Acesso, ao lado da Esplanada dos Mistérios.

A história da construção de Brasília

16 questões relacionadas encontradas

Quais são os principais patrimônios culturais de Brasília?

Bens tombados: Conjunto Urbanístico de Brasília, Catedral Metropolitana de Brasília, Placa de Ouro oferecida à Rui Barbosa, Catetinho e Coleção Arqueológica João Alfredo Rohr,Teatro Nacional, Capela Nossa Senhora de Fátima; Casa de Chá; Congresso Nacional, Conjunto Cultural da República, Conjunto Cultural Funarte, ...

Qual foi o motivo da transferência da capital brasileira para a região central do Brasil?

Somaram-se aos motivos precedentes para a transferência, outros como a necessidade da integração regional do Brasil e a descentralização política e administrativa, que já havia sido iniciada com Getúlio Vargas, nas décadas de 1930 e 1940.

Qual foi a justificativa de JK para transferir a capital federal do Rio de Janeiro para Brasília?

Por pouco, o lugar escolhido para Brasília não ficou no triângulo mineiro – como preferia, inicialmente, Juscelino Kubistchek. Foi do acaso e do senso de oportunidade política de JK, então candidato à Presidência da República, que surgiu a promessa de trazer a capital para o território goiano.

Qual o motivo da transferência da capital do Brasil do Rio de Janeiro para Brasília?

O sonho de Brasília

O fato é que JK buscava um lugar afastado do Rio de Janeiro e no meio do deserto por motivos geopolíticos: a capital não estaria tão vulnerável em caso de guerra, a pressão popular sobre o governo seria menor, a nova capital iria contribuir para a ocupação do interior brasileiro.

Como surgiu a ideia de Brasília?

Em 1956, com um terreno demarcado no interior de Goiás, o então presidente da República, Juscelino Kubitschek, encaminhou ao Congresso Nacional a “Mensagem de Anápolis”, que propunha o nome Brasília para a nova capital, entre outros assuntos ligados à construção da cidade.

Qual o objetivo da mudança da capital do interior para o Centro Oeste Brasília?

Brasília completa 59 anos, mas, pela história, poderia ter facilmente 268 anos. Sonhada por mais de dois séculos, a criação de uma nova capital no interior do país é defendida desde o período colonial. No início,o objetivo era proteger a colônia de invasões que poderiam vir do litoral.

Qual foi o motivo que a capital do Brasil ser construída na região Centro-oeste?

Além disso os motivos para essa mudança eram os de proteger o poder de uma invasão, o que seria fácil através do litoral no Rio de Janeiro, assim como para levar o desenvolvimento a outras regiões do País. Brasília está localizada no planalto central, que possui uma topografia suave com altitude média de 1.172 metros.

Porque Brasília foi construída para ser a capital do Brasil?

Brasília resultou do projeto de modernização nacional do então presidente Juscelino Kubitschek, para quem Brasília "é uma revolução geopolítica. Após ter se alojado por quase 200 anos às margens da água, o Brasil agora vai tomar posse de seu território".

Qual a importância da transferência da capital federal em 1960?

A transferência da capital do Brasil do litoral para o interior era ideia antiga, que remontava à Inconfidência Mineira e ganhara força na época da Independência. Mas foi apenas em 21 de abril de 1960, com a inauguração de Brasília, que este sonho se concretizou.

O que foi o Plano de Metas do governo de JK?

O Programa de Metas do governo Juscelino Kubitschek, também conhecido como Plano de Metas, não foi um plano global, mas um plano para alguns setores-chave da economia brasileira, tanto públicos quanto privados, abrangendo cerca de 1/4 da produção nacional.

O que levou o governo federal a transferir a capital do Brasil do Rio de Janeiro para região Centro-oeste?

Salvador era considerada uma cidade mais moderna e equipada, mas a descoberta do ouro e o consequente risco de contrabando “exigia” uma capital mais perto da mina. No caso, das minas gerais, que ficavam em Minas Gerais. E aí foi isso.

Quais foram as principais consequências da transferência da capital do Brasil em 1960 para região Centro-oeste?

A inauguração de Brasília, em 1960, foi um dos principais marcos para a grande transformação da região. A transferência da capital ajudou a conectar o Centro-Oeste às economias do Sul e Sudeste, mais desenvolvidas. ... Mas a nova capital e a construção de estradas não promoveram mudanças rápidas na economia regional.

Qual o patrimônio cultural de Brasília?

Marco da arquitetura e urbanismo modernos, Brasília é detentora da maior área tombada do mundo – 112,25 km² – e foi inscrita pela UNESCO na lista de bens do Patrimônio Mundial em 7 de dezembro de 1987, sendo o único bem contemporâneo a merecer essa distinção.

Qual é o nome do patrimônio de Brasília?

O conjunto urbanístico-arquitetônico de Brasília, construído a partir do Plano Piloto, um projeto de Lucio Costa, foi inscrito no Livro de Tombo Histórico pelo Iphan em 14 de março de 1990. Primeiro conjunto urbano do século XX a ser reconhecida pela Unesco, em 1987, como Patrimônio Mundial.

Quais são os patrimônios imateriais de Brasília?

Lista dos bens imateriais registrados no Distrito Federal
  • Associação Recreativa Cultural Unidos do Cruzeiro – ARUC (Decreto nº 30.132/2009)
  • Bumba Meu Boi do Seu Teodoro (Decreto nº 24.797/2004)
  • Clube do Choro de Brasília (Decreto nº 28.995/2008)
  • Festa do Divino Espírito Santo de Planaltina (Decreto nº 34.370/2013)

Porque Brasília foi escolhida para ser a capital do país?

No feriado de Tiradentes de 1960, Juscelino Kubitschek cumpriu a sua ambiciosa promessa eleitoral e deu ao Brasil uma nova capital. ... Argumentava-se que uma nova capital era necessária porque o Rio, uma simples cidade colonial, não tinha a infraestrutura suficiente para ser promovida a cabeça do Reino de Portugal.

Porque a capital do Brasil se chama Brasília?

Mas o nome "Brasília"- versão em latim de Brasil - surgiu muito antes da construção da cidade. Foi sugerido para designar a capital do país em 1821, por José Bonifácio de Andrada e Silva, um naturalista e político brasileiro, conhecido como "Patriarca da Independência".

Qual a importância de Brasília para o nosso país?

Nos anos 50, ao criar Brasília, JK movimentou a economia nacional, gerando empregos, renda, com impressionantes taxas de crescimento. O PIB cresceu em média 8% ao ano. Criou novos eixos de desenvolvimento a partir de Brasília, abrindo estradas, impulsionando a industrialização, atraindo empresas e negócios.

Por que a construção de Brasília atraiu migrantes para essa região?

A expansão da fronteira agrícola e maiores investimentos em infraestrutura proporcionou o fortalecimento e ampliou ainda mais os fluxos migratórios para a região Centro-Oeste. ... Entre 1960 e 1970, a população do Distrito Federal quase quadruplicou, recebendo um fluxo migratório de aproximadamente 30 mil pessoas por ano.

Quais os fatores que contribuíram para o processo de urbanização do Centro-oeste?

A escassez de emprego levou milhares de pessoas às cidades próximas, ocasionando assim o fenômeno do êxodo rural. O processo do êxodo rural ocorrido na Região Centro-Oeste resultou em um rápido crescimento da população que ocupou os centros urbanos e até mesmo fez surgir novas cidades.

Artigo anterior
Quem não pode tomar bicarbonato?
Artigo seguinte
O que significa semear na Bíblia?