Quem passa a hemofilia?

Perguntado por: Simão Baptista Marques  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (36 avaliações)

As mulheres tem 2 cromossomos X e os homens tem um cromossomo X e um cromossomo Y. A herança genética da hemofilia está ligada ao cromossomo sexual X, que é o cromossomo feminino. Quando um homem, XY, tem uma mutação causadora da hemofilia, ele porta e manifesta a desordem.

Quem passa hemofilia para o filho homem a mãe ou o pai?

O gene da hemofilia é ligado ao cromossomo X. O homem hemofílico passa o gene para suas filhas, mas não para seus filhos. A filha do hemofílico é sempre portadora do gene da hemofilia, mas não é hemofílica porque seu segundo cromossomo X, que herdou da mãe, não tem o gene da hemofilia e domina o cromossomo X do pai.

Quem transmite a doença hemofilia?

A hemofilia é uma doença hereditária, isto significa que é transmitida através dos genes de pais para filhos.

Como é transmitido a hemofilia?

Por ser um distúrbio de coagulação na maioria das vezes hereditário, a hemofilia normalmente é trasmitida de uma geração para outra, através de um gene recessivo presente no cromossomo X, o que significa que geralmente ela passa da mãe para o filho do sexo masculino.

Qual o tratamento que uma pessoa hemofílica precisa receber?

A hemofilia não tem cura. O tratamento é feito com a reposição intravenosa (pelas veias) do concentrado do fator deficiente.

Cinco curiosidades sobre a Hemofilia

18 questões relacionadas encontradas

Qual exame para detectar hemofilia?

Como é feito o diagnóstico da doença? A partir de um exame de sangue, a deficiência da coagulação pode ser identificada. A existência de outros casos na família também devem ser um sinal de alerta, já que a doença é hereditária.

Qual o tipo mais grave da hemofilia?

A hemofilia A ocorre por deficiência do fator VIII de coagulação do sangue e a hemofilia B, por deficiência do fator IX. A doença pode ser classificada, ainda, segundo a quantidade do fator deficitário em três categorias: grave (fator menor do que 1%), moderada (de 1% a 5%) e leve, acima de 5%.

O que é hemofilia e como ocorre?

Hemofilia é uma doença genético-hereditária que se caracteriza por desordem no mecanismo de coagulação do sangue e manifesta-se quase exclusivamente no sexo masculino. A mutação que causa a hemofilia localiza-se no cromossoma X. Em geral, as mulheres não desenvolvem a doença, mas são portadoras do defeito.

Qual é a causa da hemofilia?

O que causa a Hemofilia? A Hemofilia é uma doença hematológica causada por deficiência na atividade do fator de coagulação. Os fatores de coagulação trabalham em cascata e a deficiência de um tipo de fator altera todo este equilíbrio.

Qual a probabilidade do casal de ter um filho do sexo masculino é daltônico?

Qual a probabilidade do casal de ter um filho do sexo masculino e daltônico? a) 50% de chance, pois o pai é daltônico.

Porque a hemofilia é mais comum em homens do que em mulheres?

É mais provável a hemofilia ocorrer em homens do que em mulheres. Isso acontece porque a doença é fruto de um defeito genético no cromossomo X. Como as mulheres têm dois cromossomos X, enquanto os homens têm apenas um, o gene defeituoso está garantido a se manifestar em qualquer homem que o carrega.

Como saber se sou portadora da hemofilia?

Dosagem dos fatores de coagulação: medem-se as quantidades do fator VIII (hemofilia A) e do fator IX (hemofilia B); Dosagem do antígeno de Von Willebrand: quando o paciente apresenta deficiência do fator VIII, este novo exame permite o diagnóstico diferencial entre a hemofilia A e a doença de Von Willebrand.

Quando uma doença passa de pai para filho?

Doença Familiar. A DH é uma doença familiar não só pela herança genética, mas também pelo forte impacto que causa em todos os membros da família. Ela é passada de uma geração para a seguinte pela transmissão, de pais para filhos, de um gene alterado.

Qual a probabilidade de um homem hemofílico passar esta condição a um filho homem?

A possibilidade de nascer um menino é de 50% (½) em qualquer gestação. No cruzamento entre uma mulher heterozigota e um homem normal pode-se obter os seguintes genótipos: XHXH ,XHXh, XHY, XhY. Sendo assim, temos mais 50% (½) de chance de se nascer um menino hemofílico.

Qual o cromossomo do pai?

Um exemplo básico disso é que é o espermatozóide que determina o sexo do bebê. Isso porque a mãe sempre oferece o cromossomo X, enquanto o pai oferece o X ou o Y. Em casos de cromossomos XX, será gerada uma menina e os meninos possuem cromossomos XY.

O que vem a ser hemofilia?

A hemofilia é um distúrbio genético e hereditário que afeta a coagulação do sangue. Por exemplo: quando ferimos alguma parte do nosso corpo e começa a sangrar, as proteínas (elementos responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento de todos os tecidos do corpo) entram em ação para estancar o sangramento.

Como saber se é hemofilia A ou B?

Pessoas com Hemofilia tipo A são deficientes de fator VIII (oito). Já as pessoas com hemofilia do tipo B são deficientes de fator IX. Os sangramentos são iguais nos dois tipos, porém a gravidade dos sangramentos depende da quantidade de fator presente no plasma (líquido que representa 55% do volume total do sangue).

O que é Hemofilico B grave?

A hemofilia B grave é uma forma de hemofilia B (ver este termo) caracterizada por uma deficiência grande no factor IX levando a hemorragias espontâneas frequentes e sangramento anómalo como resultado de pequenas lesões, ou após cirurgias e remoção dentária.

Quais as complicações da hemofilia?

Dependendo da gravidade da doença, um trauma aparentemente simples pode originar uma hemorragia grave que ameaça a vida do paciente. Além disso, os hemofílicos podem ter sangramentos internos e espontâneos que atingem os músculos e as articulações.

Quem tem hemofilia pode ter filhos?

Antes de engravidar, as mulheres com hemofilia devem conversar com o obstetra e com o hematologista. É preciso avaliar os riscos da gestação, do parto e de que a doença seja transmitida para a criança – o que pode chegar a 50%.

Para que serve o exame TTPA?

O TTPa, sigla para Tempo de Tromboplastina Parcial Ativada, é um exame que avalia a coagulação do sangue. Ele pode estar alterado por doenças genéticas ou adquiridas que interferem na coagulação ou secundária a medicamentos.

Para que serve o exame de fator VIII?

- Este teste é utilizado no diagnóstico das deficiências congênita e adquirida de fator VIII e na investigação de TTPA prolongado. - A deficiência de fator VIII de causa congênita decorre de hemofilia A, doença de von Willebrand e deficiências combinadas (raras).

Quais são os tipos de doenças hereditárias?

Já as doenças hereditárias são aquelas que são transmitidas de pais para filhos, de geração em geração, por meio de genes ou como resultado de alterações cromossômicas.
...
Alguns exemplos de doenças hereditárias:
  • Hemofilia;
  • Fenilcetonúria;
  • Anemia falciforme;
  • Talassemia;
  • Diabetes.

O que pode ser transmitido por herança genética?

Herança genética ou biológica é processo pelo qual um organismo ou célula adquire ou torna-se predisposto a adquirir características semelhantes à do organismo ou célula que o gerou, através de informações codificadas (código genético) que são transmitidas à descendência.

Qual a probabilidade dos pais terem um outro filho portador e ou doente?

Com doenças dominantes, há 50% de chance de que uma criança receba o gene mutado e que seja afetado pela doença.

Artigo anterior
Qual a diferença entre impostos progressivos e impostos regressivos?
Artigo seguinte
O que é forjamento a frio?