Quem paga os emolumentos do protesto?

Perguntado por: Patrícia Matilde Gonçalves de Brito  |  Última atualização: 18. April 2024
Pontuação: 4.6/5 (41 avaliações)

Apesar de a lei Federal 9.492/97 – lei de protestos – já determinar que o responsável legal pelo pagamento das custas dos cartórios pelo serviço do protesto é o devedor.

Quem deve pagar os emolumentos do protesto?

O credor ou apresentante só arcará com as custas e emolumentos se desistir do protesto ou na sucumbência em eventual ação judicial. Nas demais hipóteses, esses valores serão sempre pagos pelo devedor, no ato de pagamento do título ou então no eventual cancelamento do protesto.

Quem paga a taxa de cancelamento de protesto?

Os custos do protesto de um título são de responsabilidade do inadimplente e não da empresa que enviou ao cartório. Tanto o pagamento quanto a baixa do protesto podem ser feitos online.

Sou obrigada a pagar o cartório de protesto?

Com o advento da Lei Estadual nº 10.710/2000, a partir de 30 de março de 2001 o protesto passou a ser ato gratuito. Assim, o credor que antes tinha de pagar para protestar títulos vencidos e não pagos, agora não precisa mais dispendiar os valores referentes às custas do cartório.

Quem paga as despesas do cartório?

490 do Código Civil que dispõe que: “Salvo cláusula em contrário, ficarão as despesas de escritura e registro a cargo do comprador, e a cargo do vendedor as da tradição. ”.

3 DÚVIDAS SOBRE DÍVIDA PROTESTADA NO CARTÓRIO

18 questões relacionadas encontradas

Qual o valor da taxa para tirar protesto em cartório?

É importante ressaltar que todo o procedimento para o credor é gratuito.

O que significa emolumentos de protesto?

Emolumentos são as despesas devidas pelos interessados aos responsáveis pelos serviços notariais e de registros, pelos atos que vierem a ser praticados no âmbito de suas serventias, dentro de sua competência legal, de acordo com os valores previstos para cada um deles, na conformidade das tabelas de emolumentos anexas, ...

Como isentar taxa de protesto?

Isto é, solicitar a popularmente conhecida Carta de Anuência. Para isso, peça ao CREDOR que faça a “Anuência Eletrônica” no site www.protestosp.com.br.

Como funciona o pagamento de protesto em cartório?

Como acontece o protesto em cartório

Basta que o credor vá a um cartório de protesto de títulos e comunique a inadimplência. Para isso, ele precisa somente comprovar que a dívida existe e que ela não foi paga dentro do prazo.

O que diz a lei sobre protesto?

Somente poderão ser protestados, para fins falimentares, os títulos ou documentos de dívida de responsabilidade das pessoas sujeitas às conseqüências da legislação falimentar. Art. 24. O deferimento do processamento de concordata não impede o protesto.

O que é emolumentos do cartório?

As custas cartorárias, também chamadas de emolumentos, são taxas cobradas pelo custo de serviços prestados pelos cartórios. A Assembleia Legislativa de cada Estado define os valores dos emolumentos, que são calculados sobre o valor da transação. Vale lembrar que os valores são reajustados anualmente.

De quem é o dever de retirar o protesto?

(...) infere-se que a retirada do protesto pode ser solicitada por qualquer interessado, credor ou devedor. Em se tratando deste último, se faz necessário apresentar o título original e, na hipótese de não possuí-lo, basta a declaração de anuência emitida pelo credor.

Como não pagar a taxa do cartório?

Pessoas que se declararem pobres poderão ser isentas do pagamento de taxas para reconhecimento de firma e autenticação de documentos nos cartórios. É o que prevê o Projeto de Lei do Senado (PLS) 144/2016.

Tem que pagar para cancelar o protesto?

Mesmo com o envio da autorização pela PGFN, é preciso que as custas do Tabelionato sejam pagas para que haja o cancelamento do protesto. As custas podem ser pagas diretamente no cartório responsável pelo protesto ou pode ser gerado boleto de pagamento on-line no site da Central Nacional de Protesto (CENPROT).

O que acontece se eu não pagar uma dívida protestada em cartório?

Isso pode incluir ações judiciais, que podem resultar em penhoras de bens, bloqueio de contas bancárias ou até mesmo a inclusão do nome do devedor nos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa.

Quando o protesto é ilegal?

Protesto de dívida com mais de 5 anos é ilegal e dá direito a indenização por danos morais.

Tem juros no protesto?

No cartório de protestos, o título da dívida é devidamente registrado e notificado ao devedor. Este último, então, tem a chance de pagar a dívida, acrescida de eventuais juros e multas, antes que o protesto seja efetivamente realizado.

Quanto tempo pode ficar o nome no cartório de protesto?

Esse prazo está estabelecido no artigo 206, § 5º, inciso I, do Código Civil Brasileiro. Isso significa que, após cinco anos da data em que a dívida se tornou exigível, o credor perde o direito de ajuizar uma ação judicial para cobrar a dívida. Esse prazo é conhecido como prescrição.

Quanto tempo o nome fica sujo no cartório de protesto?

O protesto é regulamentado pela Lei 9.492 de 10 de setembro de 1997 que estipula o prazo de 3 (três) dias úteis contados da protocolização do título ou documento de dívida, não contando o dia da protocolização. Este prazo é indicado como prazo limite nas intimações.

Quem tem direito à isenção de emolumentos?

A pessoa natural ou jurídica, brasileira ou estrangeira, com insuficiência de recursos para pagar as custas, as despesas processuais e os honorários advocatícios tem direito à gratuidade da justiça, na forma da lei.

Como conseguir desconto em protesto?

Para renegociar a dívida, o contribuinte precisa entrar com um processo digital no Portal Portal e-CAC. Ao acessar o sistema, é preciso encontrar a opção “Transação Tributária” e escolher aquela que se enquadra no seu caso.

O que é isenção de emolumentos?

Benefício que se estende aos emolumentos devidos em razão de registro ou averbação de ato notarial necessário à efetivação de decisão judicial (art. 98 , § 1º , IX , do CPC ). Gratuidade, todavia, que não alcança os impostos.

Como cancelar protesto gratuito?

  1. COMO PEDIR CANCELAMENTO DE PROTESTO DIRETAMENTE NO BALCÃO DO CARTÓRIO: Qualquer pessoa maior de idade pode requerer o cancelamento (não precisa ser o credor ou o devedor). ...
  2. CARTA DE ANUÊNCIA DO CREDOR. ...
  3. PRAZO DO CANCELAMENTO.

Como limpar o nome de protesto em cartório?

Credor, você pode autorizar o cancelamento de protestos (anuência eletrônica) O credor poderá autorizar online o cancelamento de protesto, informando ao cartório que o devedor pagou a dívida e está autorizado a cancelar o protesto mediante o pagamento das despesas cartorárias.

Qual o valor de danos morais por protesto indevido?

Indenização, inicialmente fixada em R$ 500 mil, foi reduzida para R$ 100 mil.

Artigo anterior
Qual a diferença de armazém e depósito?
Artigo seguinte
Qual o tipo de alavanca mais presente no corpo humano?