Quem paga o RAT?

Perguntado por: Erica Matos de Coelho  |  Última atualização: 1. Juni 2025
Pontuação: 4.9/5 (23 avaliações)

Quem deve pagar o RAT? O empregador é responsável por pagar o RAT ao colaborador, como uma forma de resguardar o profissional que é exposto a riscos no trabalho.

Quem tem que pagar o RAT?

O RAT é uma contribuição previdenciária que a empresa deve quitar para cobrir os gastos da previdência com os trabalhadores que se acidentaram ou portadores de doença ocupacional.

Quem paga o RAT o trabalhador ou a empresa?

Quem paga o RAT no holerite? O RAT é uma contribuição previdenciária paga pela empresa, a fim de quitar gastos da Previdência com profissionais que foram vítimas de doenças ocupacionais ou acidentes de trabalho.

Quais empresas pagam Rat?

O Risco Ambiental do Trabalho (RAT) é um percentual pago pelas empresas não optantes pelo Simples Nacional à Previdência Social, considerando o nível de risco das atividades desempenhadas pelos colaboradores.

Quem preenche a Rat?

Quem preenche a Rat? Todos conseguem observar que estes 3 percentuais estão sempre na GFIP, porém não são automáticos, a própria empresa é quem preenche, se tiver alguma dúvida peça um extrato a empresa, o RAT é consignado pelo CNAE e o FAP pela Previdência Social.

O que é RAT, RAT ajustado e FAP? Passo a Passo de como Calcular

26 questões relacionadas encontradas

Como é recolhido o RAT?

RAT ajustado é a alíquota final que sua empresa deve recolher para o INSS de acordo com o grau de risco do ambiente de trabalho, após a multiplicação pelo índice FAP. Basicamente, o RAT ajustado é o resultado do cálculo RAT x FAP.

Como é feito o cálculo do RAT?

Em síntese, o cálculo é baseado na divisão do valor total de beneficiários pelo total de remuneração, multiplicado por 1.000. O resultado disso é o índice de custo — fator multiplicador que pode influenciar diretamente na alíquota RAT.

Qual o RAT para o código do CNAE?

CNAE - Relação de Atividades Preponderantes e Correspondentes Graus de Risco (RAT) Mensal = 0,16% | IPC-Fipe Mar. - Mensal = 0,26% | IGP-DI Mar. Mensal = -0,30% | INCC-DI Mar.

Como diminuir a Rat?

Existe um modo de diminuir o multiplicador do FAP, gerando economia para o empresário. Isso é possível através da apresentação de Recurso Administrativo contra os Nexos Técnicos Previdenciários, responsáveis por estabelecerem ligação entre a doença e o trabalho no âmbito da Previdência Social.

Como consultar o RAT no portal do eSocial?

Acesse Relatórios > eSocial > Retorno do Evento de Fechamento > Analítico INSS; Preencha as informações e clique em [OK]. Avalie os percentuais de Alíquota RAT e FAP, Base de Cálculo e o valor de RAT empregados.

Como saber se o RAT da empresa está correto?

Para identificar a alíquota RAT por CNAE, é necessário consultar a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), e isso pode ser feito pela plataforma da Comissão Nacional de Classificação (CONCLA). Após acessar o site, você deve fazer a verificação do código da atividade principal da empresa.

Qual a diferença entre Rat e sat?

O SAT mudou de nome? Sim. O SAT é o Seguro de Acidentes do Trabalho e agora denomina-se RAT – Riscos Ambientais de Trabalho.

O que é FAP Rat e sat?

O Fator Acidentário de Prevenção (FAP) é um multiplicador que varia de 0,5000 a 2,0000 e incide sobre as alíquotas de 1%, 2% ou 3% dos Riscos Ambientais do Trabalho (RAT, anteriormente SAT – Seguro contra Acidentes do Trabalho).

Quem deve pagar o INSS patronal?

Empresas que se encaixam no Simples Nacional fazem o pagamento do INSS patronal utilizando o DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional). A alíquota de pagamento é de 20% sobre folha de pagamento dos funcionários.

Quem paga a FAP?

Basicamente, o termo se refere a um tipo de contribuição previdenciária paga pelas empresas para cobrir os custos da Previdência em casos de vítimas de doenças ocupacionais ou de acidentes de trabalho.

Como fazer o cálculo do RAT é FAP?

Exemplo de cálculo:
  1. Alíquota de SAT/RAT do estabelecimento da empresa = 3%
  2. Índice FAP do estabelecimento da empresa = 1,5.
  3. SAT de 2024 será: SAT x FAP = 3 x 1,5 = 4.5%

Como saber a alíquota RAT é FAP?

A alíquota de contribuição para o RAT será de 1% se a atividade é de risco mínimo; 2% se de risco médio e de 3% se de risco grave, incidentes sobre o total da remuneração paga, devida ou creditada a qualquer título, no decorrer do mês, aos segurados empregados e trabalhadores avulsos.

O que é RAT é FAP quais são as alíquotas?

O que é FAP? Fator Acidentário de Prevenção (FAP) é um índice que está 0,5000 e 2,0000 que é multiplicado pela alíquota dos Riscos Ambientais do Trabalho (RAT), podendo dobrar ou diminuir o valor que as empresas devem pagar pela aposentadoria proveniente de acidentes no trabalho.

Qual é a alíquota RAT?

O RAT — antigamente chamado de seguro acidente do trabalho (SAT) — financia os benefícios previdenciários dos trabalhadores acidentados. As alíquotas variam de de 1% a 3% conforme o risco da atividade preponderante da empresa.

Qual é o RAT para MEI?

O campo % RAT deve permanecer zerado; Na pasta FGTS indicar FGTS normal de código 115; Cadastrar o seu empregado normalmente; Gerar GPS para recolhimento da parte patronal (3%) e do empregado (8%) no código 2100.

O que é Rat A o percentual que mede o risco da atividade econômica?

O RAT (antigo SAT - Seguro de Acidentes de Trabalho) representa a contribuição da empresa, prevista no inciso II do artigo 22 da Lei 8212/91, e consiste em percentual que mede o risco da atividade econômica, com base no qual é cobrada a contribuição para financiar os benefícios previdenciários decorrentes do grau de ...

Como faço para saber o grau de risco de uma empresa?

Apesar de ser algo importante, descobrir o grau de risco é simples, a primeira coisa a se fazer é olhar o CNAE da empresa no contrato social ou no site da receita federal, o CNAE é o Código Nacional de Atividades Econômicas, um número que indica qual a atividade econômica exercida por uma empresa.

Qual é a porcentagem do SAT?

Mais especificamente, a lei fixou alíquotas básicas de contribuição ao SAT, em um percentual que varia de 1% a 3%, conforme o risco da atividade da empresa, definindo que a redução ou majoração dessas alíquotas poderia ser realizada por regulamento, o que foi feito por meio do artigo 202-A do Decreto 3.048/1999.

O que é o SAT na folha de pagamento?

Essa contribuição é chamada de SAT (Seguro de Acidente de Trabalho). Porém, para formar um fundo para conseguir pagar o trabalhador acidentado, a Previdência cobra uma “taxa” – algo muito próximo ao que as seguradoras fazem. Quem deve pagar essa taxa – compulsoriamente – são as empresas.

Artigo anterior
O que é melhor Gás Natural ou GLP?
Artigo seguinte
Quanto tempo depois pode usar a farinha de trigo vencida?