Quem paga IPTU tem direito a usucapião?

Perguntado por: Matias Leandro Assunção de Assunção  |  Última atualização: 22. Februar 2022
Pontuação: 4.2/5 (49 avaliações)

Você pode estar se perguntando agora se para conseguir a usucapião é obrigatório o pagamento do IPTU, a resposta é não. O pagamento do imposto não é requisito para usucapião e muito menos configura ato de posse, portanto, se uma outra pessoa pagar o IPTU não há impedimento para o pedido de usucapião.

Quem tem usucapião paga IPTU?

No tocante ao IPTU (Imposto sobre Propriedade Territorial Urbana), dispõe a lei que este pode ser cobrado tanto do proprietário quando do possuidor do imóvel. Portanto, é legítima a cobrança daquele que adquire o imóvel através da usucapião.

Quais são os direitos de quem paga IPTU?

O simples fato de pagar IPTU não assegura e nem garante a propriedade ao pagante. A usucapião exige bem mais. Claro, o pagamento do IPTU é um plus em favor do proprietário mas não garante, por si só, a prescrição aquisitiva (usucapião).

O que dá direito a usucapião?

Tem direito à Usucapião o indivíduo que exercer a posse com ânimo de dono por um determinado período. Ou seja, vizinhos e comerciantes locais devem o reconhecer como dono/morador do imóvel.

O que impede o usucapião?

Posse mansa e pacífica: Importante que não haja nenhuma contestação do proprietário legítimo registrado no Cartório de Registro de Imóveis da área usucapienda. Havendo a qualquer tempo contestação da posse pelo proprietário legítimo, fica descaracterizada a usucapião.

O IPTU e a Usucapião. Tem que recolher este Imposto ao usucapião ? Saiba tudo?

34 questões relacionadas encontradas

Quem não pode pedir usucapião?

Ex-cônjuge ou ex-companheiro ter abandonado o lar. Utilização para moradia própria ou de sua família. Não ser proprietário de outro imóvel.

O que pode prejudicar a prescrição aquisitiva da usucapião?

Falência interrompe prazo de 20 anos para aquisição de propriedade por usucapião. A decretação de falência interrompe o curso da prescrição aquisitiva de propriedade de massa falida, visto que o possuidor, seja o falido ou terceiros, perde a posse pela incursão do Estado na sua esfera jurídica.

Quando se pode pedir usucapião?

Prazos e requisitos

Para entrar com o pedido de usucapião ordinária, a pessoa precisa ter posse do imóvel por 10 anos continuadamente. O prazo pode ser reduzido para cinco anos caso o local seja a moradia do possuidor ou se algum investimento econômico ou social tenha sido feito do local.

O que é preciso para comprovar usucapião?

Para a aquisição da propriedade através da usucapião extraordinária, necessária é a comprovação da posse mansa e pacífica por ininterruptos quinze anos, conforme inteligência do artigo 1.238 e seu parágrafo único do Código Civil de 2002 , e com o animus dominus exclusivo.

Quando o inquilino pode pedir usucapião?

Em regra, o inquilino NÃO pode pedir usucapião do imóvel alugado. Para requerer usucapião de um imóvel o interessado precisa cumprir 3 (três requisitos), qual seja: a) posse mansa, pacífica e ininterrupta, b) vontade de ser dono e c) tempo que exerce a posse.

Quem paga IPTU é dono da casa?

Na Lei do Inquilinato, o IPTU continua sendo responsabilidade do proprietário do imóvel, mas isso pode ser negociado na hora de validar as cláusulas do contrato de locação. Então, geralmente, o IPTU é acordado em contrato para ficar sob responsabilidade do inquilino já que ele estará ocupando o imóvel.

Quem paga IPTU vira dono?

A Lei autoriza, assim, que o município cobre o IPTU tanto do dono (proprietário) quanto de quem usa o bem há longo tempo (possuidor). Desse modo, podemos afirmar com certeza que apesar de a regra ser o dono pagar o IPTU, não necessariamente o titular no cadastro municipal do IPTU é o dono do imóvel.

O que acontece quando o IPTU está muito tempo atrasado?

O que acontece quando atrasa o IPTU

Uma das consequências de não pagar IPTU é a inscrição na Dívida Ativa do Município. Isso significa que a prefeitura poderá buscar o pagamento das parcelas vencidas judicialmente, o que pode acarretar, em último caso, na penhora de bens para quitação do valor devido.

É devido ITBI em usucapião?

Tendo em consideração que a usucapião é uma forma originária de aquisição de propriedade, não incide imposto de transmissão de bens imóveis – ITBI. Explicando um pouco melhor, na Usucapião não há de fato uma transferência de propriedade, o que ocorre é somente uma consolidação da propriedade de quem já possuía a posse.

Quanto tempo uma causa usucapião?

Quanto tempo dura, em média, a usucapião extrajudicial? Em regra, o procedimento deverá durar cerca de 120 dias.

Quais os documentos que comprovem a propriedade do imóvel?

A propriedade de um imóvel é um direito assegurado pela Constituição Federal Brasileira e é realizada por meio da apresentação de dois documentos que assegurem a titularidade do bem: a escritura de um imóvel e o registro do imóvel no Cartório de Registro de Imóveis.

O que comprova a propriedade de um imóvel?

Trata-se da certidão de inteiro teor da matrícula, também chamada de “certidão de propriedade”, “certidão de matrícula” ou “certidão de registro”, que é a certidão emitida pelo cartório de Registro de Imóveis competente, que contém a cópia ou transcrição completa de todos os atos lançados na matrícula.

Quem pode adquirir imóvel por usucapião?

USUCAPIÃO. Aquele que, por quinze anos, sem interrupção, nem oposição, possuir como seu um imóvel, adquire-lhe a propriedade, independentemente de título e boa-fé; podendo requerer ao juiz que assim o declare por sentença, a qual servirá de título para o registro no Cartório de Registro de Imóveis.

Quais causas interruptivas a prescrição são aplicáveis a usucapião?

197 inciso I, a prescrição não corre entre cônjuges na constância da sociedade conjugal, ou seja, a prescrição é interrompida e o prazo bienal da usucapião familiar tem o seu termo inicial na data da separação de fato do casal. A razão de ser da causa suspensiva é a preservação da harmonia familiar.

O que interrompe o prazo do usucapião?

Ministro Luis Felipe Salomão seguiu o entendimento do TJ-RS. Consolidando a jurisprudência acerca da temática, o STJ decidiu que a citação em ação reivindicatória causa a interrupção do prazo para reconhecimento da usucapião.

Quais as posses que poderão gerar a prescrição aquisitiva?

Eles dizem respeito, respectivamente, a que o possuidor deve agir com ânimo dono e que o bem deve ser apto à usucapião. Nesse passo, qualquer imóvel particular, seja urbano ou rural, pode ser objeto de prescrição aquisitiva, salvo quando houver desrespeito à metragem mínima estipulada por lei federal.

É possível usucapião entre parentes?

Então, neste caso, é possível usucapião contra parentes? A resposta é sim, este possuidor poderá utilizar deste meio para regularizar a situação fática vivenciada, mesmo que não tenha sido realizada o inventário do bem quando.

É possível fazer usucapião entre herdeiros?

No Brasil tem se consolidado o entendimento de que um herdeiro pode sim usucapir imóvel da herança, desde que seja preenchido todos os requisitos legais, ou seja, a despeito de existir esse direito, não significa que se um herdeiro permanecer no imóvel objeto de herança por certo período conseguirá, automaticamente, a ...

Quanto custa fazer usucapião no cartório?

Por mera estimativa, o valor de uma ação de usucapião, varia entre 10% a 30% do valor do imóvel, dependendo de cada caso. Por outro lado, é praticamente impossível padronizar quanto custa fazer usucapião. É bom lembrar, que após a regularização da documentação do imóvel, o seu valor tende a se elevar de 30% a 60%.

Artigo anterior
Qual o salário de um pedreiro no Canadá?
Artigo seguinte
O que uma pessoa que toma anticoagulante não pode fazer?