Quem ou a quem?

Perguntado por: Mauro Sandro Pinheiro Vaz  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (21 avaliações)

Observe: A moça que vi ontem no shopping estuda na minha sala. Substituindo o pronome relativo “que”, um objeto direto, pelo pronome “quem”, teremos: A moça a quem vi ontem no shopping estuda na minha sala.

Como usar a quem?

Substituindo pelo “quem”, teremos: O rapaz a quem conheci ontem está em minha sala. É preciso ficar atento ao uso correto do pronome relativo “quem”, já que ele só deve ser empregado quando o antecedente referir-se a uma pessoa.

Para quem ou a quem?

A forma “à quem” está incorreto. Ou seja, é escrito com há ou com a conforme o contexto. Há quem é equivalente a dizer que existe pessoa, pessoas, alguém etc. [..] «Há» é uma forma verbal do verbo haver com o sentido de ter existência.

Quem ou com quem?

Quando o substantivo antecedente é pessoa (no caso acima, o termo profissional), o pronome relativo "quem" virá acompanhado por preposição. Em nossa Língua Portuguesa, usa-se "quem" em referência a pessoas ou grupo de pessoas.

Foi ele que ou ele quem?

– Foi ele que fez. – Fomos nós que fizemos. Já o “quem”, um pronome de terceira pessoa, tem um peso maior e o verbo deverá concordar com ele – independentemente de qual outro pronome aparecer antes.

“Eu que fiz” vs. “Eu quem fiz”? Com Professor Noslen

41 questões relacionadas encontradas

Foi eu que ou foi eu quem?

Fique atento: Foi eu que fiz está errado, pois não se fala “foi eu” e sim “fui eu”. O certo seria “Foi ele que fez.”, o verbo “foi” concordando com “ele” em pessoa e número. Fui eu quem fiz – Não está errado, pois responde a pergunta: Quem fez isso? Fui eu.

Quando se usa o quê?

Quando exerce a função de pronome relativo, "que" faz referência a algo ou alguém de que ou quem já se falou anteriormente. Exemplos: Esse é o computador que acabei de comprar.

De quem são ou de quem é?

Lembre-se que predicativo é a qualidade atribuída ao sujeito ou objeto que completa o sentido do verbo, neste caso do verbo “ser”. Portanto, se o predicativo é “dia”, então é singular. Se é a representação numérica de soma ou “dias”, então é plural. Assim também ocorre com as horas: São cinco horas da tarde.

Quem foram Está certo?

A palavra é uma conjugação do verbo ir e também do verbo ser na 3ª pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo (forma mais utilizada em conversas informais) ou do pretérito mais-que-perfeito do indicativo: Eles foram. Elas foram. Vocês foram.

Quem avisa amigo é vírgula?

Assim como em “Quem avisa amigo é” e “Quem bebe Grapete repete” não há vírgula, em “Quem lê sabe”, “Quem estuda passa” e “Quem se desloca recebe” também devemos evitar a vírgula.

Quem se refere à qual pessoa?

O pronome “quem” se refere a pessoas ou coisas personificadas e é empregado na oração para fazer referência ao chamado termo antecedente, substituindo-o na oração seguinte, subordinada à primeira.

O que é estar a quem?

Em quantidade, qualidade ou nível inferior (ex.: o resultado ficou aquém). Do lado mais próximo de quem fala ou escreve; do lado de cá (ex.: ficava aquém dos Alpes). Abaixo de (ex.: está aquém da média).

Como usar o pronome relativo quem?

Dica 1 ► O pronome relativo “quem” deve ser empregado quando fizer referência a pessoas ou coisas personificadas e, na maioria das vezes, aparecerá precedido de preposição. Na oração seguinte, ele substituirá o termo antecedente (pessoas ou coisas personificadas), lembrando que essa oração será subordinada à primeira.

Como saber a quem o pronome se refere?

Os pronomes pessoais vão designar diretamente as pessoas na conversa:
  1. O locutor (ou quem fala): 1ª pessoa, que seria “eu” (no singular) ou “nós” (plural);
  2. O interlocutor (com quem se fala): 2ª pessoa, que seria “tu/você” (singular) ou “vós/vocês” (plural);
  3. O assunto (de quem ou do que se fala): 3ª pessoa.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Como substituir o pronome relativo QUE?

Obs: O pronome que pode ser substituído por o qual, a qual, os quais e as quais sempre. O gênero e o número são de acordo com o substantivo substituído.

Foram e passado ou futuro?

A palavra foram é a forma conjugada tanto do verbo ser quanto do verbo ir na 3ª pessoa do plural do pretérito do indicativo. A terminação “ão” geralmente é usada para indicar algo que acontecerá no futuro, porém, os verbos apresentados são irregulares de modo que essa regra não se aplica a eles.

Foram de passado?

Isso porque “foram” é uma conjugação na terceira pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo, tanto do verbo ir quanto do verbo ser. Nesse sentido, é importante ter em mente que ambos os verbos são irregulares e, portanto, apresentam diversas alterações nos radicais e terminações nas conjugações.

Como saber se a frase está correta?

O FLiP é um dos mais populares corretores ortográficos da língua portuguesa, tanto no Brasil quanto em Portugal. Ele funciona de forma simples: basta inserir o texto na caixa e clicar para a verificação. Em segundos, ele indicará os erros ortográficos e sintáticos da escrita.

É mais de um ou são mais de um?

Mais de Um – Regra

Sei que muitos usam a lógica de “se é 'mais de um' quer dizer que são dois ou mais, então tem que ser plural”, mas infelizmente no português essa regra não é válida: MAIS DE UM (A) geralmente concorda com o singular (exceto em algumas ocasiões que eu vou tratar logo abaixo).

Qual é o plural de ser humano?

O verbete seres humanos é uma forma flexionada de "ser humano".

E por pessoas ou são por pessoas?

Levando em conta a norma culta, o correto é "15% das pessoas são", já que o verbo deve concordar com "das pessoas".

Vai fazer o quê ou o quê?

O que ou o quê são construções corretas. Sendo compostas por duas palavras, a escrita de forma junta - oque - está errada. Que é um pronome indefinido sinônimo de qual coisa.

Qual a função do que?

Gramática. A palavra “que” pode exercer diferentes funções sintáticas no enunciado, como conjunção, pronome, substantivo, advérbio, preposição, interjeição ou partícula de realce.

O quê ou ao quê?

O correto é: Isto está relacionado ao que ela não podia me contar antes? Se algo está relacionado, está relacionado a algo, portanto pede preposição 'a'. O algo de sua frase é o 'o que ela não podia me contar antes' — por começar com 'o', o 'a' se funde a ele, formando 'ao'; da mesma forma que 'de' + 'ele' = 'dele'.

Artigo anterior
Qual a temperatura do GLP dentro do cilindro?
Artigo seguinte
O que acontece com as árvores no inverno?